Sobre
PROFESSOR E POLÍTICO BRASILEIRO FILIADO AO PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT). DEDICA SUA VIDA POLÍTICA NA ORGANIZAÇÃO DAS CAUSAS POPULARES LIGADAS ÀS LUTAS DO CAMPO, DA REFORMA AGRÁRIA E, AGROECOLOGIA. FORMADO EM ESTUDOS SOCIAIS (UNOESC ¿ CHAPECÓ), E FILOSOFIA E POLÍTICA SOCIAL (ALEMANHA). PARTICIPOU DA FUNDAÇÃO DA COMISSÃO PASTORAL DA TERRA (CPT). NOS ANOS 90, FOI ELEITO DEPUTADO FEDERAL POR SANTA CATARINA. EM 1996, FOI ELEITO PREFEITO DE CHAPECÓ, CARGO PARA O QUAL FOI REELEITO EM 2000. RENUNCIOU À PREFEITURA EM ABRIL DE 2002 PARA SER CANDIDATO A GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA, TENDO UMA DAS VOTAÇÕES MAIS EXPRESSIVAS ALCANSADAS PELO PT NO ESTADO DE SC. ASSUMIU O COMANDO DA SECRETARIA ESPECIAL DE AQUICULTURA E PESCA NO FINAL DE 2002, A CONVITE DO ENTÃO PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. INSTITUIU O QUE SERIA O PRIMEIRO MINISTÉRIO DA AQUICULTURA E PESCA DO BRASIL, FOI O PRIMEIRO MINISTRO DA SECRETARIA ESPECIAL DE AQUICULTURA E PESCA DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.
Experiência Profissional
Superintendente Federal do Desenvolvimento Agrário de Santa Catarina
Ministério do Desenvolvimento Agrário
03/2023 -
Atual
À Superintendência Federal do Desenvolvimento Agrário, sob orientação da Secretaria-Executiva, compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério nos Estados e no Distrito Federal: política agrícola para a agricultura familiar, abrangendo produção, crédito, seguro, fomento e inclusão produtiva, armazenagem, apoio à comercialização e abastecimento alimentar; biodiversidade, conservação, proteção e uso de patrimônio genético de interesse da agricultura familiar; - desenvolvimento rural sustentável voltado à agricultura familiar, aos quilombolas e a outros povos e comunidades tradicionais; - política agrícola para a agricultura familiar, abrangendo produção, crédito, seguro, fomento e inclusão produtiva, armazenagem, apoio à comercialização e abastecimento alimentar; - sistemas agroalimentares em territórios rurais e urbanos, agricultura urbana e periurbana; - cadastro nacional da agricultura familiar; - cooperativismo, associativismo rural e sistemas agroindustriais da agricultura familiar; - energização rural e energias renováveis destinadas à agricultura familiar.
Consultor
SENADO FEDERAL - Brasília - DF
01/2016 -
01/2022
- Bancada Federal (Câmara e Senado)
- Núcleo Agrário (Bancada do PT)
Presidente Estadual do Partido dos Trabalhadores
PARTIDO DOS TRABALHADORES DE SANTA CATARINA
01/1991 -
01/2011
Atividades: Participou da organização e fundação de vários grupos como: Pequenos
Agricultores do Oeste de Santa Catarina; Sem Terra; Atingidos por Barragens; Movimento
Sindical Rural e Cooperativismo e Integrou a Coordenação estadual da CPT
Ministro de Estado
MINISTÉRIO DA AQUICULTURA E PESCA
01/2003 -
02/2006
Trabalhos de destaque:
- Participou da 9º reunião da Comissão de Pesca Continental da América Latina em El Salvador ¿ América Central, em Janeiro de 2003.
- Participou da 25º Sessão do COFI-Comitê de Pesca da FAO em Roma em Fevereiro/Março de 2003 e também na mesma ocasião, participou da 5ª reunião da Assembléia Geral da INFOPESCA, quando foi eleito presidente da INFOPESCA pelo mandato de dois anos.
