SILVANA CANUTO MEDEIROS

SERVIDOR PÚBLICO DE OUTROS ENTES E PODERES Cargo Público Efetivo: Função/DAS: FUNCÃO COMISSIONADA EXECUTIVA - DIRETOR(A) Órgão de Exercício: MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE Jornada: 40 Estabilidade: Programa de Gestão: Não participa de Programa de Gestão
Foto pessoal

Conhecimentos Técnicos

GESTÃO DE PROCESSOS

GESTÃO DE RISCOS

CONTABILIDADE, PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO

GESTÃO DE PROJETOS

CONSULTORIA EMPRESARIAL - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

LIDERANÇA

INTEGRIDADE

GOVERNANÇA

CONTROLES INTERNOS DE GESTÃO

ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PÚBLICA

Competências Soft Skills

AUTOCONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL

COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA

COORDENAÇÃO E COLABORAÇÃO EM REDE

ENGAJAMENTO DE PESSOAS E EQUIPES

FOCO NOS RESULTADOS PARA OS CIDADÃOS

GESTÃO DE CRISES

GESTÃO PARA RESULTADOS

INOVAÇÃO E MUDANÇA

ORIENTAÇÃO POR VALORES ÉTICOS

TRABALHO EM EQUIPE

VISÃO DE FUTURO

VISÃO SISTÊMICA

Idiomas

 

ESPANHOL

Compreensão
Avançado
Escrita
Avançado
Fala
Avançado
Leitura
Avançado

 

PORTUGUES

Compreensão
Avançado
Escrita
Avançado
Fala
Avançado
Leitura
Avançado

 

Áreas de Interesse

ORÇAMENTO E FINANÇAS

CONTROLE INTERNO

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO PÚBLICA

ícone do sobre Sobre

Bacharel em Direito pela Universidade da Região da Campanha, especialista em Planejamento e Gestão Estratégicos no Setor Público - pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), atua como Diretora de Planejamento, Orçamento e Administração do SFB. É responsável por coordenar áreas de governança e gestão institucional, com ênfase em planejamento, projetos, orçamento, licitações, contratos, tecnologia da informação e gestão de pessoas. Ocupou o cargo de diretora de Planejamento, Administração e Logística do ICMBio e foi Presidente-Substituta. Atuou como diretora de Gestão Coorporativa na Sociedade de Economia Mista - Saneago. Entre as experiências anteriores, atuou como Diretora comercial na iniciativa privada. Tem competências em gestão estratégica, gestão de programas e projetos, orçamento público, transferências voluntárias, gestão de riscos, indicadores e governança corporativa.

 

ícone de formação Formação

GRADUAÇÃO - BACHAREL EM DIREITO
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA
1990 - 1994 - Concluído
 

