Experiência Profissional
Chefe da Assessoria Especial de Controle Interno
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CARGO COMISS. DE GERENCIA EXECUTIVA
Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
03/2023 -
Atual
Atribuições:
I - assessorar diretamente o Ministro de Estado nas áreas de controle, gestão de risco, transparência e integridade da gestão;
II - assistir o Ministro de Estado no pronunciamento previsto no art. 52 da Lei nº 8.443, de 16 de julho de 1992;
III - prestar orientação técnica ao Secretário-Executivo, aos gestores do Ministério e aos representantes indicados pelo Ministro de Estado em conselhos e comitês, nas áreas de controle, gestão de risco, transparência e integridade da gestão;
IV - prestar orientação técnica e acompanhar os trabalhos das unidades do Ministério com vistas a subsidiar a elaboração da prestação de contas anual do Presidente da República e do relatório de gestão;
V - prestar orientação técnica na elaboração e na revisão de normas internas e de manuais;
VI - apoiar a supervisão ministerial das entidades vinculadas, em articulação com as respectivas unidades de auditoria interna, inclusive quanto ao planejamento e aos resultados dos trabalhos;
VII - auxiliar na interlocução sobre assuntos relacionados à ética, à ouvidoria e à correição entre as unidades responsáveis no Ministério e os órgãos de controle interno e externo e de defesa do Estado;
VIII - acompanhar processos de interesse do Ministério nos órgãos de controle interno e externo e de defesa do Estado;
IX - acompanhar a implementação das recomendações da Controladoria-Geral da União e das deliberações do Tribunal de Contas da União, relacionadas ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e atender outras demandas provenientes dos órgãos de controle interno e externo, e de defesa do Estado; e
X - apoiar as ações de capacitação nas áreas de controle, de gestão de riscos, de transparência e de integridade da gestão.
Analista Ambiental
Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
01/2023 -
03/2023
Analista Ambiental
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abast.
02/2022 -
01/2023
-Atribuições:
I- realizar exclusivamente as atividades típicas de correição, como juízos de admissibilidade, diligências, exercício de atribuições de secretários ad hoc, atualização dos sistemas correcionais, participação em oitivas de testemunhas e interrogatórios por videoconferência, composição de comissões em Processo Administrativo Disciplinar - PAD, Processo de Responsabilização de Pessoas Jurídicas - PAR, Sindicância Acusatória - SINAC, Sindicância Patrimonial -SINPA, Sindicância Investigativa - SINVE e Investigação Preliminar de Responsabilização de Pessoas Jurídicas - IP;
II- efetivar as ações de correição sob sua responsabilidade, observando o planejamento e as orientações da Corregedoria-Geral/MAPA;
III- apoiar a realização das ações de capacitação, de prevenção, de integridade e de eventos pertinentes à seara correcional, organizados pela Corregedoria-Geral/MAPA; e
IV- propor à Corregedoria/MAPA a implantação de projetos e atividades, objetivando a melhoria do desempenho das ações correcionais, diante das peculiaridades da região correspondente.
Analista Ambiental
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Coordenador de Planejamento Correcional, Análise Preliminar e Capacitação
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abast.
11/2021 -
02/2022
- Designado Coordenador de Planejamento Correcional, Análise Preliminar e Capacitação do Gabinete da Corregedoria - Portaria 1.880, publicada em 04/11/2021.
- Atribuições:
I- controlar os prazos para remessa de informações e cumprimento de decisões do Poder Judiciário, bem como de outras solicitações emanadas do Poder Público;
II- promover, coordenar e fomentar a realização de estudos e pesquisas, com vistas à produção e à disseminação do conhecimento na área correcional e a capacitação e desenvolvimento de pessoas; III- promover a gestão de pessoal, de documentos, processos, materiais e patrimônio da Corregedoria;
IV- gerir o acervo centralizado de processos administrativos disciplinares promovendo sua adequada distribuição;
V- gerir os processos encaminhados ao Julgamento da autoridade julgadora, determinando sua conclusão quando atingido todas suas funções; e
VI- promover a gestão de pessoas, incluídos o recrutamento e a seleção, a capacitação, a alocação, o desenvolvimento, a administração e a avaliação de desempenho e do quadro funcional dos servidores lotados ou em exercício no Gabinete da Corregedoria.
