LUIZ MAURICIO DE ARAUJO NAVARRO

Cargo Público Efetivo: ANALISTA DE COMERCIO EXTERIOR Função/DAS: FUNCÃO COMISSIONADA EXECUTIVA - COORDENADOR(A) GERAL Órgão de Exercício: MIN DESENVOLV IND COMERCIO E SERVICOS Jornada: 40 Estabilidade: Servidor Estável
Foto pessoal

Conhecimentos Técnicos

ADMINISTRAÇÃO

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Idiomas

 

ESPANHOL

Compreensão
Avançado
Escrita
Avançado
Fala
Avançado
Leitura
Avançado

 

FRANCES

Compreensão
Intermediário
Escrita
Básico
Fala
Intermediário
Leitura
Intermediário

 

INGLES

Compreensão
Avançado
Escrita
Avançado
Fala
Avançado
Leitura
Avançado

 

ITALIANO

Compreensão
Intermediário
Escrita
Básico
Fala
Intermediário
Leitura
Intermediário

 

PORTUGUES

Compreensão
Avançado
Escrita
Avançado
Fala
Avançado
Leitura
Avançado

 

Áreas de Interesse

ASSESSORIA INTERNACIONAL

GESTÃO DE PESSOAS

GESTÃO DE PROJETOS

INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO OU SETORIAL

POLÍTICAS PÚBLICAS

RELAÇÕES EXTERIORES

ícone do sobre Sobre

Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços 03/2023 - Atual Coordenador de Comércio e Sustentabilidade Ministério da Economia 01/2019 - 02/2023 Coordenador de Políticas e Fundos de Desenvolvimento Coordenador-Geral de Competitividade e Produtividade em Serviços. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior 10/1997 - 12/2018 Coordenador-Geral de Mercado Externo. Coordenador de Informações Internacionais Formação 1994 - 1997 - Universidad Autónoma de Madrid Doutorado em Financiamento e Pesquisa de Mercado 1991 - 1993 - University of Houston System Master on Business Administration 1990 - 1991 - Universidad Politécnica de Madrid Postgrado en Comunidades Económicas Europeas 1985 - 1990 - Fundacao Universidade de Brasilia Bacharelato em Relações Internacionais

 

ícone de formação Formação

DOUTORADO - DOUTORADO EM FINANCIAMENTO E PESQUISA DE MERCADO
UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE MADRID
1994 - 1997 - Concluído
MESTRADO - MASTER ON BUSINESS ADMINISTRATION
UNIVERSITY OF HOUSTON SYSTEM
1991 - 1993 - Concluído
ESPECIALIZAÇÃO - POSTGRADO EN COMUNIDADES ECONÓMICAS EUROPEAS
UNIVERSIDAD POLITÉCNICA DE MADRID
1990 - 1991 - Concluído
GRADUAÇÃO - BACHARELATO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS
FUNDACAO UNIVERSIDADE DE BRASILIA
1985 - 1990 - Concluído
 