ícone de experiência profissional Experiência Profissional

DIRETORA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO / DAS 1.15
SERVIÇO FLORESTAL BRASILEIRO
09/2024 - Atual
Coordena as áreas de governança e gestão institucional, com ênfase em planejamento, gestão de projetos e processos. A unidade é responsável, ainda, pela gestão orçamentária e financeira do órgão, gestão das licitações e contratos administrativos, além de coordenar a área do SFB, bem como de seu núcleo de gestão de pessoas.
Comissária da Polícia Civil / Aprovada em concurso público em 1992
Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul
05/1992 - Atual
Atividades inerentes ao cargo de polícia judiciária
Diretora Comercial / Direção
BIZ Venture Capital S/A
03/2023 - 03/2024
Desenvolver e implementar estratégias comerciais de acordo com as metas e objetivos da empresa, visando acelerar o crescimento; Agir para adquirir novos clientes e gerenciar relacionamentos com clientes (novos e existentes);
Diretora Comercial / Direção
Vobys Gestão de Pessoas
08/2022 - 02/2023
Desenvolver e implementar estratégias comerciais de acordo com as metas e objetivos da empresa, visando acelerar o crescimento; Agir para adquirir novos clientes e gerenciar relacionamentos com clientes (novos e existentes)
Diretora de Gestão Corporativa / DAS
Saneamento de Goiás - Saneago Goiânia - GO
04/2019 - 01/2022
Responsável pelas aquisições, logística, recursos humanos e tecnologia da informação, destacando iniciativas inovadoras, tais como: Implantação do Projeto "1 Clique Saneago" (Gestão Documental e Arquivista), gerando considerável redução de gastos, dando maior agilidade, transparência, eficiência e segurança nos procedimentos administrativos da Empresa e possibilitando a execução dos trabalhos na modalidade de teletrabalho; Planejamento e Estruturação do Plano Anual de Capacitação, bem como a instituição do Comitê Gestor de Capacitação; Realização de Concurso Público para a contratação de Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Enfermagem; Formação e atuação da nova Comissão Permanente de Licitação objetivando maior celeridade na condução dos certames licitatórios, atendimento aos princípios de compliance, maior celeridade na elaboração dos editais de licitação, permitindo aperfeiçoamento de ações e procedimentos;
Diretora de Planejamento, Administração e Logística - DAS 101.5 e Presidente- Substituta / DAS 101.5
Ministério do Meio Ambiente - Instituto Chico Mend
07/2016 - 01/2019
Responsável pelas ações de planejamento, orçamento, finanças, arrecadação, gestão de pessoas, administração e tecnologia da informação. Com atuação direta nos seguintes resultados: Implantação estrutural e funcional da Diretoria de Planejamento, Administração e Logística e 9 (nove) unidades avançadas de administração e finanças para gestão administrativa da sede do ICMBio e as demais 386 unidades distribuídas em todo o país; Implantação física e gestão administrativa da sede do ICMBio em Brasília e das 386 unidades descentralizadas do ICMBio; Ampliação expressiva da arrecadação e do orçamento do órgão; Elaboração do Planejamento Estratégico Institucional, Revisão, Aprimoramento e Modernização da Estrutura Organizacional da Autarquia e implantação do modelo de gestão de excelência em gestão pública (voltado aos resultados)
Diretora Administrativa / DAS - Diretora
Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão
04/2016 - 06/2016
Exercer função de direção, controle e supervisão das atividades inseridas na Diretoria Administrativa; cumprir as deliberações do Conselho de Administração e Diretoria Executiva; Participação na elaboração das normas de gestão; assinatura documentos referentes ao pagamento de serviços e realização de despesa.
Superintendente Nacional de Regularização Fundiária na Amazônia Legal / DAS
Ministério do Desenvolvimento Agrário -Instituto N
04/2015 - 04/2016
Executar medidas administrativas e atividades operacionais relacionadas à regularização fundiária na Amazônia Legal, delegada pela Secretaria Extraordinária de Regularização Fundiária da Amazônia Legal. Normatização, coordenação, supervisão, execução e controle das atividades de destinação, controle e titulação em terras devolutas e públicas federais, das atividades de cadastro dos ocupantes nas áreas de regularização, das atividades de natureza cartográfica, incluindo ações de georreferenciamento e geoprocessamento; Proposição, supervisão, controle e acompanhamento da implementação de convênios, contratos e instrumentos congêneres relativos à sua área de competência; Autorização para realização de licitações destinadas à aquisição de bens, execução de obras e prestação de serviços.