Analista Ambiental
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Assistente Intermediário
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abast.
04/2021 -
11/2021
- Designado Assistente Intermediário - Portaria nº 551, publicada em 05/04/2021.
- Atribuições:
I- apoiar a chefia de divisão no acompanhamento, orientação, treinamento e planejamento das Comissões de Processo Administrativo Disciplinar e as Comissões de Processo Administrativo de Responsabilização de Pessoa Jurídica.
- Outras designações e atribuições:
a) Designado Chefe da Divisão de Responsabilização de Agente Público Substituto - Portaria nº 776, publicada em 06/05/2021.
- Atribuições:
I- acompanhamento, orientação, treinamento e planejamento das Comissões de Processo Administrativo Disciplinar e as Comissões de Processo Administrativo de Responsabilização de Pessoa Jurídica.
Analista Ambiental
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SERVIDOR PÚBLICO
Minist.da Agricultura,pecuaria e Abast.
11/2019 -
04/2021
- Atribuições:
I- realizar exclusivamente as atividades típicas de correição, como juízos de admissibilidade, diligências, exercício de atribuições de secretários ad hoc, atualização dos sistemas correcionais, participação em oitivas de testemunhas e interrogatórios por videoconferência, composição de comissões em Processo Administrativo Disciplinar - PAD, Processo de Responsabilização de Pessoas Jurídicas - PAR, Sindicância Acusatória - SINAC, Sindicância Patrimonial -SINPA, Sindicância Investigativa - SINVE e Investigação Preliminar de Responsabilização de Pessoas Jurídicas - IP;
II- efetivar as ações de correição sob sua responsabilidade, observando o planejamento e as orientações da Corregedoria-Geral/MAPA;
III- apoiar a realização das ações de capacitação, de prevenção, de integridade e de eventos pertinentes à seara correcional, organizados pela Corregedoria-Geral/MAPA; e
IV- propor à Corregedoria/MAPA a implantação de projetos e atividades, objetivando a melhoria do desempenho das ações correcionais, diante das peculiaridades da região correspondente.
Analista Ambiental
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SERVIDOR PÚBLICO
Serviço Florestal Brasileiro
10/2019 -
11/2019
- Atribuições:
I- atuar na gestão orçamentária e financeira dos recursos oriundos do Forest Investment Program (FIP), executado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e do Fundo Amazônia (gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES) para a execução do Inventário Florestal Nacional.
Analista Ambiental
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Coordenador do Inventário Florestal Nacional
Serviço Florestal Brasileiro
08/2018 -
10/2019
- Nomeado Coordenador do Inventário Florestal Nacional - Portaria nº 74, publicada em 14/08/2018.
