GABRIEL COELHO SQUEFF

Sexo: MASCULINO Raça/Cor: BRANCA Pessoa com deficiência: Não
Cargo Público Efetivo: TECNICO DE PLANEJAMENTO E PESQUISA Função/DAS: FUNCÃO COMISSIONADA EXECUTIVA - DIRETOR(A) DE PROGRAMA Órgão de Exercício: MIN GESTAO E INOV EM SERV PUBLICOS Jornada: 40 Estabilidade:
Foto pessoal

Conhecimentos Técnicos

E-VIEWS ícone de ferramenta

LATEX ícone de ferramenta

WEKA ícone de ferramenta

R ícone de ferramenta

Competências Soft Skills

COMUNICAÇÃO

COORDENAÇÃO E COLABORAÇÃO EM REDE

ENGAJAMENTO DE PESSOAS E EQUIPES

MENTALIDADE DIGITAL

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM BASE DE DADOS

TRABALHO EM EQUIPE

VISÃO SISTÊMICA

Idiomas

 

ESPANHOL

Compreensão
Avançado
Escrita
Básico
Fala
Avançado
Leitura
Avançado

 

INGLES

Compreensão
Avançado
Escrita
Avançado
Fala
Avançado
Leitura
Avançado

 

Áreas de Interesse

EMPRESAS ESTATAIS

POLÍTICAS PÚBLICAS

GESTÃO PÚBLICA

MACROECONOMIA

ECONOMIA DA SAÚDE

ícone de outros cargos Outros Cargos Efetivos

TECNICO DE PLANEJAMENTO E PESQUISA
Função/DAS: - Lotação: INSTITUTO DE PESQUISA ECONOMICA APLICADA Jornada: 40 Estabilidade: Servidor Estável

ícone do sobre Sobre

Natural de São Paulo/SP, é técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ¿ Ipea desde 2010, no qual atuou como pesquisador, chefe de divisão e coordenador. Trabalhou como economista na CPM (2004-2005), analista financeiro no Departamento de Relações com Investidores da Neoenergia (2007-2008), analista de projetos no Departamento de Venture Capital e no Departamento de Indústria da Finep (2007-2008), assessor e subchefe adjunto de política econômica na Casa Civil da Presidência da República (2015-2016), consultor sênior do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento ¿ PNUD (2021-2022) e coordenador-geral e diretor substituto do Departamento de Economia e Desenvolvimento em Saúde do Ministério da Saúde (2023-2025). Atualmente é assessor na Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (SEST/MGI).

 

ícone de formação Formação

DOUTORADO - CIÊNCIA POLÍTICA
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB
2018 - 2023 - Concluído
MESTRADO - CIÊNCIAS ECONÔMICAS
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
2006 - 2009 - Concluído
GRADUAÇÃO - CIÊNCIAS ECONÔMICAS
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
2000 - 2004 - Concluído
 

