ROBSON PRADO CUTRIM

Cargo Público Efetivo: ANALISTA ADMINISTRATIVO Função/DAS: - Órgão de Exercício: INSTITUTO NAC. DE COLONIZ E REF AGRARIA Jornada: 40 Estabilidade: Servidor Estável
Foto pessoal

Conhecimentos Técnicos

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CONTABILIDADE E FINANÇAS PÚBLICAS

DESENHO DE PROCESSOS

ESTATÍSTICA SÓCIO-ECONÔMICA

FÍSICA

MATEMÁTICA

BIZAGI ícone de ferramenta

DOCÊNCIA

FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS

CONTRATAÇÃO PÚBLICA

SPSS ícone de ferramenta

R ícone de ferramenta

Competências Soft Skills

COMUNICAÇÃO

COORDENAÇÃO E COLABORAÇÃO EM REDE

ENGAJAMENTO DE PESSOAS E EQUIPES

GESTÃO PARA RESULTADOS

INOVAÇÃO E MUDANÇA

MENTALIDADE DIGITAL

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM BASE DE DADOS

TRABALHO EM EQUIPE

VISÃO SISTÊMICA

Idiomas

 

ESPANHOL

Compreensão
Avançado
Escrita
Intermediário
Fala
Intermediário
Leitura
Avançado

 

INGLES

Compreensão
Avançado
Escrita
Intermediário
Fala
Avançado
Leitura
Avançado

 

Áreas de Interesse

APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO PÚBLICA

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROCESSOS

GESTÃO DE PROJETOS

LOGÍSTICA

ORÇAMENTO E FINANÇAS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO OU SETORIAL

POLÍTICAS PÚBLICAS

ícone do sobre Sobre

Físico pela UnB, servidor público federal da carreira de Analista Administrativo do INCRA, atualmente Coordenador Geral de Gestão Administrativa no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos - MGI. Mestre em Governança e Desenvolvimento pela ENAP, especialista em Gestão Pública pela Gama Filho. Experiência na área de logística e administração, planejamento, gestão de contratos e gestão de pessoas. Experiência como professor universitário em disciplinas quantitativas (Matemática, Cálculo e Física).

 

ícone de formação Formação

MESTRADO PROFISSIONAL - GOVERNANÇA E DESENVOLVIMENTO
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
2017 - 2019 - Concluído
ESPECIALIZAÇÃO -
UNIVERSIDADE GAMA FILHO
2007 - 2008 - Concluído
GRADUAÇÃO - LICENCIATURA EM FISICA
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
2000 - 2004 - Concluído
 

