HUMBERTO LUCIANO SCHLOEGL

SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL EFETIVO (P. EXECUTIVO) Cargo Público Efetivo: ANALISTA AMBIENTAL Função/DAS: FUNCÃO COMISSIONADA EXECUTIVA - CHEFE DA ASSESSORIA ESPECIAL Órgão de Exercício: MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE Jornada: 40 Estabilidade: Servidor Estável Programa de Gestão: Presencial Integral
Foto pessoal

Conhecimentos Técnicos

ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

CONTABILIDADE E FINANÇAS PÚBLICAS

ACOMPANHAMENTO E CONTROLE ORÇAMENTÁRIO

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO

GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA

CONTROLE INTERNO

AUDITORIA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO OU SETORIAL

LOGISTICA

POLÍTICAS PÚBLICAS

CORREIÇÃO

Competências Soft Skills

AUTOCONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA

COORDENAÇÃO E COLABORAÇÃO EM REDE

ENGAJAMENTO DE PESSOAS E EQUIPES

FOCO NOS RESULTADOS PARA OS CIDADÃOS

GERAÇÃO DE VALOR PARA OS USUÁRIOS

GESTÃO DE CRISES

GESTÃO PARA RESULTADOS

INOVAÇÃO E MUDANÇA

MENTALIDADE DIGITAL

ORIENTAÇÃO POR VALORES ÉTICOS

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM BASE DE DADOS

TRABALHO EM EQUIPE

VISÃO DE FUTURO

VISÃO SISTÊMICA

Idiomas

 

INGLES

Compreensão
Intermediário
Escrita
Básico
Fala
Básico
Leitura
Intermediário

 

Áreas de Interesse

ASSESSORAMENTO DE DIRIGENTES

GESTÃO DE PESSOAS

GESTÃO DE PROCESSOS

GESTÃO DE PROJETOS

LOGÍSTICA

ORÇAMENTO E FINANÇAS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO OU SETORIAL

POLÍTICAS PÚBLICAS

AUDITORIA

CONTROLE INTERNO

ícone do sobre Sobre

Possui graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2004) e especialização em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP (2011). É servidor público federal desde 2005 - Analista Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Tem experiência em controle interno, correição, governança, integridade, orçamento público, gestão financeira, projetos de cooperação internacional, assessoramento de dirigentes, coordenação de processos interdisciplinares e de articulação entre atores para a formulação e implementação de políticas públicas, programas e projetos estratégicos, elaboração de normativos, gestão estratégica, compras públicas, gestão de contratos, gestão de pessoas, convênios, auditoria, controle interno, correição, logística, administração predial, gestão patrimonial e de estoques.

 

ícone de formação Formação

ESPECIALIZAÇÃO -
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
2010 - 2011 - Concluído
GRADUAÇÃO - ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS
2000 - 2004 - Concluído
 

