HERMENEGILDO PIRES ALVES

SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL EFETIVO (P. EXECUTIVO) Cargo Público Efetivo: ANALISTA DO SEGURO SOCIAL Função/DAS: - Órgão de Exercício: INSTITUTO NACIONAL DE SEGURO SOCIAL Jornada: 40 Estabilidade: Servidor Estável Programa de Gestão: Não participa de Programa de Gestão
Foto pessoal

Competências Soft Skills

COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA

COORDENAÇÃO E COLABORAÇÃO EM REDE

ENGAJAMENTO DE PESSOAS E EQUIPES

TRABALHO EM EQUIPE

VISÃO SISTÊMICA

ÉTICA E INTEGRIDADE PÚBLICA

 

ícone do sobre Sobre

Profissional com experiência de 18 anos na função de gerente, tendo como diferencial o amplo suporte às equipes. Capaz de coordenar as atividades de controle de tarefas e produtividade com uma postura assertiva, visando o alcance das metas.

 

ícone de formação Formação

ESPECIALIZAÇÃO - PÓS GRADUAÇÃO: GESTÃO DE ESTRUTURAS DE ATENDIMENTO
UNIVERSIDADE GAMA FILHO
2010 - 2011 - Concluído
APERFEIÇOAMENTO - EDUCAÇÃO CONTINUADA: GESTÃO DE PROCESSOS
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS
2001 - 2003 - Concluído
GRADUAÇÃO - ADMINISTRAÇÃO
PONTIFICA UNIVERSIDADE CATOLICA DE SÃO PAULO
1990 - 1994 - Concluído
 