ícone de experiência profissional Experiência Profissional

Assessor Técnico / FUNCAO COMISSIONADA
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
00/0000 - Atual
Assessor Técnico do Secretário de Serviços Compartilhados (SSC) do MGI. Coordenação da contratação de frete aéreo para transporte de alimentos para os Povos Yanomamis em colaboração com o MPI. Assessoramento no planejamento e gestão do ColaboraGov.
Coordenador Geral de Gestão Administrativa / FUNCAO COMISSIONADA
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
05/2024 - Atual
CGAD é diretamente subordinada ao Gabinete do Secretário de Serviços Compartilhados e é responsável pelas ações de comunicação e relacionamento institucional do ColaboraGov e das demais demandas administrativas do Gabinete.
Assessor Técnico / FUNCAO COMISSIONADA
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
12/2023 - 05/2024
Assessor Técnico do Secretário de Serviços Compartilhados
Coordenador de Logística e Patrimônio / CARGO COMISSIONADO EXECUTIVO
MINISTERIO DAS COMUNICACOES
01/2023 - 11/2023
Coordenar equipe composta por servidores e terceirizados na gestão dos serviços logísticos do Ministério e organização do patrimônio. Gestor do contrato de apoio administrativo, TaxiGov e fiscalização administrativa de diversos contratos de TIC.
Chefe da Divisão de Acompanhamento de Contratos / CARGO COMISSIONADO DE DIRECAO
MINISTERIO DAS COMUNICACOES
09/2022 - 01/2023
Planejar, implementar, acompanhar, fiscalizar, orientar e controlar os serviços de terceirização. Realizar estudos para racionalizar e otimizar a prestação de serviços terceirizados. Orientar os fiscais de contrato e dirimir dúvidas sobre o procedimento de fiscalização e execução de contratos. Realizar a fiscalização administrativa de contratos inerentes ao funcionamento da estrutura administrativa e organizacional. Organizar, supervisionar e controlar a execução das atividades de administração das unidades do Ministério situadas em local diverso do edifício sede no que se refere aos serviços de limpeza, de vigilância, de copeiragem, de transporte, de brigada de incêndio, carimbo e de chaveiro, realizando, ainda, o controle e orientação da execução das atividades dos serviços subordinados
Analista Administrativo
MINISTERIO DAS COMUNICACOES
07/2022 - 09/2022
Analista Administrativo na Coordenação de Logística. Substituto da Coordenadora (COLOP) Elaboração de ETP, mapeamento e desenho de processos. Fiscalização e gestão contratual.
Chefe de Serviço / DIRECAO E ASSESSORAMENTO SUPERIOR
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária
03/2022 - 07/2022
Chefe do Serviço de Controle Patrimonial e assessoria do Coordenador Geral de Administração e Serviços Gerais do INCRA. As atividades englobam levantamento de dados e elaboração de painéis gerenciais (dashboards), acompanhamento de processos, elaboração de respostas a órgãos de controle, assessoramento no planejamento e fiscalização de contratos, treinamento de unidades descentralizadas nos Estados entre outros.
Coordenador de Projetos, Manutenção Predial e Telecomunicações / FUNCAO COMISSIONADA DO PODER EXECUTIVO
Ministério da Cidadania
06/2019 - 03/2022
Coordenador de Projetos, Manutenção Predial e Telecomunicações. Também atuei como substituto do Coordenador Geral de Logística e Administração. Responsável pela gestão da manutenção preventiva e corretiva dos prédios do Ministério em Brasília, incluindo do Parque Olímpico da Barra no RJ. Estudo e otimização de espaço físico, tendo gerado devolução de prédios alugados e milhões em economia aos cofres públicos. Participei da implantação do mapeamento de processos e gestão de riscos do Ministério. Atuei na implantação do programa de gestão iniciado pelo Ministério da Economia. Elaborei os estudos para implantação do Projeto Racionaliza do Ministério da Economia. Atuei em estudos para implantação de projeto de facilities no órgão, visando redução de custos e melhoria da gestão. Como substituto e braço direito do Coordenador Geral, atuei como consultor em diversos outros temas relacionados à logística e administração
Professor convidado / Professor convidado
Inovação Política
02/2019 - 10/2020
Curso online com atividades síncronas e assíncronas no âmbito do curso Academia de Vereadores (vide também o canal no YouTube Inovação Política). Curso sobre como o cidadão comum pode fiscalizar as contas públicas do seu município, o prefeito, secretários e vereadores. Transparência, LAI, orçamento, finanças e políticas públicas municipais. Aulas pelo Zoom, Youtube e plataformas MOOC e Hotmart.
Coordenador de Serviços Gerais / SERVIDOR PÚBLICO
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
06/2015 - 06/2019
Gestão de equipe e gestão de contratos administrativos com dedicação exclusiva de mão de obra. Desenho de processos para otimização de fluxos de trabalho. Gestor Setorial do sistema TAXIGOV. planejamento da contratação, elaboração de termos de referência, acompanhamento da licitação e posterior gestão e fiscalização de contratos. Essas atividades envolveram ainda gestão orçamentária e financeira dos contratos, tais como gestão de empenhos, liquidações e pagamentos. Tomada de decisões baseadas em análise de dados.
Professor / CELETISTA
Centro Universitário Planalto do Distrito Federal
02/2015 - 07/2016
Professor universitário (UNIPLAN) do curso de Engenharia Civil nas disciplinas de Estática dos Fluidos, Fenômenos de Transporte e Termodinâmica.
Chefe de Serviço de Manutenção Predial / SERVIDOR PÚBLICO
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
05/2013 - 06/2015
Chefe do Serviço de Gestão de Infraestrutura predial e de Projetos de layout. Estudos Técnicos e Termos de Referência para contratação de serviços de Engenharia. Gestão de pessoas, gestão de contratos de engenharia, gestão orçamentária e contábil de contratos e serviços
Coordenador de Administração e Serviços Gerais / CARGO COMISSIONADO DE DIRECAO
MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO AGRARIO
02/2011 - 04/2013
Coordenador de Administração e Serviços Gerais do MDA. Eram subordinados à Coordenação os setores de Protocolo, Almoxarifado, Patrimônio, Transportes, Infraestrutura e Manutenção Predial, Serviços Gerais e Diárias e Passagens. Gestão de equipe e gestão de contratos administrativos com dedicação exclusiva de mão de obra. Desenho de processos para otimização de fluxos de trabalho. planejamento da contratação, elaboração de termos de referência, acompanhamento da licitação e posterior gestão e fiscalização de contratos. Essas atividades envolveram ainda gestão orçamentária e financeira dos contratos, tais como gestão de empenhos, liquidações e pagamentos.
Professor / PRESTADOR DE SERVIÇO
Faculdade Alvorada
02/2011 - 12/2011
Professor universitário nos cursos de Enfermagem e Matemática, lecionando as disciplinas de Biofísica e Matemática Financeira.
Assessor Técnico / CARGO COMISSIONADO DE ASSESSORIA
MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO AGRARIO
07/2010 - 02/2011
Assessor Técnico do Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do MDA. Acompanhamento de processos, elaboração de respostas a órgãos de controle, assessoramento no planejamento e fiscalização de contratos. Fui presidente da Comissão de Seleção de consultores que prestam serviços aos MDA por meio de projetos de Cooperação entre o Ministério, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) ou o Instituto Interamericano para Cooperação na Agricultura (IICA).
Analista Administrativo
Ministério do Desenvolvimento Agrário
05/2006 - 07/2010
Analista com experiência nas áreas de convênios, contratos de repasse, termos de parceria e instrumentos congêneres. Enquanto atuante no setor de convênios, experiência em descentralização de recursos federais para projetos em parceria com entidades públicas e privadas das demais esferas de poder. Experiência em políticas públicas voltadas para agricultura familiar, reordenamento agrário, desenvolvimento territorial, bem como políticas rurais de gênero, raça e etnia. Experiência em capacitação de gestores dos convênios sobre legislação relacionada à administração pública e capacitação em sistemas estruturantes do Governo Federal (SICONV, SIASG, SIAFI). Experiência em elaboração de normas internas do MDA relativas a convênios.
Professor de Física (ensino médio) / CELETISTA FORMAL
Colégio Dinâmico
08/2005 - 00/2006
Professor de Física (ensino médio) / CONTRATO
Secretaria de Educação do DF
03/2005 - 00/2006
 