Assessora Executiva da Presidência da Casa da Moeda do Brasil / DAS
Ministério da Fazenda - Casa da Moeda do Brasil Ri
04/2013 - 04/2015
Assessora dedicada à área de Segurança Corporativa da empresa. Articulação, elaboração execução de Acordos de Cooperação Técnica entre órgãos federais para promoção de objetivos comuns (Cooperação Técnica entre ICMBio e Casa da Moeda, Cooperação Técnica entre Polícia Rodoviária Federal e Casa da Moeda); Elaboração de pareceres, exposição de motivos e outras documentações visando à proposição de modificação de normas e legislações afetas a segurança corporativa; Articulação com o Exército Brasileiro visando regulamentação e obtenção de autorizações para aquisição dos equipamentos bélicos; Representante da Casa da Moeda no GTSIC - Finanças - Subgrupos Bancário e Financeiro, coordenado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; Implantação de Sistema de Gestão Documental e de Processos Administrativos (elaboração, implantação e execução); Membro do Comitê do Ano 320 da CMB incumbido de elaborar e executar plano de ação para os eventos nacionais e internacionais dos 320 anos da CMB; Membro da Comissão do Processo Seletivo para preenchimento de vagas de Consultores. (PEC); Membro da Comissão para elaborar o roteiro e cronograma das atividades referentes à XXXIII Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT)
Diretora de Planejamento, Administração e Logística / DAS 101.5
Ministério do Meio Ambiente - Instituto Chico Mend
04/2007 - 04/2013
Responsável pelas ações de planejamento, orçamento, finanças, arrecadação, gestão de pessoas, administração e tecnologia da informação. Com atuação direta nos seguintes resultados: Implantação estrutural e funcional da Diretoria de Planejamento, Administração e Logística e 9 (nove) unidades avançadas de administração e finanças para gestão administrativa da sede do ICMBio e as demais 386 unidades distribuídas em todo o país; Implantação física e gestão administrativa da sede do ICMBio em Brasília e das 386 unidades descentralizadas do ICMBio; Ampliação expressiva da arrecadação e do orçamento do órgão; Elaboração do Planejamento Estratégico Institucional, Revisão, Aprimoramento e Modernização da Estrutura Organizacional da Autarquia e implantação do modelo de gestão de excelência em gestão pública (voltado aos resultados)
Diretora-Adjunta / DAS - Diretora-Adjunta
Ministério da Justiça - Secretaria Nacional de Jus
03/2004 - 04/2007
Naturalização e permanência de estrangeiros, extradição, expulsão, deportação. Modernização do acervo documental de todo o departamento, com implantação de sistema de busca eletrônica de documentos históricos. Desenvolvimento e implantação de certificados com itens de segurança elaborados em parceria com a Casa da Moeda do Brasil.
Assessora / DAS 102.4
Ministério da Justiça - Secretaria Nacional de Seg
01/2003 - 12/2003
Responsável pela articulação com as Secretarias de Segurança Pública dos estados, especialmente visando à constituição dos Gabinetes de Segurança Pública integrada.
Diretora / DAS - Diretora
Secretaria de Estado da Justiça e da Segurança Dep
03/1999 - 05/2002
Operações integradas de segurança pública envolvendo as forças policiais do estado do Rio Grande do Sul. Elaboração de projetos e captação de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça
 

ícone de cursos e certificações Cursos

ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSOS (35H)
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
08/2014 - 08/2014
Concluído - Carga Horária: 35 Hrs
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS (21 HORAS)
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
05/2014 - 05/2014
Concluído - Carga Horária: 21 Hrs
GESTÃO INTEGRADA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
04/2014 - 04/2014
Concluído - Carga Horária: 20 Hrs
ESPECIALIZAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICOS DO SETOR PÚBLICO PARA SERVIDORES DO MINISTÉRIO
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
03/2006 - 10/2007
Concluído - Carga Horária: 388 Hrs
 

ícone de certificações Certificações

Especialista em Planejamento e Gestão Estratégicos no Setor Público
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ¿ ENAP
Emissão: 07/11/2007
 

ícone de email Contato

Telefone: 61-992269183

 
As informações deste currículo são autodeclaratórias, sendo responsabilidade exclusiva de quem as declara comprovar a veracidade e a autenticidade. Tenho ciência de que a prestação de informações falsas ou diversas das que deviam ser escritas são passíveis de responsabilização administrativa, cível e criminal.
Currículo gerado pelo Sistema Perfil Profissional - Sougov.br em 09/07/2025 às 04:20
Data da última atualização: 12/02/2025 às 14:51