ícone de experiência profissional Experiência Profissional

SUPERINTENDENTE REGIONAL SUDESTE I
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL
07/2024 - Atual
GERENTE EXECUTIVO SÃO PAULO
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL
04/2022 - 07/2024
Atuação dentro das normas, políticas e diretrizes aplicáveis, visando promover um ambiente de trabalho seguro. Execução de tarefas diversas, valorizando a comunicação e a transparência a fim de entregar um serviço de excelência. Gestão da equipe de funcionários, atuando na liderança diária de uma equipe com 980 colaboradores. Desenvolvimento e implementação de estratégias e planos de melhoria do desempenho, visando o crescimento contínuo da equipe. Produção de relatórios de acompanhamento de metas, apresentando as informações à equipe junto a estratégias de melhorias e solução de problemas. Planejamento e execução das atividades diárias de acordo com os prazos definidos pelo Instituto, colaborando com o bom andamento das operações e a qualidade dos resultados. Criação de documentos e planilhas utilizando Microsoft Word e Excel, auxiliando na produção de comunicações e relatórios diversos. Identificação de problemas, analisando as informações disponíveis a fim de obter as melhores soluções. Realização de pesquisas e coleta de informações de diversas fontes, garantindo resultados precisos e embasados. Participação em treinamentos a fim de atualizar os conhecimentos na área e impulsionar o desenvolvimento profissional, obtendo maior produtividade. Adesão aos protocolos de segurança contra a COVID, incluindo distanciamento social, uso de máscara e álcool gel. Unificação de quatro Gerencias Executivas da Capital (Norte, Sul, Leste, Centro) com reorganização de cargos e redistribuição de tarefas.
GERENTE EXECUTIVO INSS REGIÕES CENTRO E SUL SÃO PAULO
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL
02/2020 - 03/2022
Atuação dentro das normas, políticas e diretrizes aplicáveis, visando promover um ambiente de trabalho seguro. Execução de tarefas diversas, valorizando a comunicação e a transparência a fim de entregar um serviço de excelência. Gestão da equipe de funcionários, atuando na liderança diária de uma equipe com 600 colaboradores. Desenvolvimento e implementação de estratégias e planos de melhoria do desempenho, visando o crescimento contínuo da equipe. Produção de relatórios de acompanhamento de metas, apresentando as informações à equipe junto a estratégias de melhorias e solução de problemas. Planejamento e execução das atividades diárias de acordo com os prazos definidos pelo Instituto, colaborando com o bom andamento das operações e a qualidade dos resultados. Criação de documentos e planilhas utilizando Microsoft Word e Excel, auxiliando na produção de comunicações e relatórios diversos. Identificação de problemas, analisando as informações disponíveis a fim de obter as melhores soluções. Realização de pesquisas e coleta de informações de diversas fontes, garantindo resultados precisos e embasados. Participação em treinamentos a fim de atualizar os conhecimentos na área e impulsionar o desenvolvimento profissional, obtendo maior produtividade. Adesão aos protocolos de segurança contra a COVID, incluindo distanciamento social, uso de máscara e álcool gel. Unificação de duas gerências executivas como plano piloto para unificação de toda a capital
GERENTE EXECUTIVO INSS REGIÃO SUL SÃO PAULO
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL
03/2017 - 02/2020
Atuação dentro das normas, políticas e diretrizes aplicáveis, visando promover um ambiente de trabalho seguro. Execução de tarefas diversas, valorizando a comunicação e a transparência a fim de entregar um serviço de excelência. Gestão da equipe de funcionários, atuando na liderança diária de uma equipe com 400 colaboradores. Desenvolvimento e implementação de estratégias e planos de melhoria do desempenho, visando o crescimento contínuo da equipe. Produção de relatórios de acompanhamento de metas, apresentando as informações à equipe junto a estratégias de melhorias e solução de problemas. Planejamento e execução das atividades diárias de acordo com os prazos definidos pelo Instituto, colaborando com o bom andamento das operações e a qualidade dos resultados. Criação de documentos e planilhas utilizando Microsoft Word e Excel, auxiliando na produção de comunicações e relatórios diversos. Identificação de problemas, analisando as informações disponíveis a fim de obter as melhores soluções. Realização de pesquisas e coleta de informações de diversas fontes, garantindo resultados precisos e embasados. Participação em treinamentos a fim de atualizar os conhecimentos na área e impulsionar o desenvolvimento profissional, obtendo maior produtividade. Adesão aos protocolos de segurança contra a COVID, incluindo distanciamento social, uso de máscara e álcool gel.
GERENTE DE AGÊNCIA TIPO A VILA MARIANA/SÃO PAULO
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL
01/2015 - 07/2017
Cadastro e atualização de dados no sistema de beneficio, contribuindo para a organização dos processos. Atuação dentro das normas, políticas e diretrizes aplicáveis, visando promover um ambiente de trabalho seguro. Execução de tarefas diversas, valorizando a comunicação e a transparência a fim de entregar um serviço de excelência. Analise de processos de benefícios tais como Aposentadorias, Pensões, Salários maternidade e Auxílios Doença Gestão da equipe de funcionários, atuando na liderança diária de uma equipe com 56 colaboradores. Desenvolvimento e implementação de estratégias e planos de melhoria do desempenho, visando o crescimento contínuo da equipe. Atuação no setor de atendimento, sendo capaz de manter a calma e a cordialidade mesmo em momentos de estresse, buscando encontrar soluções satisfatórias aos problemas. Produção de relatórios de acompanhamento de metas, apresentando as informações à equipe junto a estratégias de melhorias e solução de problemas. Planejamento e execução das atividades diárias de acordo com os prazos definidos pelo Instituto, colaborando com o bom andamento das operações e a qualidade dos resultados.
GERENTE DE AGÊNCIA TIPO B VITAL BRASIL/SÃO PAULO
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL
04/2010 - 01/2015