- Atribuições:
I- propor, coordenar, gerenciar, executar e efetuar o monitoramento técnico de programas e projetos, inclusive de cooperação técnica, científica e financeira, com entidades nacionais e internacionais no âmbito de suas competências;
II- implementar o Inventário Florestal Nacional - IFN;
III- propor acordos de cooperação técnica com instituições nacionais e internacionais para a implementação do inventário florestal nacional;
IV- planejar e coordenar a execução da coleta e obtenção de dados, biofísicos, socioambientais e de unidades de paisagem do IFN, em parceria com estados e municípios;
V- receber, organizar, armazenar, processar, analisar e disponibilizar os dados do IFN;
VI- desenvolver e gerenciar sistemas de coleta, manutenção, atualização, e processamento de dados do Inventário Florestal Nacional e para disponibilização de informações quantitativas e qualitativas sobre as florestas e demais formas de vegetação;
VII- realizar a capacitação de equipes, a avaliação e o controle de qualidade do IFN;
VIII- integrar ao IFN dados e informações sobre inventários florestais regionais e estaduais;
IX- atuar em parceria com herbários nacionais e internacionais para melhorar o conhecimento sobre a flora brasileira;
X- organizar e produzir informações sobre a ocorrência e distribuição de espécies florestais e sobre os estoques de madeira, biomassa e carbono existentes nas florestas brasileiras;
XI- sistematizar e produzir informações as florestas brasileiras;
XII- desenvolver estudos e pesquisas sobre a ocorrência, situação e distribuição de recursos florestais, em nível local, regional e nacional; e
XIII- atuar na gestão orçamentária e financeira dos recursos oriundos do Forest Investment Program (FIP), executado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e do Fundo Amazônia (gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES) para a execução do Inventário Florestal Nacional.
Analista Ambiental
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SERVIDOR PÚBLICO
Serviço Florestal Brasileiro
05/2018 -
08/2018
- Atribuição:
I- atuar na gestão orçamentária e financeira dos recursos oriundos do Forest Investment Program (FIP), executado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e do Fundo Amazônia (gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES) para a execução do Inventário Florestal Nacional.
Analista Ambiental
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Superintendente Administrativo e Financeiro
Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial
07/2017 -
05/2018
- Atribuições:
I- gerenciar a área administrativa da EMBRAPII por meio do planejamento e implementação de suas atividades;
II- gerenciar a área de Recursos Humanos no que tange administração de pessoal, remuneração e benefícios, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, segurança do trabalho e patrimonial e eventos, objetivando o bem-estar dos funcionários, cumprimento às exigências legais e suprimento dos recursos humanos necessários.
III- gerenciar e administrar os recursos financeiros da EMBRAPII;
IV- orientar os gestores de contratos na fiscalização e execução dos contratos de acordo com as normas e procedimentos legais;
V- ordenar despesas e atuar como procurador para prática de atos administrativos delegados;
VI- elaborar relatórios gerenciais de prestação de contas ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), Ministério da Educação (MEC), Controladoria Geral da União (CGU), Conselho de Administração e Conselho Fiscal, por meio da análise quantitativa e qualitativa das informações dos contratos e congêneres, contabilidade, folha de pagamento e imobilizado, orçamento e planejamento da EMBRAPII;
VII- assessorar a definição das políticas relacionadas a sua área de atuação; e
VIII- assessorar e instrumentalizar a diretoria para tomada de decisões por meio de relatórios gerenciais afetos a área de atuação da superintendência.
Analista Ambiental
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Chefe Coordenador
Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial
04/2014 -
07/2017
- Nomeado Chefe Coordenador em 08 de abril de 2014.
- Atribuições:
I- gerenciar a área administrativa da EMBRAPII por meio do planejamento e implementação de suas atividades;
II- gerenciar a área de Recursos Humanos no que tange administração de pessoal, remuneração e benefícios, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, segurança do trabalho e patrimonial e eventos, objetivando o bem-estar dos funcionários, cumprimento às exigências legais e suprimento dos recursos humanos necessários.
III- gerenciar as operações administrativas e financeiras realizadas, tais como as relacionadas à contas a pagar e a receber, tesouraria, controladoria, compras e contratos, gestão de pessoas e patrimonial;
IV- gerenciar e administrar os recursos financeiros da EMBRAPII;
V- gerenciar os processos de aquisição e/ou contratações de bens e serviços por meio de análises realizadas pela equipe e solicitações das demais áreas;
VI- orientar os gestores de contratos na fiscalização e execução dos contratos de acordo com as normas e procedimentos legais; e
VII- ordenar despesas e atuar como procurador para prática de atos administrativos delegados.
