RODRIGO DE CASTRO LUZ

Cargo Público Efetivo: Função/DAS: - Órgão de Exercício: MINISTERIO DA FAZENDA Jornada: 40 Estabilidade: Servidor Estável
Foto pessoal

Conhecimentos Técnicos

CONTABILIDADE E FINANÇAS PÚBLICAS

ECONOMIA

ECONOMIA DA EDUCAÇÃO

FINANÇAS PÚBLICAS INTERNAS

MÉTODOS QUANTITATIVOS EM ECONOMIA

ECONOMIA DA SAUDE

MÉTODOS QUANTITATIVOS EM AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

ECONOMETRIA

POLÍTICA FISCAL DO BRASIL

ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO

PLANEJAMENTO ESTRATEGICO

ECONOMIA DO TRABALHO

ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO ícone de ferramenta

MACROECONOMIA,

LIDERANÇA

LINGUA INGLESA

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

MICROECONOMETRIA

MICROECONOMIA

AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS E POLÍTICAS PÚBLICAS

FLEXIBILIDADE

PLANEJAMENTO / ORÇAMENTO / GESTÃO

CONTABILIDADE PÚBLICA

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

REDAÇÃO

ESTATISTICA

GESTÃO DE PESSOAS

RACIOCÍNIO LÓGICO

RELACIONAMENTOS HUMANOS

REDAÇÃO OFICIAL

Competências Soft Skills

GESTÃO DE CRISES

INOVAÇÃO E MUDANÇA

ORIENTAÇÃO POR VALORES ÉTICOS

VISÃO DE FUTURO

AUTOCONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL

COMUNICAÇÃO

ENGAJAMENTO DE PESSOAS E EQUIPES

FOCO NOS RESULTADOS PARA OS CIDADÃOS

GESTÃO PARA RESULTADOS

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM BASE DE DADOS

TRABALHO EM EQUIPE

VISÃO SISTÊMICA

Idiomas

 

ESPANHOL

Compreensão
Avançado
Escrita
Intermediário
Fala
Intermediário
Leitura
Avançado

 

INGLES

Compreensão
Avançado
Escrita
Intermediário
Fala
Avançado
Leitura
Avançado

 

Áreas de Interesse

APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO PÚBLICA

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

EDUCAÇÃO

GESTÃO DE PESSOAS

ORÇAMENTO E FINANÇAS

POLÍTICAS PÚBLICAS

SAÚDE

TRABALHO

AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS E POLÍTICAS PÚBLICAS

ícone de outros cargos Outros Cargos Efetivos

Função/DAS: CARGO COMISSIONADO EXECUTIVO - SUBSECRETARIO(A) Lotação: MINISTERIO DO PLANEJAMENTO E ORCAMENTO Jornada: 40 Estabilidade:

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Mestre em Economia do Setor Público pela Universidade de Brasília, possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e está cursando MBA Executivo em Economia e Gestão na FGV. É Auditor Federal de Finanças e Controle do Tesouro Nacional e Subsecretário de Gestão, Formulação e Uso de Avaliações na Secretaria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento e Orçamento. Já ocupou as funções de Gerente de Estudos Econômico-Fiscais na STN, Coordenador-Geral de Avaliação de Benefício Tributário no Deap/Seto/ME, Coordenador-Geral de Avaliação de Gastos e Coordenador-Geral de Gestão de Avaliações na SMA/MPO. Áreas de interesse: Avaliação de Políticas Públicas, Subsídios Financeiros, Creditícios e Tributários, Economia da Educação, Finanças Públicas, Orçamento, Gestão.

 

ícone de formação Formação

ESPECIALIZAÇÃO - MBA EXECUTIVO EM ECONOMIA E GESTÃO
FGV
2024 - 2024 - Em andamento
ESPECIALIZAÇÃO - MBA EM FINANÇAS E CONTROLADORIA
UNOPAR PITÁGORAS
2023 - 2024 - Concluído
GRADUAÇÃO - EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO
CENTRO UNIVERSITÁRIO IESB
2021 - 2023 - Concluído
MESTRADO PROFISSIONAL - MESTRADO EM ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB
2018 - 2021 - Concluído
MESTRADO - ECONOMIA (MACROECONOMIA/POLÍTICA FISCAL)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
2014 - 2016 - Incompleto
GRADUAÇÃO - CIÊNCIAS ECONÔMICAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
2002 - 2010 - Concluído
 