Cadastro e atualização de dados no sistema de beneficio, contribuindo para a organização dos processos. Atuação dentro das normas, políticas e diretrizes aplicáveis, visando promover um ambiente de trabalho seguro. Execução de tarefas diversas, valorizando a comunicação e a transparência a fim de entregar um serviço de excelência. Analise de processos de benefícios tais como Aposentadorias, Pensões, Salários maternidade e Auxílios Doença Gestão da equipe de funcionários, atuando na liderança diária de uma equipe com 35colaboradores. Desenvolvimento e implementação de estratégias e planos de melhoria do desempenho, visando o crescimento contínuo da equipe. Atuação no setor de atendimento, sendo capaz de manter a calma e a cordialidade mesmo em momentos de estresse, buscando encontrar soluções satisfatórias aos problemas. Produção de relatórios de acompanhamento de metas, apresentando as informações à equipe junto a estratégias de melhorias e solução de problemas. Planejamento e execução das atividades diárias de acordo com os prazos definidos pelo Instituto, colaborando com o bom andamento das operações e a qualidade dos resultados. Coordenação de implantação de serviços de reabilitação profissional, perícia médica e avaliação social.
GERENTE DE AGÊNCIA TIPO B ELDORADO/SÃO PAULO
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL
08/2006 - 04/2010
Cadastro e atualização de dados no sistema de beneficio, contribuindo para a organização dos processos. Atuação dentro das normas, políticas e diretrizes aplicáveis, visando promover um ambiente de trabalho seguro. Execução de tarefas diversas, valorizando a comunicação e a transparência a fim de entregar um serviço de excelência. Analise de processos de benefícios tais como Aposentadorias, Pensões, Salários maternidade e Auxílios Doença Gestão da equipe de funcionários, atuando na liderança diária de uma equipe com 35 colaboradores. Desenvolvimento e implementação de estratégias e planos de melhoria do desempenho, visando o crescimento contínuo da equipe. Atuação no setor de atendimento, sendo capaz de manter a calma e a cordialidade mesmo em momentos de estresse, buscando encontrar soluções satisfatórias aos problemas. Produção de relatórios de acompanhamento de metas, apresentando as informações à equipe junto a estratégias de melhorias e solução de problemas. Planejamento e execução das atividades diárias de acordo com os prazos definidos pelo Instituto, colaborando com o bom andamento das operações e a qualidade dos resultados.
GERENTE DE AGÊNCIA TIPO C ITAPECERICA DA SERRA
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL
06/2004 - 08/2006
Cadastro e atualização de dados no sistema de beneficio, contribuindo para a organização dos processos. Atuação dentro das normas, políticas e diretrizes aplicáveis, visando promover um ambiente de trabalho seguro. Execução de tarefas diversas, valorizando a comunicação e a transparência a fim de entregar um serviço de excelência. Analise de processos de benefícios tais como Aposentadorias, Pensões, Salários maternidade e Auxílios Doença Gestão da equipe de funcionários, atuando na liderança diária de uma equipe com 25 colaboradores. Desenvolvimento e implementação de estratégias e planos de melhoria do desempenho, visando o crescimento contínuo da equipe. Atuação no setor de atendimento, sendo capaz de manter a calma e a cordialidade mesmo em momentos de estresse, buscando encontrar soluções satisfatórias aos problemas. Produção de relatórios de acompanhamento de metas, apresentando as informações à equipe junto a estratégias de melhorias e solução de problemas. Planejamento e execução das atividades diárias de acordo com os prazos definidos pelo Instituto, colaborando com o bom andamento das operações e a qualidade dos resultados.
ANALISTA DO SEGURO SOCIAL
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL
06/2003 - 05/2004
Cadastro e atualização de dados no sistema de beneficio, contribuindo para a FORMAÇÃO ACADÊMICA organização dos processos. Atuação dentro das normas, políticas e diretrizes aplicáveis, visando promover um ambiente de trabalho seguro. Execução de tarefas diversas, valorizando a comunicação e a transparência a fim de entregar um serviço de excelência. Analise de processos de benefícios tais como Aposentadorias, Pensões, Salários maternidade e Auxílios Doença.
EMPRESÁRIO
ADEGA HENRIQUE SCHAUMANN DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS
06/1995 - 11/2001
Controle das operações de rotina, mantendo em funcionamento as atividades que se mostrassem lucrativas para a empresa. Motivação das equipes de trabalho, desenvolvendo ações que estimulassem a produtividade dos colaboradores, prezando pela qualidade das atividades. Elaboração de redes de contatos, visando firmar parcerias com outras empresas em busca de novas oportunidades de negócios. Participação em eventos e feiras de empreendedorismo, realizando demonstrações dos serviços para dar mais visibilidade ao negócio. Criação de soluções para problemas administrativos, encontrando maneiras de evitar despesas desnecessárias a fim de contribuir para a redução de gastos. Planejamento, organização, direção e controle das atividades de apoio administrativo e financeiro, incluindo elaboração de documentos e relatórios, tesouraria e controle das contas a pagar e a receber, com criatividade e responsabilidade para garantir a saúde econômica da empresa.
GERENTE FINANCEIRO
HOSPITAL SANTA LUCINDA
01/1993 - 06/1996
Gerenciamento do setor financeiro da empresa, apresentando relatórios diários separando dados por item de custo, de forma a garantir a visão do todo e permitir decisões futuras mais certeiras. Liderança do preparo do orçamento da empresa, desenvolvendo relacionamentos com outros departamentos, discutindo os planos estabelecidos pela diretoria e determinando acordos sobre os objetivos futuros. Participação no processo de contratação de funcionários do departamento financeiro ou contábil, sugerindo promoções e realizando treinamentos, bem como decidindo sobre desligamentos quando necessário, com foco nos melhores resultados. Gestão de procedimentos internos de compras de insumos e materiais médicos, assegurando o lançamento das notas fiscais e registrando os processos no sistema. Gestão de processos internos das áreas de Contabilidade, Finanças, Recursos Humanos, entre outros, de forma a definir planos e programas relacionados à previsão de receitas e financiamentos.
ESTAGIÁRIO
FUNDAÇÃO SÃO PAULO
02/1992 - 12/1992
Elaboração de relatórios de apresentação dos resultados a fim de facilitar o processo de tomada de decisão da gerência. Colaboração com os demais departamentos da empresa a fim de implementar novos planos de melhoria e mudanças. Recomendação de melhorias para procedimentos operacionais, sistemas de documentação e controle de registros. auditoria dos processos administrativos relativos a PUC São Paulo
ESTAGIÁRIO
AUTOLATINA JOINT VENTURE
02/1991 - 12/1991
Elaboração de relatórios de apresentação dos resultados a fim de facilitar o processo de tomada de decisão da gerência. Colaboração com os demais departamentos da empresa a fim de implementar novos planos de melhoria e mudanças. Análise do desempenho operacional a fim de identificar os pontos negativos e oferecer soluções práticas à gerência.
 