ícone de experiência profissional Experiência Profissional

Chefe da Assessoria Especial de Controle Interno / CARGO COMISS. DE GERENCIA EXECUTIVA
Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
03/2023 - Atual
Atribuições: I - assessorar diretamente o Ministro de Estado nas áreas de controle, gestão de risco, transparência e integridade da gestão; II - assistir o Ministro de Estado no pronunciamento previsto no art. 52 da Lei nº 8.443, de 16 de julho de 1992; III - prestar orientação técnica ao Secretário-Executivo, aos gestores do Ministério e aos representantes indicados pelo Ministro de Estado em conselhos e comitês, nas áreas de controle, gestão de risco, transparência e integridade da gestão; IV - prestar orientação técnica e acompanhar os trabalhos das unidades do Ministério com vistas a subsidiar a elaboração da prestação de contas anual do Presidente da República e do relatório de gestão; V - prestar orientação técnica na elaboração e na revisão de normas internas e de manuais; VI - apoiar a supervisão ministerial das entidades vinculadas, em articulação com as respectivas unidades de auditoria interna, inclusive quanto ao planejamento e aos resultados dos trabalhos; VII - auxiliar na interlocução sobre assuntos relacionados à ética, à ouvidoria e à correição entre as unidades responsáveis no Ministério e os órgãos de controle interno e externo e de defesa do Estado; VIII - acompanhar processos de interesse do Ministério nos órgãos de controle interno e externo e de defesa do Estado; IX - acompanhar a implementação das recomendações da Controladoria-Geral da União e das deliberações do Tribunal de Contas da União, relacionadas ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e atender outras demandas provenientes dos órgãos de controle interno e externo, e de defesa do Estado; e X - apoiar as ações de capacitação nas áreas de controle, de gestão de riscos, de transparência e de integridade da gestão.
Analista Ambiental
Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
01/2023 - 03/2023
Analista Ambiental
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abast.
02/2022 - 01/2023
-Atribuições: I- realizar exclusivamente as atividades típicas de correição, como juízos de admissibilidade, diligências, exercício de atribuições de secretários ad hoc, atualização dos sistemas correcionais, participação em oitivas de testemunhas e interrogatórios por videoconferência, composição de comissões em Processo Administrativo Disciplinar - PAD, Processo de Responsabilização de Pessoas Jurídicas - PAR, Sindicância Acusatória - SINAC, Sindicância Patrimonial -SINPA, Sindicância Investigativa - SINVE e Investigação Preliminar de Responsabilização de Pessoas Jurídicas - IP; II- efetivar as ações de correição sob sua responsabilidade, observando o planejamento e as orientações da Corregedoria-Geral/MAPA; III- apoiar a realização das ações de capacitação, de prevenção, de integridade e de eventos pertinentes à seara correcional, organizados pela Corregedoria-Geral/MAPA; e IV- propor à Corregedoria/MAPA a implantação de projetos e atividades, objetivando a melhoria do desempenho das ações correcionais, diante das peculiaridades da região correspondente.
Analista Ambiental / Coordenador de Planejamento Correcional, Análise Preliminar e Capacitação
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abast.
11/2021 - 02/2022
- Designado Coordenador de Planejamento Correcional, Análise Preliminar e Capacitação do Gabinete da Corregedoria - Portaria 1.880, publicada em 04/11/2021. - Atribuições: I- controlar os prazos para remessa de informações e cumprimento de decisões do Poder Judiciário, bem como de outras solicitações emanadas do Poder Público; II- promover, coordenar e fomentar a realização de estudos e pesquisas, com vistas à produção e à disseminação do conhecimento na área correcional e a capacitação e desenvolvimento de pessoas; III- promover a gestão de pessoal, de documentos, processos, materiais e patrimônio da Corregedoria; IV- gerir o acervo centralizado de processos administrativos disciplinares promovendo sua adequada distribuição; V- gerir os processos encaminhados ao Julgamento da autoridade julgadora, determinando sua conclusão quando atingido todas suas funções; e VI- promover a gestão de pessoas, incluídos o recrutamento e a seleção, a capacitação, a alocação, o desenvolvimento, a administração e a avaliação de desempenho e do quadro funcional dos servidores lotados ou em exercício no Gabinete da Corregedoria.
