JOSE CARLOS DOS SANTOS

Sexo: MASCULINO
CARGO EM COMISSÃO SEM VÍNCULO Cargo Público Efetivo: Função/DAS: CARGO COMISSIONADO EXECUTIVO - GERENTE DE PROJETO Órgão de Exercício: MIN GESTAO E INOV EM SERV PUBLICOS Jornada: 40 Estabilidade: Programa de Gestão: Não participa de Programa de Gestão
Foto pessoal

Conhecimentos Técnicos

CIÊNCIA POLÍTICA ícone de ferramenta

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

SPSS ícone de ferramenta

POLÍTICAS PÚBLICAS

Competências Soft Skills

COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA

COORDENAÇÃO E COLABORAÇÃO EM REDE

ENGAJAMENTO DE PESSOAS E EQUIPES

GESTÃO DE CRISES

INOVAÇÃO E MUDANÇA

ORIENTAÇÃO POR VALORES ÉTICOS

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM BASE DE DADOS

TRABALHO EM EQUIPE

VISÃO DE FUTURO

VISÃO SISTÊMICA

ÉTICA E INTEGRIDADE PÚBLICA

DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Idiomas

 

INGLES

Compreensão
Avançado
Escrita
Intermediário
Fala
Básico
Leitura
Avançado

 

ESPANHOL

Compreensão
Avançado
Escrita
Intermediário
Fala
Intermediário
Leitura
Avançado

 

Áreas de Interesse

RELAÇÕES INTERINSTITUCIONAIS

ESTADO, GOVERNO E POLÍTICAS PÚBLICAS

GESTÃO DE PESSOAS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GOVERNAMENTAL

ACCOUNTABILITY GOVERNAMENTAL

MROSC MARCO REGULATÓRIO DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL

RELAÇÕES INTERFEDERATIVAS

ícone do sobre Sobre

Doutorando em Ciência Política, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Mestre em Ciência Política, UFSCar (2020-2022). Especialista em Estado, Governo e Políticas Públicas pelo IPOL, Instituto de Ciência Política da UnB, Universidade de Brasília (2012). Licenciatura em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008) e Graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Bolsista do CNPq, entre 2007 e 2008, na PUC/SP. Assessor do Gabinete da Presidência do Ipea entre 2009 e 2012, na Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia, DIEST. Coordenador da Gestão da Informação (2012-2013) no MPOG, membro da equipe responsável pelas estratégias de Monitoramento e Avaliação do PPA, 2012-2015. Assessor IV, Gabinete de Informações em Apoio à Decisão da Presidência da República (2013-2015). Gerente de Projetos no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, CDES (2016).

 

ícone de formação Formação

MESTRADO - MESTRADO EM CIÊNCIA POLÍTICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
2020 - 2022 - Concluído
ESPECIALIZAÇÃO - ESTADO, GOVERNO E POLÍTICAS PÚBLICAS
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB
2012 - 2013 - Concluído
GRADUAÇÃO - CIÊNCIAS SOCIAIS
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
2005 - 2008 - Concluído
 

