Sobre
Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços 03/2023 - Atual Coordenador de Comércio e Sustentabilidade Ministério da Economia 01/2019 - 02/2023 Coordenador de Políticas e Fundos de Desenvolvimento Coordenador-Geral de Competitividade e Produtividade em Serviços. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior 10/1997 - 12/2018 Coordenador-Geral de Mercado Externo. Coordenador de Informações Internacionais Formação 1994 - 1997 - Universidad Autónoma de Madrid Doutorado em Financiamento e Pesquisa de Mercado 1991 - 1993 - University of Houston System Master on Business Administration 1990 - 1991 - Universidad Politécnica de Madrid Postgrado en Comunidades Económicas Europeas 1985 - 1990 - Fundacao Universidade de Brasilia Bacharelato em Relações Internacionais
Experiência Profissional
Analista de Comercio Exterior
/
SERVIDOR PÚBLICO
Ministério do Des., Indústria, Com. e Serviços
03/2023 -
Atual
Coordenador de Comércio e Sustentabilidade na SE-Camex - monitorar e mapear medidas estrangeiras sócio-ambientais que representem barreiras às exportações nacionais e promover a implementação de ações que minimizem impactos das medidas sócio-ambientais estrangeiras; identificar medidas para a facilitação do comércio sócio-sustentável; identificar ativos sócio-sustentáveis do Brasil e dos setores produtivos nacionais; acompanhar negociações internacionais sobre medidas sócio-ambientais que possam impactar o atual fluxo de comércio entre o Brasil e o mundo; acompanhar discussões nacionais internacionais sobre comércio e sustentabilidade.
Analista de Comércio Exterior
/
Coordenador-Geral
Minitério da Economia
01/2019 -
02/2023
Coordenador-Geral de Competitividade e Produtividade do Setor de Serviços. Formular políticas e programas de apoio ao aumento da competitividade e produtividade do setor de serviços; promover estudos e avaliar, em âmbito nacional e internacional, ações que contribuam para o aumento da produtividade sistêmica do setor de serviços e de suas empresas, de forma a adensar o trabalho de interlocução e o diálogo com o setor produtor de serviços no Brasil; articular, coordenar e apoiar as ações de promoção da inovação no setor de serviços, em alinhamento com as demais Unidades do Ministério e outros órgãos de governo, para a ampliação de negócios e investimentos no setor; promover e coordenar o trabalho de regulamentação e revisão dos marcos legais que impactam o
aumento da produtividade e competitividade do setor de serviços; elaborar e divulgar informações e estudos nas questões relacionadas à inovação e aumento da competitividade e produtividade do setor de serviços brasileiro; providenciar a atualização da Nomenclatura Brasileira de Serviços (NBS).
Coordenador de Políticas e Fundos de Financiamento para o Desenvolvimento. Atuar como representante do Governo brasileiro junto a fundos internacionais de financiamento climático e desenvolvimento sustentável (Green Climate Fund ¿ GCF, Climate Investment Funds ¿ CIF, entre outros). Ponto de Contato da Autoridade Nacional Designada para o GCF, analisar as Propostas de Financiamento apresentadas, articular com outros órgãos da administração pública e entidades acreditadas para reforçar a posição nacional junto ao Fundo e atuar junto ao Secretariado em temas de interesse do Brasil. Representante do Brasil no Conselho do Sub-comitê do Global Climate Action Program (GCAP) do CIF e articular a elaboração de Planos de Investimento do Brasil para os Fundos do GCAP com os demais Ministérios interessados, Bancos Multilaterais de Desenvolvimento e sociedade civil. Atuar nas discussões e negociações no âmbito da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), principalmente em temas relativos a financiamento climático e mercado de carbono. Representar o Brasil nas discussões no âmbito do Diálogo Técnico de Especialistas para a definição da Nova Meta Coletiva Quantitativa (NCQG) para definição do financiamento climático internacional de apoio às Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC), assumidos no Acordo de Paris. Participar das discussões referentes a financiamento climático em outros fóruns, principalmente Organismos Internacionais (OCDE, G20 etc.). Atuar em acordos de cooperação internacional referentes ao tema financiamento climático. Analisar documentos, propostas, encaminhamentos que subsidiem a participação do Ministro de Estado junto ao Banco Mundial.
Analista de Comercio Exterior
/
SERVIDOR PÚBLICO
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
10/1997 -
12/2018
Coordenador-Geral de Mercado Externo. Formular e discutir propostas para aumentar a competitividade e internacionalização do setor de serviços e comércio eletrônico; coordenar e/ou participar de projetos, ações e programas de cooperação internacional destinados a aumentar o comércio e investimentos recíprocos no setor de serviços, inclusive comércio eletrônico; desenvolver, avaliar e monitorar estudos sobre inteligência comercial nos setores de serviços e comércio eletrônico; participar de debates nacionais e internacionais relacionados ao comércio exterior sobre serviços e propostas de apoio ao e-commerce para políticas e ações para aumentar a integração internacional do setor de serviços brasileiro nas cadeias globais de valor; apoiar as negociações internacionais sobre
acordos de comércio em serviços e comércio eletrônico. Anteriormente, ocupou a função de Coordenador de Estatística de Comércio e Serviços na qual trabalhou também com geração de estatísticas de comércio exterior de serviços e inteligência comercial.
Coordenador-Geral Adjunto de Investimentos. Trabalhou com estados brasileiros, empresas, mecanismos bilaterais, organizações internacionais, entre outros, para atrair investimentos produtivos para o Brasil.
Coordenador de Informações Internacionais. Participou de negociações de acordos comerciais nos quais o Brasil e o Mercosul estiveram envolvidos em assuntos de acesso a mercados (acesso a mercados - bens, compras governamentais, serviços, entre outros). Trabalhou na elaboração das
posições de negociação do Brasil na Rodada de Doha da OMC, nas questões da Organização Multilateral, nos acordos bilaterais de acesso a mercados e nos diálogos bilaterais.
As informações deste currículo são autodeclaratórias, sendo responsabilidade exclusiva de quem as declara comprovar a veracidade e a autenticidade. Tenho ciência de que a prestação de informações falsas ou diversas das que deviam ser escritas são passíveis de responsabilização administrativa, cível e criminal.
Currículo gerado pelo Sistema Perfil Profissional - Sougov.br em 22/11/2024 às 22:14
Data da última atualização: 16/02/2024 às 11:15