ícone de cursos e certificações Cursos

Temos que dar aulas remotas... E agora?
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
09/2022 - 09/2022
Concluído
TEMOS QUE DAR AULAS REMOTAS... E AGORA?
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
09/2022 - 09/2022
Concluído
FORMAÇÃO DE FACILITADORES DE APRENDIZAGEM
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
08/2022 - 09/2022
Concluído
PROGRAMA DE IMERSÃO NA NOVA LEI DE LICITAÇÕES
PORTAL L&C CAPACITAÇÃO
08/2022 - 09/2022
Concluído
Formação de Facilitadores de Aprendizagem
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
08/2022 - 09/2022
Concluído
5º Ciclo de Capacitação em Licitações e Contratos
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA
10/2021 - 10/2021
Concluído
Panorama acerca das Inovações da Nova Lei de Licitações
MINISTÉRIO DA CIDADANIA
09/2021 - 09/2021
Concluído
FISCALIZAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
07/2021 - 07/2021
Concluído
Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
07/2021 - 07/2021
Concluído
Análise e mapeamento de processos
MINISTÉRIO DA CIDADANIA
08/2020 - 08/2020
Concluído
SEMINÁRIO: COMPRAS PÚBLICAS CENTRALIZADAS
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
05/2019 - 05/2019
Concluído
Seminário: Compras Públicas Centralizadas
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
05/2019 - 05/2019
Concluído
IN 5/2017: ESTUDOS TÉCNICOS PRELIMINARES
MINISTÉRIO DA CIDADANIA
12/2018 - 12/2018
Concluído
International Summer School on Public Policy - POLICY COORDINATION
INTERNATIONAL PUBLIC POLICY ASSOCIATION - IPPA
12/2018 - 12/2018
Concluído
International Summer School on Public Policy - POLICY DESIGN
INTERNATIONAL PUBLIC POLICY ASSOCIATION - IPPA
12/2017 - 12/2017
Concluído
SEMINÁRIO - GESTÃO DE RISCOS: DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA MP/CGU Nº
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
08/2017 - 08/2017
Concluído
SEMINÁRIO - CICLO DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL E GESTÃO ORÇAMENTÁRIA
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
10/2016 - 10/2016
Concluído
Seminário - Ciclo do Planejamento Governamental e Gestão Orçamentária
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
10/2016 - 10/2016
Concluído
GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS
CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO - CGU
08/2016 - 08/2016
Concluído
GERENCIAMENTO DE PROJETOS (35H)
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
11/2014 - 11/2014
Concluído
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
10/2014 - 10/2014
Concluído
O PAPEL DO GERENTE NO DESENVOLVIMENTO DA EQUIPE
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
04/2012 - 04/2012
Concluído
PAPEL DO GERENTE NA GESTÃO DO DESEMPENHO DE EQUIPE (21H)
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
03/2012 - 03/2012
Concluído
PLANEJAMENTO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COM O MÉTODO BALANCED SCORECARD
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
06/2011 - 06/2011
Concluído
COMO ALINHAR ESTRATÉGIAS, PROCESSOS E PESSOAS
CONEXXÕES EDUCAÇÃO
05/2011 - 05/2011
Concluído
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COM O BALACED SCORECARD
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
04/2011 - 04/2011
Concluído
CURSO INTEGRADO DE CONVENIOS E LICITAÇÕES PARA TÉCNICOS DAS INSTITUIÇÕES PARCEIRAS E EXECUTORES D
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
07/2007 - 07/2007
Concluído
 
 

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Telefone: 00061-981348919

Email Institucional: ROBSON.CUTRIM@MCOM.GOV.BR

 
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Currículo gerado pelo Sistema Perfil Profissional - Sougov.br em 28/08/2024 às 01:49
Data da última atualização: 27/05/2024 às 14:17