Sobre
Mestre em Economia do Setor Público pela Universidade de Brasília, possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e está cursando MBA Executivo em Economia e Gestão na FGV. É Auditor Federal de Finanças e Controle do Tesouro Nacional e Subsecretário de Gestão, Formulação e Uso de Avaliações na Secretaria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento e Orçamento. Já ocupou as funções de Gerente de Estudos Econômico-Fiscais na STN, Coordenador-Geral de Avaliação de Benefício Tributário no Deap/Seto/ME, Coordenador-Geral de Avaliação de Gastos e Coordenador-Geral de Gestão de Avaliações na SMA/MPO. Áreas de interesse: Avaliação de Políticas Públicas, Subsídios Financeiros, Creditícios e Tributários, Economia da Educação, Finanças Públicas, Orçamento, Gestão.
Experiência Profissional
Auditor Federal de Finanças e Controle
/
Subsecretário de Gestão, Formulação e Uso de Avaliações
Ministério do Planejamento e Orçamento
01/2023 -
Atual
Coordenação do funcionamento e das avaliações realizadas no âmbito do Comitê de Monitoramento e Avaliação de Gastos Diretos (CMAG) e do Comitê de Monitoramento e Avaliação de Subsídios da União (CMAS), além de assessoria ao Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Publicas (CMAP). Nesse sentido, coordenei e fiz a relatoria do grupo de trabalho que criou o novo processo de seleção e as novas fórmulas de cálculo dos critérios de seleção do CMAP, além de realizar a pré-seleção de políticas a serem avaliadas no ciclo 2024 do Conselho. Com a migração do Deap para a SMA na nova estrutura ministerial, continuei a trabalhar e concluí as avaliações de Benefícios Tributários e FAPI e Dedução de Despesas com PC&T como coordenador e executor, além de elaborar o parecer de supervisão das avaliações de Exames da Educação Básica e Fundo Nacional de Cultura. No ciclo 2023 do Cmap, atuei na gestão da equipe de coordenadores das avaliações e na gestão da execução das avaliações. Também sou membro suplente da secretaria no Comitê-Gestor do Fies, participando ativamente das discussões relacionadas à política de financiamento estudantil e atuando na realização do cálculo de vagas no Plano Trienal do Fies e no impacto fiscal de medidas. Atualmente, atuou com gestão, formulação e uso das avaliações do CMAP, planejando e gerindo todo o ciclo de avaliação, a formulação dos referenciais metodológicos para a gestão e o uso dos resultados das avaliações.
Auditor Federal de Finanças e Controle
/
Coordenador-Geral de Avaliação de Benefícios Tributários
Ministério da Economia
10/2022 -
01/2023
A atividade principal era a coordenação das avaliações de benefícios tributários no âmbito do Comitê de Subsídios da União (CMAS), além de assessorar o Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Publicas (CMAP). Nessa direção, realizei a seleção e pré-avaliação de políticas a serem avaliadas no ciclo 2023 do Conselho, além de atuar com sucesso junto ao BID e a Enap para contratação de pesquisadores, num curto período, para uma avaliação que estava com sua execução atrasada há 6 meses e em risco. Ainda, atuei nas avaliações de Benefícios Tributários e FAPI e Dedução de Despesas com PC&T como coordenador e executor, além de supervisionar as avaliações de Exames da Educação Básica e Fundo Nacional de Cultura.