ícone de experiência profissional Experiência Profissional

Gerente de Projeto (FCE 3.13) do Gabinete da SEST / CARGO COMISSIONADO DE ASSESSORIA
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
03/2025 - Atual
Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais - SEST - atividades: - Elaboração de indicadores, informações e relatórios sobre as empresas estatais federais
Coordenador-Geral de Informações em Economia da Saúde (FCE 1.13) / FUNCAO COMISSIONADA DO PODER EXECUTIVO
Ministério da Saúde
06/2023 - 03/2025
Departamento de Economia e Desenvolvimento em Saúde (DESID) - atividades: - Coordenação de sistemas de informação em orçamento, preços e custos - Supervisão de notas técnicas, pareceres e relatórios - Diretor Substituto
Assessor (FCE 2.13) / FUNCAO COMISSIONADA DO PODER EXECUTIVO
Presidência da República
03/2023 - 06/2023
Secretaria Especial de Análise Governamental (SAG) - atividades: - Notas técnicas e pareceres sobre diversos projetos de lei e decretos presidenciais
Técnico de Planejamento e Pesquisa
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
05/2021 - 03/2023
Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (DISOC) - atividades desenvolvidas: - Artigos de pesquisa aplicada - Elaboração de bancos de dados
Técnico de Planejamento e Pesquisa
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
05/2016 - 03/2018
Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais, de Inovação, Regulação e Infraestrutura (DISET) - atividades desenvolvidas: - Artigos de pesquisa aplicada - Elaboração de bancos de dados
Subchefe Adjunto (DAS 101.5) / DIRECAO E ASSESSORAMENTO SUPERIOR
Presidência da República
02/2016 - 05/2016
Subchefia Adjunta de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais (SAG) - atividades: - Coordenação da Subchefia Adjunta de Política Macroeconômica - Notas técnicas e pareceres sobre diversos projetos de lei e decretos presidenciais - Relatórios econômicos - Representante da Casa Civil no Conselho Curador do FGTS e nas instâncias de apoio da CAMEX
Assessor (DAS 102.4) / DIRECAO E ASSESSORAMENTO SUPERIOR
Presidência da República
05/2015 - 02/2016
Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais (SAG) - atividades: - Notas técnicas e pareceres sobre diversos projetos de lei e decretos presidenciais - Relatórios econômicos - Representante da Casa Civil no Conselho Curador do FGTS e nas instâncias de apoio da CAMEX
Coordenador de Estudos em Regimes Monetário e Cambial (DAS 101.3) / DIRECAO E ASSESSORAMENTO SUPERIOR
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
05/2014 - 05/2015
Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (DIMAC) - atividades: - Coordenação das atividades de pesquisa aplicada em regimes monetário e cambial - Artigos de pesquisa aplicada - Elaboração de bancos de dados
Chefe de Divisão de Estudos em Crescimento, Distribuição de Renda e Desenvolvimento (DAS 101.2) / DIRECAO E ASSESSORAMENTO SUPERIOR
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
03/2013 - 05/2014
Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (DIMAC) - atividades: - Coordenação das atividades de pesquisa aplicada da coordenação de crescimento, distribuição de renda e desenvolvimento - Artigos de pesquisa aplicada - Elaboração de bancos de dados
Técnico de Planejamento e Pesquisa
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
04/2010 - 03/2012
Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (DIMAC) - atividades desenvolvidas: - Artigos de pesquisa aplicada - Elaboração de bancos de dados
Analista de Projetos
Financiadora de Estudos e Projetos - Finep
03/2008 - 04/2010
Departamento de Venture Capital - atividades: - Acompanhamento do desempenho financeiro e operacional de Fundos de Investimento em Participações (FIP) e em Fundos Mútuos de Investimentos em Empresas Emergentes (FMIEE) - Elaboração de pareceres e notas técnicas - Representante da Finep nas reuniões ordinárias e extraordinárias dos fundos Departamento de Indústria - atividades: - Análise de projetos de financiamento - Elaboração de pareceres e notas técnicas
Analista Econômico-Financeiro
Neoenergia
07/2007 - 03/2008
Departamento de Relações com Investidores - atividades: - Estruturação de projetos de financiamento (project finance) - Captação de recursos junto à Finep e ao BNDES - Monitoramento de desembolso financeiro
Professor substituto
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
03/2006 - 07/2007
Disciplinas ministradas: - Introdução à Economia - Introdução à Economia Brasileira
Economista
CPM
01/2004 - 03/2005
Departamento financeiro - atividades: - Folha de pagamento - Fluxo de caixa - Relacionamento com clientes - Indicadores de desempenho
 

ícone de cursos e certificações Cursos

SEMINÁRIO INTERNACIONAL CAPACIDADES ESTATAIS: DO CONCEITO À APLICAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
04/2025 - 04/2025
Concluído - Carga Horária: 3 Hrs
APLICAÇÃO DO POWER BI PARA APRIMORAMENTO DA GESTÃO
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
03/2025 - 04/2025
Concluído - Carga Horária: 25 Hrs
CONCEITOS BÁSICOS DE FINANÇAS E CONTABILIDADE PARA EMPRESAS ESTATAIS
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
03/2025 - 04/2025
Concluído - Carga Horária: 20 Hrs
ÉTICA E SERVIÇO PÚBLICO
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
08/2008 - 09/2008
Concluído - Carga Horária: 20 Hrs
 
 

ícone de email Contato

Telefone: 61-996062388

Email Institucional: gabriel.squeff@gestao.gov.br

 
As informações deste currículo são autodeclaratórias, sendo responsabilidade exclusiva de quem as declara comprovar a veracidade e a autenticidade. Tenho ciência de que a prestação de informações falsas ou diversas das que deviam ser escritas são passíveis de responsabilização administrativa, cível e criminal.
Currículo gerado pelo Sistema Perfil Profissional - Sougov.br em 15/12/2025 às 19:39
Data da última atualização: 02/06/2025 às 10:16