- Participou da Reunião de Trabalho da Direção da INFOPESCA em Montevidéo no Uruguai em Maio de 2003.
- Participou de Reunião conjunta com os Ministros de pesca do Peru e Equador e Brasil e visitou o Instituto de Pesquisa de Pesca do Peru, instalações industriais de processamento de farinha de peixe, e unidades produtoras de pescado, em Lima no mês de agosto de 2003.
- Participou da Conferência de Ministros de Pesca em Vigo na Espanha e da inauguração WORD FISH EXHIBITION em Vigo, no mês de Setembro de 2003.
- Participou de missão oficial á Coréia do Sul com representantes empresariais brasileiros, no interesse da construção naval, cultivo de frutos do mar e piscicultura em Seul no mês de Outubro de 2003.
- Participou de Missão oficial com técnicos e empresários brasileiros do Seminário sobre Relações de Trabalho no Setor Pesqueiro e visitou as regiões pesqueiras em Angola no mês de Novembro de 2003.
- Participou na Inglaterra, Alemanha e Holanda com as Embaixadas do Brasil da rodada de negócios com representantes comerciais, importadores de pescado e representantes governamentais dos respectivos países e empresários brasileiros, em Abril de 2004.
- Participou em Paris, na França, em agosto de 2004, de encontro com produtores franceses em piscicultura interessados em investir no Brasil nos Lagos de Barragens.
Prefeito Municipal
PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPECÓ
01/1996 -
01/2002
Trabalhos de destaque:
- Implementação de um governo popular e com Orçamento Participativo
- Recebeu o Prêmio EXPRESSÃO ECOLOGIA, pela Construção em Chapecó do mais moderno
Aterro Sanitário do Sul do Brasil;
- Da Caixa Econômica ganhou o Prêmio entre as VINTE MELHORES PRÁTICAS EM CONTRUÇÃO
DE CASAS POPULARES EM SISTEMA DE MULTIRÃO;
- Reconhecimento do Governo Federal pelo PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E
ADULTOS e do Programa de Agroindústrias e Associações para AGRICULTURA FAMILIAR.
- Foi Presidente da Associação de Municípios do Oeste Catarinense ¿AMOSC e participou
ativamente das Marchas de Prefeitos à Brasília
Deputado Federal
Câmara dos Deputados em Brasília
01/1995 -
01/1997
Trabalhos de destaque:
- Comissões Permanentes : Agricultura e Política Rural, Primeiro-Vice-Presidente, 1995-1996,
e Titular, 1995-1997; Seguridade Social e Família, Suplente, 1995-1996.
- Comissões Temporárias : Comissão Especial - PEC nº 4/95, Concessão e Distribuição do Gás
Canalizado: Titular, 1995; PEC nº 17/95, Fixa o Número de Deputados por Estado: Titular,
1995-1997; PEC nº 89/95, Número de Vereadores: Suplente, 1996-1997; PEC nº 169/93,
Sistema Único de Saúde: Suplente, 1995-1997; PEC nº 175/95, Altera o Capítulo do Sistema
Tributário Nacional: Suplente, 1995-1997; PL nº 1.325/95, Cria CNRPC, e PL nº 1.457/96,
Institui a Lei de Proteção de Cultivares: Titular, 1996-1997.
-Comissão Externa - Situação das Famílias na Fazenda Safra: Titular, 1995; Situação dos
Trabalhadores na Fazenda Saudades, PR: Coordenador, 1995, e Titular, 1995.
As informações deste currículo são autodeclaratórias, sendo responsabilidade exclusiva de quem as declara comprovar a veracidade e a autenticidade. Tenho ciência de que a prestação de informações falsas ou diversas das que deviam ser escritas são passíveis de responsabilização administrativa, cível e criminal.
Currículo gerado pelo Sistema Perfil Profissional - Sougov.br em 05/12/2025 às 10:32
Data da última atualização: 22/04/2025 às 11:09