- Outras designações e atuações:
a) Atuação na elaboração de todas as normas administrativas necessárias para o funcionamento da recém criada Organização Social, a EMBRAPII, tais como regulamentos de compras, de contratação de colaboradores, de qualidade de vida no ambiente de trabalho e outras; e
b) Designado Superintendente Administrativo e Financeiro Substituto da EMBRAPII em 02 de outubro de 2014.
Analista Ambiental
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Coordenador-Geral de Recursos Logísticos
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
03/2011 -
04/2014
- Nomeado Coordenador-Geral de Recursos Logísticos - Portaria nº 102, publicada em 03/03/2011.
- Atribuições:
I - planejar, coordenar, executar e controlar as atividades relativas à aquisição de bens e contratação de serviços, execução orçamentária e financeira, administração de material e patrimônio, licitações e contratos, obras e serviços de engenharia, transporte, terceirização, telefonia e serviços gerais, administração e manutenção predial no âmbito da Administração Central do Ministério;
II - executar as diretrizes emanadas do órgão central dos Sistemas Integrados de Administração de Serviços Gerais e Financeira, SIASG e SIAFI;
III - orientar e expedir circulares às outras unidades do Ministério;
IV - autorizar a abertura de procedimento para realizar contratação direta e licitação;
V - submeter ao SPOA , dúvidas e questões de ordem jurídica, bem como os procedimentos licitatórios relativos às Compras e Contratos a serem encaminhados à Consultoria Jurídica do Ministério;
VI - decidir, em segunda instância, sobre os recursos e representações interpostos em face das decisões das Comissões de Licitação e Pregoeiros;
VII - reconhecer a inexigibilidade de licitação, cujo objeto seja de valor estimado igual ou superior ao fixado para Concorrência; e
VIII - autorizar a alteração, reajuste, recomposição, reequilibro de preços e a prorrogação dos contratos celebrados no âmbito de sua competência.
- Outras designações e participações:
a) Designado Ordenador de Despesas da UG 240101 - Portaria nº 120, publicada em 15/03/2011;
b) Membro titular do Grupo de Trabalho para revisar o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) 2011/2012 - Portaria nº 01, de 01/08/2012;
c) Presidente da Comissão Gestora do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - CGPGLS/MCTI - Portaria nº 29, publicada em 14/12/2012;
d) Membro titular do Grupo de Trabalho para elaborar o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) 2013/2015 - Portaria nº 01, de 26/02/2013;
e) Membro suplente do Comitê Executivo de Tecnologia da Informação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - CETI/MCTI - Portaria nº 01, de 06/01/2014;
f) Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração Substituto; e
g) Membro suplente da Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública ¿ CISAP.
Analista Ambiental
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Coordenador-Geral de Gestão de Pessoas
Ministério do Meio Ambiente
05/2010 -
03/2011
- Nomeado Coordenador-Geral de Gestão de Pessoas - Portaria 188, publicada em 27/05/2010.
- Atribuições:
I - planejar, coordenar, orientar e supervisionar as atividades de administração e desenvolvimento de recursos humanos no âmbito do Ministério;
II - promover a elaboração de projetos relacionados com o desenvolvimento dos recursos humanos nos níveis estratégico, tático e operacional, e, se necessário, em articulação com instituições especializadas, bem como a estruturação e implementação de planos de carreiras;
III - desenvolver ações que visem a promoção e o bem-estar físico, psíquico e social do servidor de sua família, objetivando a melhor qualidade e produtividade nos serviços prestados pelo Ministério aos usuários;
IV - promover a concessão e a permanente atualização de direitos, vantagens e benefícios aos servidores do Ministério;
V - coordenar, na condição de órgão setorial do SIPEC, quando for o caso, as ações dos órgãos seccionais na área de recursos humanos;
VI - criar e estimular o desenvolvimento de ações que propiciem a valorização pessoal e profissional dos servidores, no âmbito do Ministério.