Analista Ambiental / Assistente Intermediário
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abast.
04/2021 - 11/2021
- Designado Assistente Intermediário - Portaria nº 551, publicada em 05/04/2021. - Atribuições: I- apoiar a chefia de divisão no acompanhamento, orientação, treinamento e planejamento das Comissões de Processo Administrativo Disciplinar e as Comissões de Processo Administrativo de Responsabilização de Pessoa Jurídica. - Outras designações e atribuições: a) Designado Chefe da Divisão de Responsabilização de Agente Público Substituto - Portaria nº 776, publicada em 06/05/2021. - Atribuições: I- acompanhamento, orientação, treinamento e planejamento das Comissões de Processo Administrativo Disciplinar e as Comissões de Processo Administrativo de Responsabilização de Pessoa Jurídica.
Analista Ambiental / SERVIDOR PÚBLICO
Minist.da Agricultura,pecuaria e Abast.
11/2019 - 04/2021
- Atribuições: I- realizar exclusivamente as atividades típicas de correição, como juízos de admissibilidade, diligências, exercício de atribuições de secretários ad hoc, atualização dos sistemas correcionais, participação em oitivas de testemunhas e interrogatórios por videoconferência, composição de comissões em Processo Administrativo Disciplinar - PAD, Processo de Responsabilização de Pessoas Jurídicas - PAR, Sindicância Acusatória - SINAC, Sindicância Patrimonial -SINPA, Sindicância Investigativa - SINVE e Investigação Preliminar de Responsabilização de Pessoas Jurídicas - IP; II- efetivar as ações de correição sob sua responsabilidade, observando o planejamento e as orientações da Corregedoria-Geral/MAPA; III- apoiar a realização das ações de capacitação, de prevenção, de integridade e de eventos pertinentes à seara correcional, organizados pela Corregedoria-Geral/MAPA; e IV- propor à Corregedoria/MAPA a implantação de projetos e atividades, objetivando a melhoria do desempenho das ações correcionais, diante das peculiaridades da região correspondente.
Analista Ambiental / SERVIDOR PÚBLICO
Serviço Florestal Brasileiro
10/2019 - 11/2019
- Atribuições: I- atuar na gestão orçamentária e financeira dos recursos oriundos do Forest Investment Program (FIP), executado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e do Fundo Amazônia (gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES) para a execução do Inventário Florestal Nacional.
Analista Ambiental / Coordenador do Inventário Florestal Nacional
Serviço Florestal Brasileiro
08/2018 - 10/2019
- Nomeado Coordenador do Inventário Florestal Nacional - Portaria nº 74, publicada em 14/08/2018. - Atribuições: I- propor, coordenar, gerenciar, executar e efetuar o monitoramento técnico de programas e projetos, inclusive de cooperação técnica, científica e financeira, com entidades nacionais e internacionais no âmbito de suas competências; II- implementar o Inventário Florestal Nacional - IFN; III- propor acordos de cooperação técnica com instituições nacionais e internacionais para a implementação do inventário florestal nacional; IV- planejar e coordenar a execução da coleta e obtenção de dados, biofísicos, socioambientais e de unidades de paisagem do IFN, em parceria com estados e municípios; V- receber, organizar, armazenar, processar, analisar e disponibilizar os dados do IFN; VI- desenvolver e gerenciar sistemas de coleta, manutenção, atualização, e processamento de dados do Inventário Florestal Nacional e para disponibilização de informações quantitativas e qualitativas sobre as florestas e demais formas de vegetação; VII- realizar a capacitação de equipes, a