ícone de cursos e certificações Cursos

ATELIÊ DE ESCRITA CIENTÍFICA: USOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM PESQUISA CIENTÍFICA
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
08/2024 - 08/2024
Concluído - Carga Horária: 2 Hrs
GERÊNCIA DE PROJETOS - TEORIA E PRÁTICA - TURMA 1.5/2011
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
06/2011 - 07/2011
Concluído - Carga Horária: 40 Hrs
ATENDIMENTO AO CIDADÃO
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
07/2007 - 07/2007
Concluído - Carga Horária: 20 Hrs
ATENDIMENTO AO CIDADÃO
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
07/2007 - 07/2007
Concluído - Carga Horária: 20 Hrs
OFICINA DE DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
11/2006 - 11/2006
Concluído - Carga Horária: 20 Hrs
ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSOS (35H)
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
10/2006 - 10/2006
Concluído - Carga Horária: 35 Hrs
 
 

ícone de email Contato

Email Institucional: HERMENEGILDO.ALVES@INSS.GOV.BR

 
As informações deste currículo são autodeclaratórias, sendo responsabilidade exclusiva de quem as declara comprovar a veracidade e a autenticidade. Tenho ciência de que a prestação de informações falsas ou diversas das que deviam ser escritas são passíveis de responsabilização administrativa, cível e criminal.
Currículo gerado pelo Sistema Perfil Profissional - Sougov.br em 02/08/2025 às 08:14
Data da última atualização: 25/06/2025 às 10:28