- Outras designações e participações:
a) Membro Titular do Comitê de Avaliação de Desempenho do Ministério do Meio Ambiente - CADMA/MMA;
b) Designado Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração Substituto do Ministério do Meio Ambiente - Portaria 364, publicada em 21/09/2010;
c) Realização do concurso público para provimento de vagas no cargo de Analista Ambiental da Carreira de Especialista em Meio Ambiente - Edital nº 1/MMA, de 24/11/2010;
d)Formação do fórum permanente com os gestores das áreas de gestão de pessoas das vinculadas ao Ministério, com IBAMA, o ICMBIO, a ANA e o próprio MMA;
e) Construção da Política de Desenvolvimento dos Servidores do Ministério do Meio Ambiente, que culminou na Portaria MMA nº 417 de 25/08/2011; e
f) Realização do Levantamento de Necessidade de Capacitação - LNC, que deu origem ao Plano Anual de Capacitação-PAC.
Analista Ambiental
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Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração Interino
Ministério do Meio Ambiente
01/2011 -
02/2011
- Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração Interino entre 01/01/2011 e 24/02/2011.
- Atribuições:
I- administrar, planejar, coordenar e supervisionar a execução das atividades relacionadas com os sistemas federais de orçamento, de administração financeira, de contabilidade, de recursos humanos, de serviços, de serviços gerais e de administração dos recursos de informação e informática, no âmbitodo Ministério;
II- promover a articulação com os órgãos centrais dos sistemas federais referidos no inciso I e informar e orientar os órgãos e entidades vinculadas do Ministério quanto ao cumprimento das normas administrativas estabelecidas;
III- coordenar, acompanhar e promover a elaboração e consolidação dos planos e programas das atividades de sua área de competência, seus orçamentos e alterações, e submetê-los à decisão superior;
IV- desenvolver as atividades de execução orçamentária, financeira e contábil, no âmbito do Ministério;
V- realizar tomadas de contas dos ordenadores de despesas e demais responsáveis por bens e valores públicos e de todo aquele que der causa a perda, extravio ou irregularidade que resulte em dano ao erário;
VI- planejar, coordenar e supervisionar as atividades de administração e desenvolvimento de recursos humanos do Ministério;
VII- implementar sistemas de informações necessários às ações do Ministério;
VIII- planejar e definir padrões, diretrizes, normas e procedimentos relacionados com a administração dos recursos de informação e contratação de bens e serviços de informática, no âmbito dos órgãos e entidades do Ministério; e
IX- promover a implementação de tecnologia de informações gerenciais.
Analista Ambiental
/
Chefe de Gabinete da Secretaria de Biodiversidade e Florestas
Ministério do Meio Ambiente
07/2009 -
05/2010
- Nomeado Chefe de Gabinete da Secretaria de Biodiversidade e Florestas - Portaria nº 235, publicada em 22/07/2009
- Atribuições:
I- prestar assistência ao Secretário, no exercício de suas atribuições;
II- elaborar e acompanhar a pauta de trabalho, audiências, viagens e demais atividades do Secretário;
III- preparar e controlar o despacho do expediente do Secretário;
IV- orientar e controlar a execução das atividades administrativas necessárias ao funcionamento da Secretaria;
V- assistir ao Secretário em suas funções de representação;
VI- responsável pela Unidade de Execução de Projetos e pela Coordenação Orçamentária e Financeira da Secretaria;
VII- responsável pelos relatórios da Secretaria; e
VIII- interlocutor da Secretaria com os órgãos de controle, interno e externo.
- Outras designações:
a) Designado Co-gestor nos atos de gestão orçamentária e financeira da UG 440069 - Portaria nº 321, publicada em 14/09/2009; e
b) Delegada competência para praticar os atos de gestão necessários ao desembolso financeiro junto ao Kreditanstalt für Wiederaufbau-KfW - Portaria 384, publicada em 06/11/2009.