avaliação e o controle de qualidade do IFN; VIII- integrar ao IFN dados e informações sobre inventários florestais regionais e estaduais; IX- atuar em parceria com herbários nacionais e internacionais para melhorar o conhecimento sobre a flora brasileira; X- organizar e produzir informações sobre a ocorrência e distribuição de espécies florestais e sobre os estoques de madeira, biomassa e carbono existentes nas florestas brasileiras; XI- sistematizar e produzir informações as florestas brasileiras; XII- desenvolver estudos e pesquisas sobre a ocorrência, situação e distribuição de recursos florestais, em nível local, regional e nacional; e XIII- atuar na gestão orçamentária e financeira dos recursos oriundos do Forest Investment Program (FIP), executado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e do Fundo Amazônia (gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES) para a execução do Inventário Florestal Nacional.
Analista Ambiental / SERVIDOR PÚBLICO
Serviço Florestal Brasileiro
05/2018 - 08/2018
- Atribuição: I- atuar na gestão orçamentária e financeira dos recursos oriundos do Forest Investment Program (FIP), executado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e do Fundo Amazônia (gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES) para a execução do Inventário Florestal Nacional.
Analista Ambiental / Superintendente Administrativo e Financeiro
Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial
07/2017 - 05/2018
- Atribuições: I- gerenciar a área administrativa da EMBRAPII por meio do planejamento e implementação de suas atividades; II- gerenciar a área de Recursos Humanos no que tange administração de pessoal, remuneração e benefícios, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, segurança do trabalho e patrimonial e eventos, objetivando o bem-estar dos funcionários, cumprimento às exigências legais e suprimento dos recursos humanos necessários. III- gerenciar e administrar os recursos financeiros da EMBRAPII; IV- orientar os gestores de contratos na fiscalização e execução dos contratos de acordo com as normas e procedimentos legais; V- ordenar despesas e atuar como procurador para prática de atos administrativos delegados; VI- elaborar relatórios gerenciais de prestação de contas ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), Ministério da Educação (MEC), Controladoria Geral da União (CGU), Conselho de Administração e Conselho Fiscal, por meio da análise quantitativa e qualitativa das informações dos contratos e congêneres, contabilidade, folha de pagamento e imobilizado, orçamento e planejamento da EMBRAPII; VII- assessorar a definição das políticas relacionadas a sua área de atuação; e VIII- assessorar e instrumentalizar a diretoria para tomada de decisões por meio de relatórios gerenciais afetos a área de atuação da superintendência.
Analista Ambiental / Chefe Coordenador
Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial
04/2014 - 07/2017
- Nomeado Chefe Coordenador em 08 de abril de 2014. - Atribuições: I- gerenciar a área administrativa da EMBRAPII por meio do planejamento e implementação de suas atividades; II- gerenciar a área de Recursos Humanos no que tange administração de pessoal, remuneração e benefícios, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, segurança do trabalho e patrimonial e eventos, objetivando o bem-estar dos funcionários, cumprimento às exigências legais e suprimento dos recursos humanos necessários. III- gerenciar as operações administrativas e financeiras realizadas, tais como as relacionadas à contas a pagar e a receber, tesouraria, controladoria, compras e contratos, gestão de pessoas e patrimonial; IV- gerenciar e administrar os recursos financeiros da EMBRAPII; V- gerenciar os processos de aquisição e/ou contratações de bens e serviços por meio de análises realizadas pela equipe e solicitações das demais áreas; VI- orientar os gestores de contratos na fiscalização e execução dos contratos de acordo com as normas e procedimentos legais; e VII- ordenar despesas e atuar como procurador para prática de atos administrativos delegados. - Outras designações e atuações: a) Atuação na elaboração de todas as normas administrativas necessárias para o funcionamento da recém criada Organização Social, a EMBRAPII, tais como regulamentos de compras, de contratação de colaboradores, de qualidade de vida no ambiente de trabalho e outras; e b) Designado Superintendente Administrativo e Financeiro Substituto da EMBRAPII em 02 de outubro de 2014.