Auditor Federal de Finanças e Controle
/
Gerente de Estudos Econômico-Fiscais
Ministério da Fazenda/Economia
12/2015 -
09/2022
Pesquisa de temas na área social e de qualidade do gasto público, em especial nas áreas de educação, saúde e mercado de trabalho; apresentação de oficinas sobre qualidade do gasto público na Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios (Secofem); participação no estudo, redesenho, implementação e assessoria ao grupo técnico/comitê gestor do Fies; desenvolvimento da atual metodologia de impacto primário do Fies; participação em missão missão à Londres, para troca de experiência e reuniões com membros do governo britânico, e realização do seminário Instrumentos para Avaliação da Qualidade dos Gastos Públicos, no âmbito do projeto Public Expenditure Assessment (and Spending Review Process); participação no guia prático de análise ex-post de políticas públicas do governo federal; participação na elaboração de boletins de avaliação de políticas públicas e projeção de despesas primárias do governo federal; participação nos trabalhos Diagnóstico Fies (2017), Gasto Social do Governo Central (2016), Aspectos Fiscais da Educação no Brasil (2018), Aspectos Fiscais da Saúde no Brasil (2018), Aprimorando a Equidade no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - Fundeb (2019), Piso Salarial Nacional do Magistério Público: um retrato da política (2019), Aspectos Fiscais do Abono Salarial e Seguro-Desemprego (2019) e na monografia Dinâmica de Médio Prazo das Despesas Federais em Saúde e Educação: uma análise à luz das regras fiscais vigentes (2018); participação na realização de relatórios de avaliação do Fies (2019/2020), Abono Salarial (2020/2021) e Universidades Federais (2021/2022) no âmbito do Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (CMAP); elaboração de notas técnicas, analisando o impacto fiscal de medidas legislativas na área social; participação em reuniões internas e externas acerca de estudos e mudanças em diversas políticas públicas; programação computacional em Stata e R. Atuação, na STN, como Gerente de Estudos Econômico-Fiscais na CESEF/STN, tendo ocupado anteriormente os cargos de Gerente substituto, Chefe de Projeto e Gerente de Projeto substituto, realizando atividades de assessoria, gestão e planejamento, além dos trabalhos técnicos.
Consultor
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CONSULTOR
Consultoria
08/2012 -
09/2015
Consultorias para pessoas físicas e jurídicas, englobando finanças pessoais, gestão patrimonial de pessoas físicas, assistência em processos judiciais, planejamento, plano de negócio, estratégias de investimento e previdência privada.
Gerente de Atendimento e outros
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CELETISTA
BANCO DO BRASIL
01/2004 -
06/2012
Inicialmente, trabalhei em agência do Banco do Brasil, nas áreas de atendimento, caixa, renegociação de dívidas e suporte administrativo/contábil. Depois, após aprovação em processo seletivo, ocupei o cargo comissionado de assistente de negócios pessoa jurídica, realizando análises de crédito e de projetos de investimento. Em seguida, fui promovido para os cargos de gerente de expediente, responsável pela parte administrativa e contábil da agência, e gerente de atendimento, gerenciando o atendimento a clientes pessoas física e jurídica, sendo o substituto do gerente-geral da agência.
Posteriormente, fui aprovado em processo seletivo da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ) para cargo comissionado na gerência de contabilidade e controle - equipe de controle tributário, em que atuava na conformidade tributária, no relacionamento com a Receita Federal do Brasil e na normatização dos processos da área. Participei ativamente do desenvolvimento e homologação do projeto de sistematização da rotina de compensação e restituição de tributos, em parceria com a gerência de informática, o qual reduziu riscos operacionais e legais para a Previ no gerenciamento tributário.
Cursos
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Em andamento
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ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
09/2020 - 10/2020
Concluído
- Carga Horária: 40 Hrs
MICROECONOMIA
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
07/2019 - 08/2019
Concluído
- Carga Horária: 20 Hrs
INTRODUÇÃO À ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
07/2019 - 08/2019
Concluído
- Carga Horária: 30 Hrs
MACROECONOMIA
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
07/2019 - 08/2019
Concluído
- Carga Horária: 20 Hrs
ESTATÍSTICA
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
07/2019 - 08/2019
Concluído
- Carga Horária: 20 Hrs
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ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
06/2018 - 06/2018
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- Carga Horária: 20 Hrs
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E RESILIÊNCIA
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
04/2018 - 05/2018
Concluído
- Carga Horária: 20 Hrs
CURSO AVANÇADO DE AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E PROJETOS SOCIAIS
FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL
07/2016 - 09/2016
Concluído
- Carga Horária: 140 Hrs
As informações deste currículo são autodeclaratórias, sendo responsabilidade exclusiva de quem as declara comprovar a veracidade e a autenticidade. Tenho ciência de que a prestação de informações falsas ou diversas das que deviam ser escritas são passíveis de responsabilização administrativa, cível e criminal.
Currículo gerado pelo Sistema Perfil Profissional - Sougov.br em 07/07/2025 às 01:35
Data da última atualização: 12/02/2025 às 14:51