Analista Ambiental
/
Gerente de Projeto da Secretaria de Biodiversidade e Florestas
Ministério do Meio Ambiente
07/2007 -
07/2009
- Nomeado Gerente de Projeto da Secretaria de Biodiversidade e Florestas - Portaria nº 412, publicada em 13/07/2007.
- Chefe de Gabinete Substituto da Secretaria de Biodiversidade e Florestas desde 29/06/2006 - Portaria nº 198.
- Atribuições:
I- prestar assistência ao Secretário, no exercício de suas atribuições;
II- elaborar e acompanhar a pauta de trabalho, audiências, viagens e demais atividades do Secretário;
III- preparar e controlar o despacho do expediente do Secretário;
IV- orientar e controlar a execução das atividades administrativas necessárias ao funcionamento da Secretaria;
V- assistir ao Secretário em suas funções de representação;
VI- responsável pela Unidade de Execução de Projetos e pela Coordenação Orçamentária e Financeira da Secretaria;
VII- responsável pelos relatórios da Secretaria; e
VIII- interlocutor da Secretaria com os órgãos de controle, interno e externo.
- Outras designações e participações:
a) Designado Co-gestor substituto nos atos de gestão orçamentária e financeira da UG 440069 - Portaria nº 486, publicada em 13/09/2007;
b) Designado para responder pelo expediente da Secretaria de Biodiversidade e Florestas no período de 29/09/2007 a 09/10/2007 - Portaria nº 512, publicada em 09/10/2007;
c) Designado Ordenador de Despesas da UG 440069 - Portaria nº 73, publicada em 12/03/2008;
d) Participação no Seminário Áreas Protegidas, em Washington, D.C, no período de 10 de julho a 03 agosto de 2009, publicado em 30/06/2009; e
e) Designado membro titular da Secretaria de Biodiversidade e Florestas no Comitê de Avaliação de
Desempenho-CADMA - Portaria nº 212, publicada em 09/07/2009.
Analista Ambiental
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Coordenador Orçamentário e Financeiro da Secretaria de Biodiversidade e Florestas
Ministério do Meio Ambiente
08/2006 -
07/2007
- Nomeado Coordenador Orçamentário e Financeiro da Secretaria de Biodiversidade e Florestas - Portaria nº 79, publicada em 15/08/2006.
- Chefe de Gabinete Substituto da Secretaria de Biodiversidade e Florestas desde 29/06/2006 - Portaria nº 198.
- Atribuições:
I- Gestão e execução dos Projetos de Cooperação Técnica Internacional;
II- Gestão orçamentária e financeira da Secretaria;
III- Interlocutor da Secretaria com os órgãos de controle, interno e externo; e
IV- Responsável pelos relatórios da Secretaria.
- Outras designações:
a) Designado Coordenador Orçamentário e Financeiro do Projeto Manejo Integrado da Biodiversidade Aquática e dos Recursos Hídricos na Amazônia - AQUABIO - Portaria nº 33, publicada em 26/02/2007; e
b) Designado membro do Comitê de Avaliação de Desempenho-CADMA - Portaria nº 46, publicada em 20/03/2007.
Analista Ambiental
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Coordenador Orçamentário e Financeiro do PROBIO
Ministério do Meio Ambiente
03/2005 -
08/2006
- Atribuições:
I- responsável por 114 convênios, entre vigentes e em prestação de contas, atos de gestão orçamentária e financeira, bem como a relação entre o Projeto e os órgãos de controle, interno e externo; e
II- integrante da equipe formada para a realização da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP 8) que ocorreu em março de2006 na cidade de Curitiba.