Analista Ambiental / Coordenador-Geral de Recursos Logísticos
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
03/2011 - 04/2014
- Nomeado Coordenador-Geral de Recursos Logísticos - Portaria nº 102, publicada em 03/03/2011. - Atribuições: I - planejar, coordenar, executar e controlar as atividades relativas à aquisição de bens e contratação de serviços, execução orçamentária e financeira, administração de material e patrimônio, licitações e contratos, obras e serviços de engenharia, transporte, terceirização, telefonia e serviços gerais, administração e manutenção predial no âmbito da Administração Central do Ministério; II - executar as diretrizes emanadas do órgão central dos Sistemas Integrados de Administração de Serviços Gerais e Financeira, SIASG e SIAFI; III - orientar e expedir circulares às outras unidades do Ministério; IV - autorizar a abertura de procedimento para realizar contratação direta e licitação; V - submeter ao SPOA , dúvidas e questões de ordem jurídica, bem como os procedimentos licitatórios relativos às Compras e Contratos a serem encaminhados à Consultoria Jurídica do Ministério; VI - decidir, em segunda instância, sobre os recursos e representações interpostos em face das decisões das Comissões de Licitação e Pregoeiros; VII - reconhecer a inexigibilidade de licitação, cujo objeto seja de valor estimado igual ou superior ao fixado para Concorrência; e VIII - autorizar a alteração, reajuste, recomposição, reequilibro de preços e a prorrogação dos contratos celebrados no âmbito de sua competência. - Outras designações e participações: a) Designado Ordenador de Despesas da UG 240101 - Portaria nº 120, publicada em 15/03/2011; b) Membro titular do Grupo de Trabalho para revisar o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) 2011/2012 - Portaria nº 01, de 01/08/2012; c) Presidente da Comissão Gestora do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - CGPGLS/MCTI - Portaria nº 29, publicada em 14/12/2012; d) Membro titular do Grupo de Trabalho para elaborar o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) 2013/2015 - Portaria nº 01, de 26/02/2013; e) Membro suplente do Comitê Executivo de Tecnologia da Informação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - CETI/MCTI - Portaria nº 01, de 06/01/2014; f) Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração Substituto; e g) Membro suplente da Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública ¿ CISAP.
Analista Ambiental / Coordenador-Geral de Gestão de Pessoas
Ministério do Meio Ambiente
05/2010 - 03/2011
- Nomeado Coordenador-Geral de Gestão de Pessoas - Portaria 188, publicada em 27/05/2010. - Atribuições: I - planejar, coordenar, orientar e supervisionar as atividades de administração e desenvolvimento de recursos humanos no âmbito do Ministério; II - promover a elaboração de projetos relacionados com o desenvolvimento dos recursos humanos nos níveis estratégico, tático e operacional, e, se necessário, em articulação com instituições especializadas, bem como a estruturação e implementação de planos de carreiras; III - desenvolver ações que visem a promoção e o bem-estar físico, psíquico e social do servidor de sua família, objetivando a melhor qualidade e produtividade nos serviços prestados pelo Ministério aos usuários; IV - promover a concessão e a permanente atualização de direitos, vantagens e benefícios aos servidores do Ministério; V - coordenar, na condição de órgão setorial do SIPEC, quando for o caso, as ações dos órgãos seccionais na área de recursos humanos; VI - criar e estimular o