ícone de experiência profissional Experiência Profissional

Auditor Federal de Finanças e Controle / Subsecretário de Gestão, Formulação e Uso de Avaliações
Ministério do Planejamento e Orçamento
01/2023 - Atual
Coordenação do funcionamento e das avaliações realizadas no âmbito do Comitê de Monitoramento e Avaliação de Gastos Diretos (CMAG) e do Comitê de Monitoramento e Avaliação de Subsídios da União (CMAS), além de assessoria ao Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Publicas (CMAP). Nesse sentido, coordenei e fiz a relatoria do grupo de trabalho que criou o novo processo de seleção e as novas fórmulas de cálculo dos critérios de seleção do CMAP, além de realizar a pré-seleção de políticas a serem avaliadas no ciclo 2024 do Conselho. Com a migração do Deap para a SMA na nova estrutura ministerial, continuei a trabalhar e concluí as avaliações de Benefícios Tributários e FAPI e Dedução de Despesas com PC&T como coordenador e executor, além de elaborar o parecer de supervisão das avaliações de Exames da Educação Básica e Fundo Nacional de Cultura. No ciclo 2023 do Cmap, atuei na gestão da equipe de coordenadores das avaliações e na gestão da execução das avaliações. Também sou membro suplente da secretaria no Comitê-Gestor do Fies, participando ativamente das discussões relacionadas à política de financiamento estudantil e atuando na realização do cálculo de vagas no Plano Trienal do Fies e no impacto fiscal de medidas. Atualmente, atuou com gestão, formulação e uso das avaliações do CMAP, planejando e gerindo todo o ciclo de avaliação, a formulação dos referenciais metodológicos para a gestão e o uso dos resultados das avaliações.
Auditor Federal de Finanças e Controle / Coordenador-Geral de Avaliação de Benefícios Tributários
Ministério da Economia
10/2022 - 01/2023
A atividade principal era a coordenação das avaliações de benefícios tributários no âmbito do Comitê de Subsídios da União (CMAS), além de assessorar o Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Publicas (CMAP). Nessa direção, realizei a seleção e pré-avaliação de políticas a serem avaliadas no ciclo 2023 do Conselho, além de atuar com sucesso junto ao BID e a Enap para contratação de pesquisadores, num curto período, para uma avaliação que estava com sua execução atrasada há 6 meses e em risco. Ainda, atuei nas avaliações de Benefícios Tributários e FAPI e Dedução de Despesas com PC&T como coordenador e executor, além de supervisionar as avaliações de Exames da Educação Básica e Fundo Nacional de Cultura.
Auditor Federal de Finanças e Controle / Gerente de Estudos Econômico-Fiscais
Ministério da Fazenda/Economia
12/2015 - 09/2022
Pesquisa de temas na área social e de qualidade do gasto público, em especial nas áreas de educação, saúde e mercado de trabalho; apresentação de oficinas sobre qualidade do gasto público na Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios (Secofem); participação no estudo, redesenho, implementação e assessoria ao grupo técnico/comitê gestor do Fies; desenvolvimento da atual metodologia de impacto primário do Fies; participação em missão missão à Londres, para troca de experiência e reuniões com membros do governo britânico, e realização do seminário Instrumentos para Avaliação da Qualidade dos Gastos Públicos, no âmbito do projeto Public Expenditure Assessment (and Spending Review Process); participação no guia prático de análise ex-post de políticas públicas do governo federal; participação na elaboração de boletins de avaliação de políticas públicas e projeção de despesas primárias do governo federal; participação nos trabalhos Diagnóstico Fies (2017), Gasto Social do Governo Central (2016), Aspectos Fiscais da Educação no Brasil (2018), Aspectos Fiscais da Saúde no Brasil (2018), Aprimorando a Equidade no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - Fundeb (2019), Piso Salarial Nacional do Magistério Público: um retrato da política (2019), Aspectos Fiscais do Abono Salarial e Seguro-Desemprego (2019) e na monografia Dinâmica de Médio Prazo das Despesas Federais em Saúde e Educação: uma análise à luz das regras fiscais vigentes (2018); participação na realização de relatórios de avaliação do Fies (2019/2020), Abono Salarial (2020/2021) e Universidades Federais (2021/2022) no âmbito do Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (CMAP); elaboração de notas técnicas, analisando o impacto fiscal de medidas legislativas na área social; participação em reuniões internas e externas acerca de estudos e mudanças em diversas políticas públicas; programação computacional em Stata e R. Atuação, na STN, como Gerente de Estudos Econômico-Fiscais na CESEF/STN, tendo ocupado anteriormente os cargos de Gerente substituto, Chefe de Projeto e Gerente de Projeto substituto, realizando atividades de assessoria, gestão e planejamento, além dos trabalhos técnicos.
Consultor / CONSULTOR
Consultoria
08/2012 - 09/2015
Consultorias para pessoas físicas e jurídicas, englobando finanças pessoais, gestão patrimonial de pessoas físicas, assistência em processos judiciais, planejamento, plano de negócio, estratégias de investimento e previdência privada.
Gerente de Atendimento e outros / CELETISTA
BANCO DO BRASIL
01/2004 - 06/2012
Inicialmente, trabalhei em agência do Banco do Brasil, nas áreas de atendimento, caixa, renegociação de dívidas e suporte administrativo/contábil. Depois, após aprovação em processo seletivo, ocupei o cargo comissionado de assistente de negócios pessoa jurídica, realizando análises de crédito e de projetos de investimento. Em seguida, fui promovido para os cargos de gerente de expediente, responsável pela parte administrativa e contábil da agência, e gerente de atendimento, gerenciando o atendimento a clientes pessoas física e jurídica, sendo o substituto do gerente-geral da agência. Posteriormente, fui aprovado em processo seletivo da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ) para cargo comissionado na gerência de contabilidade e controle - equipe de controle tributário, em que atuava na conformidade tributária, no relacionamento com a Receita Federal do Brasil e na normatização dos processos da área. Participei ativamente do desenvolvimento e homologação do projeto de sistematização da rotina de compensação e restituição de tributos, em parceria com a gerência de informática, o qual reduziu riscos operacionais e legais para a Previ no gerenciamento tributário.
 

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07/2019 - 08/2019
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TRILHA FLUÊNCIA
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
Emissão: 06/11/2024
 

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Currículo gerado pelo Sistema Perfil Profissional - Sougov.br em 07/07/2025 às 01:35
Data da última atualização: 12/02/2025 às 14:51