ícone de experiência profissional Experiência Profissional

Analista de Comercio Exterior / SERVIDOR PÚBLICO
Ministério do Des., Indústria, Com. e Serviços
03/2023 - Atual
Coordenador de Comércio e Sustentabilidade na SE-Camex - monitorar e mapear medidas estrangeiras sócio-ambientais que representem barreiras às exportações nacionais e promover a implementação de ações que minimizem impactos das medidas sócio-ambientais estrangeiras; identificar medidas para a facilitação do comércio sócio-sustentável; identificar ativos sócio-sustentáveis do Brasil e dos setores produtivos nacionais; acompanhar negociações internacionais sobre medidas sócio-ambientais que possam impactar o atual fluxo de comércio entre o Brasil e o mundo; acompanhar discussões nacionais internacionais sobre comércio e sustentabilidade.
Analista de Comércio Exterior / Coordenador-Geral
Minitério da Economia
01/2019 - 02/2023
Coordenador-Geral de Competitividade e Produtividade do Setor de Serviços. Formular políticas e programas de apoio ao aumento da competitividade e produtividade do setor de serviços; promover estudos e avaliar, em âmbito nacional e internacional, ações que contribuam para o aumento da produtividade sistêmica do setor de serviços e de suas empresas, de forma a adensar o trabalho de interlocução e o diálogo com o setor produtor de serviços no Brasil; articular, coordenar e apoiar as ações de promoção da inovação no setor de serviços, em alinhamento com as demais Unidades do Ministério e outros órgãos de governo, para a ampliação de negócios e investimentos no setor; promover e coordenar o trabalho de regulamentação e revisão dos marcos legais que impactam o aumento da produtividade e competitividade do setor de serviços; elaborar e divulgar informações e estudos nas questões relacionadas à inovação e aumento da competitividade e produtividade do setor de serviços brasileiro; providenciar a atualização da Nomenclatura Brasileira de Serviços (NBS). Coordenador de Políticas e Fundos de Financiamento para o Desenvolvimento. Atuar como representante do Governo brasileiro junto a fundos internacionais de financiamento climático e desenvolvimento sustentável (Green Climate Fund ¿ GCF, Climate Investment Funds ¿ CIF, entre outros). Ponto de Contato da Autoridade Nacional Designada para o GCF, analisar as Propostas de Financiamento apresentadas, articular com outros órgãos da administração pública e entidades acreditadas para reforçar a posição nacional junto ao Fundo e atuar junto ao Secretariado em temas de interesse do Brasil. Representante do Brasil no Conselho do Sub-comitê do Global Climate Action Program (GCAP) do CIF e articular a elaboração de Planos de Investimento do Brasil para os Fundos do GCAP com os demais Ministérios interessados, Bancos Multilaterais de Desenvolvimento e sociedade civil. Atuar nas discussões e negociações no âmbito da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), principalmente em temas relativos a financiamento climático e mercado de carbono. Representar o Brasil nas discussões no âmbito do Diálogo Técnico de Especialistas para a definição da Nova Meta Coletiva Quantitativa (NCQG) para definição do financiamento climático internacional de apoio às Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC), assumidos no Acordo de Paris. Participar das discussões referentes a financiamento climático em outros fóruns, principalmente Organismos Internacionais (OCDE, G20 etc.). Atuar em acordos de cooperação internacional referentes ao tema financiamento climático. Analisar documentos, propostas, encaminhamentos que subsidiem a participação do Ministro de Estado junto ao Banco Mundial.
Analista de Comercio Exterior / SERVIDOR PÚBLICO
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
10/1997 - 12/2018
Coordenador-Geral de Mercado Externo. Formular e discutir propostas para aumentar a competitividade e internacionalização do setor de serviços e comércio eletrônico; coordenar e/ou participar de projetos, ações e programas de cooperação internacional destinados a aumentar o comércio e investimentos recíprocos no setor de serviços, inclusive comércio eletrônico; desenvolver, avaliar e monitorar estudos sobre inteligência comercial nos setores de serviços e comércio eletrônico; participar de debates nacionais e internacionais relacionados ao comércio exterior sobre serviços e propostas de apoio ao e-commerce para políticas e ações para aumentar a integração internacional do setor de serviços brasileiro nas cadeias globais de valor; apoiar as negociações internacionais sobre acordos de comércio em serviços e comércio eletrônico. Anteriormente, ocupou a função de Coordenador de Estatística de Comércio e Serviços na qual trabalhou também com geração de estatísticas de comércio exterior de serviços e inteligência comercial. Coordenador-Geral Adjunto de Investimentos. Trabalhou com estados brasileiros, empresas, mecanismos bilaterais, organizações internacionais, entre outros, para atrair investimentos produtivos para o Brasil. Coordenador de Informações Internacionais. Participou de negociações de acordos comerciais nos quais o Brasil e o Mercosul estiveram envolvidos em assuntos de acesso a mercados (acesso a mercados - bens, compras governamentais, serviços, entre outros). Trabalhou na elaboração das posições de negociação do Brasil na Rodada de Doha da OMC, nas questões da Organização Multilateral, nos acordos bilaterais de acesso a mercados e nos diálogos bilaterais.
 

ícone de cursos e certificações Cursos

COMUNICAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
06/2011 - 06/2011
Concluído
GERENCIAMENTO DE PROJETOS NO SETOR PÚBLICO
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
06/2011 - 06/2011
Concluído
 
 

ícone de email Contato

Telefone: 61-981755539

Email Institucional: LUIZ.NAVARRO@MDIC.GOV.BR

 
As informações deste currículo são autodeclaratórias, sendo responsabilidade exclusiva de quem as declara comprovar a veracidade e a autenticidade. Tenho ciência de que a prestação de informações falsas ou diversas das que deviam ser escritas são passíveis de responsabilização administrativa, cível e criminal.
Currículo gerado pelo Sistema Perfil Profissional - Sougov.br em 22/11/2024 às 22:14
Data da última atualização: 16/02/2024 às 11:15