desenvolvimento de ações que propiciem a valorização pessoal e profissional dos servidores, no âmbito do Ministério. - Outras designações e participações: a) Membro Titular do Comitê de Avaliação de Desempenho do Ministério do Meio Ambiente - CADMA/MMA; b) Designado Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração Substituto do Ministério do Meio Ambiente - Portaria 364, publicada em 21/09/2010; c) Realização do concurso público para provimento de vagas no cargo de Analista Ambiental da Carreira de Especialista em Meio Ambiente - Edital nº 1/MMA, de 24/11/2010; d)Formação do fórum permanente com os gestores das áreas de gestão de pessoas das vinculadas ao Ministério, com IBAMA, o ICMBIO, a ANA e o próprio MMA; e) Construção da Política de Desenvolvimento dos Servidores do Ministério do Meio Ambiente, que culminou na Portaria MMA nº 417 de 25/08/2011; e f) Realização do Levantamento de Necessidade de Capacitação - LNC, que deu origem ao Plano Anual de Capacitação-PAC.
Analista Ambiental / Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração Interino
Ministério do Meio Ambiente
01/2011 - 02/2011
- Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração Interino entre 01/01/2011 e 24/02/2011. - Atribuições: I- administrar, planejar, coordenar e supervisionar a execução das atividades relacionadas com os sistemas federais de orçamento, de administração financeira, de contabilidade, de recursos humanos, de serviços, de serviços gerais e de administração dos recursos de informação e informática, no âmbitodo Ministério; II- promover a articulação com os órgãos centrais dos sistemas federais referidos no inciso I e informar e orientar os órgãos e entidades vinculadas do Ministério quanto ao cumprimento das normas administrativas estabelecidas; III- coordenar, acompanhar e promover a elaboração e consolidação dos planos e programas das atividades de sua área de competência, seus orçamentos e alterações, e submetê-los à decisão superior; IV- desenvolver as atividades de execução orçamentária, financeira e contábil, no âmbito do Ministério; V- realizar tomadas de contas dos ordenadores de despesas e demais responsáveis por bens e valores públicos e de todo aquele que der causa a perda, extravio ou irregularidade que resulte em dano ao erário; VI- planejar, coordenar e supervisionar as atividades de administração e desenvolvimento de recursos humanos do Ministério; VII- implementar sistemas de informações necessários às ações do Ministério; VIII- planejar e definir padrões, diretrizes, normas e procedimentos relacionados com a administração dos recursos de informação e contratação de bens e serviços de informática, no âmbito dos órgãos e entidades do Ministério; e IX- promover a implementação de tecnologia de informações gerenciais.
Analista Ambiental / Chefe de Gabinete da Secretaria de Biodiversidade e Florestas
Ministério do Meio Ambiente
07/2009 - 05/2010
- Nomeado Chefe de Gabinete da Secretaria de Biodiversidade e Florestas - Portaria nº 235, publicada em 22/07/2009 - Atribuições: I- prestar assistência ao Secretário, no exercício de suas atribuições; II- elaborar e acompanhar a pauta de trabalho, audiências, viagens e demais atividades do Secretário; III- preparar e controlar o despacho do expediente do Secretário; IV- orientar e controlar a execução das atividades administrativas necessárias ao funcionamento da Secretaria; V- assistir ao Secretário em suas funções de representação; VI- responsável pela Unidade de Execução de Projetos e pela Coordenação Orçamentária e Financeira da Secretaria; VII- responsável pelos relatórios da Secretaria; e VIII- interlocutor da Secretaria com os órgãos de controle, interno e externo. - Outras designações: a) Designado Co-gestor nos atos de gestão orçamentária e financeira da UG 440069 - Portaria nº 321, publicada em 14/09/2009; e b) Delegada competência para praticar os atos de gestão necessários ao desembolso financeiro junto ao Kreditanstalt für Wiederaufbau-KfW - Portaria 384, publicada em 06/11/2009.