ícone de experiência profissional Experiência Profissional

Coordenador-Geral das Divisões de Pessoal nos Ex-Terrritórios de Rondônia, Roraima e Amapá / CARGO COMISS. DE GERENCIA EXECUTIVA
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
09/2023 - Atual
Coordenação-geral das atividades de Gestão de Pessoal das unidades da DECIPEX/MGI, nas Divisões de Gestão de Pessoal nos Ex-Territórios de Rondônia, Roraima e Amapá.
Chefe da Divisão de Pessoal do Ex-Território Federal de Rondônia / DIRECAO E ASSESSORAMENTO SUPERIOR
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
11/2023 - 09/2024
A Digep Rondônia atende servidores e empregados públicos transpostos que possuem nessa Divisão sua Unidade de Gestão. A Divisão de Pessoal (DIGEP) do ex-Território de RO é responsável por resolver pendências e para solucionar as incoerências de problemas cadastrais, que não permitem a inclusão de ativos, pensionistas e aposentados, na Folha de Pagamentos da União. Entre os obstáculos mais comuns estão erros nos dados bancários e questões junto à Receita Federal e Justiça Eleitoral. Para solucionar as pendências, os interessados agendam atendimento, por telefone ou e-mail, diretamente com as DIGEPs dos ex-Territórios. Cerca de 2 mil pessoas passam mensalmente pela Digep Rondônia, em local, equipado para atender às suas necessidades com eficácia e conforto. Apenas em atendimento a esse público, sob a responsabilidade significativa da DIGEP/RO, são gerenciados um grande contingente de ativos e inativos, com uma folha de pagamento mensal que supera os R$ 170 milhões de reais, tendo um importante impacto na economia do estado.
Gerente de Projetos / CARGO COMISSIONADO DE ASSESSORIA
Presidência da República
01/2016 - 06/2016
O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) foi criado pela Lei n 10.683, de 28 de maio de 2003, que estabelece que "ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social compete assessorar o Presidente da República na formulação de políticas e diretrizes específicas, e apreciar propostas de políticas públicas, de reformas estruturais e de desenvolvimento econômico e social que lhe sejam submetidas pelo Presidente da República, com vistas na articulação das relações de governo com representantes da sociedade". A criação do CDES alargou de forma inédita a interlocução entre o Governo e a sociedade e a capacidade de definir, de forma compartilhada, os grandes rumos do País. O diálogo plural exercitado pelo CDES qualifica e viabiliza um projeto de desenvolvimento de longo prazo, como expressão da síntese possível dos valores e interesses predominantes, orientadores das ações de Governo e assumidos pela sociedade. As contribuições do CDES vêm impactando a qualidade das ações de governo e produzindo resultados concretos e encaminhamentos. O Conselho elaborou e apresentou ao Presidente da República propostas amplas e sistêmicas para o desenvolvimento brasileiro, como as Cartas de Concertação, a Agenda Nacional de Desenvolvimento e os Enunciados Estratégicos para o Desenvolvimento. Apresentou também recomendações para enfrentar a crise econômica internacional, protegendo a dinâmica brasileira de desenvolvimento com distribuição de renda; análises sobre a relevância e o sentido da Reforma Tributária e da Reforma Política; e manifestação sobre o Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional, em defesa do seu caráter estruturante. Além disso, contribuiu com o projeto de lei que instituiu as Parcerias Público-Privadas; a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e a Agenda Nacional do Trabalho Decente.
Assessor IV / CARGO COMISSIONADO DE ASSESSORIA
Presidência da República
08/2013 - 06/2015
Gabinete-Adjunto de Informações em Apoio à Decisão - GAIA Organiza informações para apoiar a participação do presidente da República em eventos, audiências, viagens e entrevistas, entre outros compromissos oficiais, e subsidiar suas decisões. Registra e acompanha os compromissos públicos do presidente. Apoia a produção dos discursos e pronunciamentos do presidente da República. Elabora, em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, a publicação Destaques.
Coordenador da Gestão da Informação / DIRECAO E ASSESSORAMENTO SUPERIOR
Ministério do Planejamento e Orçamento
08/2012 - 11/2013
Coordenador da Gestão da Informação, lotado na Diretoria de Gestão do Ciclo de Planejamento, DECIP, da Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos, SPI, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, MP.
Assessor da Presidência / DIRECAO E ASSESSORAMENTO SUPERIOR
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
03/2009 - 08/2012
Assessor da Presidência do Ipea, lotado na Assessoria Técnica da Presidência do Instituto; com atuação na Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia; DIEST; na Chefia de Gabinete da Presidência, GABIN e na Assessoria de Planejamento e de Articulação Institucional, ASPLA, da Presidência. Formatação e execução do projeto Desafios e Perspectivas do Desenvolvimento Brasileiro. Projetos de Pesquisa: 1 - Brasil em Desenvolvimento (Estado de uma Nação) 2 - Desafios e Perspectivas do Desenvolvimento 3 - Diálogos para o Desenvolvimento. Serviços técnicos especializados , IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Serviço realizado, Atividades de Participação em Projeto - Assessoria Técnica da Presidência.
 
 
 

ícone de email Contato

Telefone: 061-981608840

Email Institucional: JOSE.C-SANTOS@GESTAO.GOV.BR

Site/blog: http://lattes.cnpq.br/2957507807622587

 
As informações deste currículo são autodeclaratórias, sendo responsabilidade exclusiva de quem as declara comprovar a veracidade e a autenticidade. Tenho ciência de que a prestação de informações falsas ou diversas das que deviam ser escritas são passíveis de responsabilização administrativa, cível e criminal.
Currículo gerado pelo Sistema Perfil Profissional - Sougov.br em 28/10/2025 às 18:27
Data da última atualização: 03/06/2025 às 17:02