- Outras designações:
a) Designado Gerente de Biodiversidade Substituto da Secretaria de Biodiversidade e Florestas - Portaria nº 126, publicada em 27/04/2006;
b) Designado Co-gestor nos atos de gestão orçamentária e financeira da UG 440056 - Portaria nº 175, publicada em 01/06/2006;
c) Designado Co-gestor nos atos de gestão orçamentária e financeira da UG 440069 - Portaria nº 190, publicada em 21/06/2006;
d) Designado Chefe de Gabinete Substituto da Secretaria de Biodiversidade e Florestas - Portaria nº 198, publicada em 29/06/2006;
e) Designado Co-gestor substituto nos atos de gestão orçamentária e financeira da UG 440075 - Portaria nº 241, publicada em 02/08/2006; e
f) Designado Ordenador de Despesas substituto nos atos de gestão orçamentária e financeira da UG 440069 - Portaria nº 246, publicada em 11/08/2006.
Cursos
Semana de Governo Aberto
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO
05/2024 - 05/2024
Concluído
INTEGRideias - Experiências em Integridade Pública
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO
05/2024 - 05/2024
Concluído
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ACESSO À INFORMAÇÃO - TRANSPARÊNCIA E DEMOCRACIA AMBIENTAL
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO
05/2024 - 05/2024
Concluído
Alice na Planilha de Custos de Serviços Terceirizados - Um olhar Além do Preço Estimado
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO
04/2024 - 04/2024
Concluído
Curso de Power BI - Intermediário
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
10/2023 - 12/2023
Concluído
VII Fórum Nacional de Controle
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO - TCU
10/2023 - 10/2023
Concluído
Prestação de Contas Anual da Administração Pública
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO - TCU
10/2023 - 10/2023
Concluído
SEMANA DE INOVAÇÃO 2023
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
08/2023 - 10/2023
Concluído
Construção Colaborativa do PPA 2024-2027
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
04/2023 - 04/2023
Concluído
CICLO DE GESTÃO DO INVESTIMENTO PÚBLICO
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
02/2023 - 03/2023
Concluído
Ciclo de Gestão do Investimento Público
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
02/2023 - 03/2023
Concluído
ANÁLISE EX ANTE DE POLÍTICAS PÚBLICAS
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
02/2023 - 03/2023
Concluído
Análise Ex Ante de Políticas Públicas
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
02/2023 - 03/2023
Concluído
Fundamentos da Integridade Pública: Prevenindo a Corrupção
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
02/2023 - 02/2023
Concluído
Assédio Moral
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA- ENAP
02/2023 - 02/2023
Concluído
ATIVIDADE CORRECIONAL - VISÃO GERAL
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
02/2023 - 02/2023
Concluído
TRATAMENTO DE DENÚNCIAS EM OUVIDORIA
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
02/2023 - 02/2023
Concluído
FUNDAMENTOS DA INTEGRIDADE PÚBLICA: PREVENINDO A CORRUPÇÃO
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
02/2023 - 02/2023
Concluído
Escopos de Auditoria Cooperativa
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
02/2023 - 02/2023
Concluído
Acesso à Informação
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA- ENAP
02/2023 - 02/2023
Concluído
ACESSO À INFORMAÇÃO
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
02/2023 - 02/2023
Concluído
ESCOPOS DE AUDITORIA COOPERATIVA
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
02/2023 - 02/2023
Concluído
ASSÉDIO MORAL: O QUE SABER E FAZER
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
02/2023 - 02/2023
Concluído
Tratamento de Denúncias em Ouvidoria
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA- ENAP
02/2023 - 02/2023
Concluído
PROTEÇÃO AO DENUNCIANTE E TRATAMENTO DE DENÚNCIAS EM OUVIDORIA
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
02/2023 - 02/2023
Concluído
Gestão de Riscos em Processos de Trabalho