Analista Ambiental / Gerente de Projeto da Secretaria de Biodiversidade e Florestas
Ministério do Meio Ambiente
07/2007 - 07/2009
- Nomeado Gerente de Projeto da Secretaria de Biodiversidade e Florestas - Portaria nº 412, publicada em 13/07/2007. - Chefe de Gabinete Substituto da Secretaria de Biodiversidade e Florestas desde 29/06/2006 - Portaria nº 198. - Atribuições: I- prestar assistência ao Secretário, no exercício de suas atribuições; II- elaborar e acompanhar a pauta de trabalho, audiências, viagens e demais atividades do Secretário; III- preparar e controlar o despacho do expediente do Secretário; IV- orientar e controlar a execução das atividades administrativas necessárias ao funcionamento da Secretaria; V- assistir ao Secretário em suas funções de representação; VI- responsável pela Unidade de Execução de Projetos e pela Coordenação Orçamentária e Financeira da Secretaria; VII- responsável pelos relatórios da Secretaria; e VIII- interlocutor da Secretaria com os órgãos de controle, interno e externo. - Outras designações e participações: a) Designado Co-gestor substituto nos atos de gestão orçamentária e financeira da UG 440069 - Portaria nº 486, publicada em 13/09/2007; b) Designado para responder pelo expediente da Secretaria de Biodiversidade e Florestas no período de 29/09/2007 a 09/10/2007 - Portaria nº 512, publicada em 09/10/2007; c) Designado Ordenador de Despesas da UG 440069 - Portaria nº 73, publicada em 12/03/2008; d) Participação no Seminário Áreas Protegidas, em Washington, D.C, no período de 10 de julho a 03 agosto de 2009, publicado em 30/06/2009; e e) Designado membro titular da Secretaria de Biodiversidade e Florestas no Comitê de Avaliação de Desempenho-CADMA - Portaria nº 212, publicada em 09/07/2009.
Analista Ambiental / Coordenador Orçamentário e Financeiro da Secretaria de Biodiversidade e Florestas
Ministério do Meio Ambiente
08/2006 - 07/2007
- Nomeado Coordenador Orçamentário e Financeiro da Secretaria de Biodiversidade e Florestas - Portaria nº 79, publicada em 15/08/2006. - Chefe de Gabinete Substituto da Secretaria de Biodiversidade e Florestas desde 29/06/2006 - Portaria nº 198. - Atribuições: I- Gestão e execução dos Projetos de Cooperação Técnica Internacional; II- Gestão orçamentária e financeira da Secretaria; III- Interlocutor da Secretaria com os órgãos de controle, interno e externo; e IV- Responsável pelos relatórios da Secretaria. - Outras designações: a) Designado Coordenador Orçamentário e Financeiro do Projeto Manejo Integrado da Biodiversidade Aquática e dos Recursos Hídricos na Amazônia - AQUABIO - Portaria nº 33, publicada em 26/02/2007; e b) Designado membro do Comitê de Avaliação de Desempenho-CADMA - Portaria nº 46, publicada em 20/03/2007.
Analista Ambiental / Coordenador Orçamentário e Financeiro do PROBIO
Ministério do Meio Ambiente
03/2005 - 08/2006
- Atribuições: I- responsável por 114 convênios, entre vigentes e em prestação de contas, atos de gestão orçamentária e financeira, bem como a relação entre o Projeto e os órgãos de controle, interno e externo; e II- integrante da equipe formada para a realização da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP 8) que ocorreu em março de2006 na cidade de Curitiba. - Outras designações: a) Designado Gerente de Biodiversidade Substituto da Secretaria de Biodiversidade e Florestas - Portaria nº 126, publicada em 27/04/2006; b) Designado Co-gestor nos atos de gestão orçamentária e financeira da UG 440056 - Portaria nº 175, publicada em 01/06/2006; c) Designado Co-gestor nos atos de gestão orçamentária e financeira da UG 440069 - Portaria nº 190, publicada em 21/06/2006; d) Designado Chefe de Gabinete Substituto da Secretaria de Biodiversidade e Florestas - Portaria nº 198, publicada em 29/06/2006; e) Designado Co-gestor substituto nos atos de gestão orçamentária e financeira da UG 440075 - Portaria nº 241, publicada em 02/08/2006; e f) Designado Ordenador de Despesas substituto nos atos de gestão orçamentária e financeira da UG 440069 - Portaria nº 246, publicada em 11/08/2006.
 