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA- ENAP
02/2023 - 02/2023
Concluído
GESTÃO DE RISCOS EM PROCESSOS DE TRABALHO (SEGUNDO O COSO)
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
02/2023 - 02/2023
Concluído
PROVAS NO PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
01/2023 - 01/2023
Concluído
Provas no Processo Administrativo Disciplinar
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
01/2023 - 01/2023
Concluído
COMISSÃO DE PAR
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
01/2023 - 01/2023
Concluído
Comissão de PAR
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
01/2023 - 01/2023
Concluído
COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
01/2023 - 01/2023
Concluído
Comunicação não violenta
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
01/2023 - 01/2023
Concluído
Sindicância Patrimonial - SINPA
ENAGRO
01/2022 - 01/2022
Concluído
Treinamento no uso de software SA em Gestão Estratégica
ENAGRO
01/2022 - 01/2022
Concluído
Lei de Acesso à Informação no âmbito do MAPA
ENAGRO
12/2021 - 12/2021
Concluído
Treinamento no uso do software SA em Gestão de Projetos
ENAGRO
12/2021 - 12/2021
Concluído
SEMINÁRIO BRASIL-ESPANHA, ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS DE COMBATE À CORRUPÇÃO
CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO - CGU
06/2013 - 06/2013
Concluído
8º CONGRESSO BRASILEIRO DE PREGOEIROS
NEGÓCIOS PÚBLICOS
03/2013 - 03/2013
Concluído
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA 6ª EDIÇÃO
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
08/2009 - 03/2011
Concluído
SEMINÁRIO SOBRE POLÍTICA EXTERNA PARA ALTOS FUNCIONÁRIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
INSTITUTO RIO BRANCO - IRBR
10/2009 - 10/2009
Concluído
INTERCÂMBIO SOBRE ÁREAS PROTEGIDAS
SERVIÇO NACIONAL DE PARQUES DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA;
07/2009 - 07/2009
Concluído
Liderança e Gerenciamento
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
11/2008 - 11/2008
Concluído
GESTÃO POR RESULTADOS PARA A EFETIVIDADE DO DESENVOLVIMENTO NO BRASIL
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO
11/2008 - 11/2008
Concluído
LIDERANÇA E GERENCIAMENTO
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
11/2008 - 11/2008
Concluído
CURSO DE PROCEDIMENTOS E ROTINAS DE CONVÊNIOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
05/2008 - 05/2008
Concluído
ORÇAMENTO PÚBLICO: ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
12/2005 - 12/2005
Concluído
CONVÊNIOS: DA SOLICITAÇÃO À PRESTAÇÃO DE CONTAS
CENAP
12/2005 - 12/2005
Concluído
GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
07/2005 - 07/2005
Concluído
GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
07/2005 - 07/2005
Concluído
VI CURSO DE AUDITORIA GOVERNAMENTAL
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ORÇAMENTO PÚBLICO
07/2005 - 07/2005
Concluído
XVI CURSO SOBRE SIAFI OPERACIONAL
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ORÇAMENTO PÚBLICO
06/2005 - 06/2005
Concluído
III CURSO SOBRE SIAFI GERENCIAL
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ORÇAMENTO PÚBLICO
06/2005 - 06/2005
Concluído
II SEMINÁRIO DE EXECUÇÃO DE PROJETOS FINANCIADOS COM RECURSOS EXTERNOS
ESAF - ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA
05/2005 - 05/2005
Concluído
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CENAP
03/2002 - 03/2002
Concluído
ISO 9001:2000 - INTERPRETAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE REQUISITOS
CENAP
03/2002 - 03/2002
Concluído
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS
CENAP
11/2001 - 11/2001
Concluído
As informações deste currículo são autodeclaratórias, sendo responsabilidade exclusiva de quem as declara comprovar a veracidade e a autenticidade. Tenho ciência de que a prestação de informações falsas ou diversas das que deviam ser escritas são passíveis de responsabilização administrativa, cível e criminal.
Currículo gerado pelo Sistema Perfil Profissional - Sougov.br em 16/05/2025 às 02:47
Data da última atualização: 12/02/2025 às 14:51