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02/2023 - 02/2023
Concluído
ESCOPOS DE AUDITORIA COOPERATIVA
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
02/2023 - 02/2023
Concluído
ASSÉDIO MORAL: O QUE SABER E FAZER
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
02/2023 - 02/2023
Concluído
Tratamento de Denúncias em Ouvidoria
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA- ENAP
02/2023 - 02/2023
Concluído
PROTEÇÃO AO DENUNCIANTE E TRATAMENTO DE DENÚNCIAS EM OUVIDORIA
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
02/2023 - 02/2023
Concluído
Gestão de Riscos em Processos de Trabalho
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA- ENAP
02/2023 - 02/2023
Concluído
GESTÃO DE RISCOS EM PROCESSOS DE TRABALHO (SEGUNDO O COSO)
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
02/2023 - 02/2023
Concluído
PROVAS NO PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
01/2023 - 01/2023
Concluído
Provas no Processo Administrativo Disciplinar
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
01/2023 - 01/2023
Concluído
COMISSÃO DE PAR
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
01/2023 - 01/2023
Concluído
Comissão de PAR
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
01/2023 - 01/2023
Concluído
COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
01/2023 - 01/2023
Concluído
Comunicação não violenta
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
01/2023 - 01/2023
Concluído
Sindicância Patrimonial - SINPA
ENAGRO
01/2022 - 01/2022
Concluído
Treinamento no uso de software SA em Gestão Estratégica
ENAGRO
01/2022 - 01/2022
Concluído
Lei de Acesso à Informação no âmbito do MAPA
ENAGRO
12/2021 - 12/2021
Concluído
Treinamento no uso do software SA em Gestão de Projetos
ENAGRO
12/2021 - 12/2021
Concluído
SEMINÁRIO BRASIL-ESPANHA, ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS DE COMBATE À CORRUPÇÃO
CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO - CGU
06/2013 - 06/2013
Concluído
8º CONGRESSO BRASILEIRO DE PREGOEIROS
NEGÓCIOS PÚBLICOS
03/2013 - 03/2013
Concluído
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA 6ª EDIÇÃO
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
08/2009 - 03/2011
Concluído
SEMINÁRIO SOBRE POLÍTICA EXTERNA PARA ALTOS FUNCIONÁRIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
INSTITUTO RIO BRANCO - IRBR
10/2009 - 10/2009
Concluído
INTERCÂMBIO SOBRE ÁREAS PROTEGIDAS
SERVIÇO NACIONAL DE PARQUES DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA;
07/2009 - 07/2009
Concluído
Liderança e Gerenciamento
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
11/2008 - 11/2008
Concluído
GESTÃO POR RESULTADOS PARA A EFETIVIDADE DO DESENVOLVIMENTO NO BRASIL
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO
11/2008 - 11/2008
Concluído
LIDERANÇA E GERENCIAMENTO
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
11/2008 - 11/2008
Concluído
CURSO DE PROCEDIMENTOS E ROTINAS DE CONVÊNIOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
05/2008 - 05/2008
Concluído
ORÇAMENTO PÚBLICO: ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
12/2005 - 12/2005
Concluído
CONVÊNIOS: DA SOLICITAÇÃO À PRESTAÇÃO DE CONTAS
CENAP
12/2005 - 12/2005
Concluído
GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
07/2005 - 07/2005
Concluído
GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
07/2005 - 07/2005
Concluído
VI CURSO DE AUDITORIA GOVERNAMENTAL
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ORÇAMENTO PÚBLICO
07/2005 - 07/2005
Concluído
XVI CURSO SOBRE SIAFI OPERACIONAL
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ORÇAMENTO PÚBLICO
06/2005 - 06/2005
Concluído
III CURSO SOBRE SIAFI GERENCIAL
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ORÇAMENTO PÚBLICO
06/2005 - 06/2005
Concluído
II SEMINÁRIO DE EXECUÇÃO DE PROJETOS FINANCIADOS COM RECURSOS EXTERNOS
ESAF - ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA
05/2005 - 05/2005
Concluído
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CENAP
03/2002 - 03/2002
Concluído
ISO 9001:2000 - INTERPRETAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE REQUISITOS
CENAP
03/2002 - 03/2002
Concluído
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS
CENAP
11/2001 - 11/2001
Concluído
 

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INTEGRIDADE PÚBLICA - FUNDAMENTOS
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
Emissão: 27/02/2023
Integridade Pública - Fundamentos
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA- ENAP
Emissão: 27/02/2023
 

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Currículo gerado pelo Sistema Perfil Profissional - Sougov.br em 16/05/2025 às 02:47
Data da última atualização: 12/02/2025 às 14:51