Sobre
Clarissa Malinverni é formada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Administração Pública pela Columbia University (SIPA). Possui 16 anos de experiência no terceiro setor e atua atualmente como Gerente de Projeto na Secretaria Executiva do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Foi Diretora de Mobilização da Fundação Lemann, onde liderou a estratégia de advocacy e de relacionamento institucional, com foco na geração de impacto em escala. Desde 2014, exerce funções de gestão de equipes e coordenação de iniciativas complexas. Atuou na Comunitas, liderando projetos de governança compartilhada com governos locais; no CIEDS, conduzindo processos de participação comunitária e empoderamento de mulheres; e no Instituto Fernand Braudel, em iniciativas de leitura e engajamento educacional. Tem experiência consolidada em articulação intersetorial, mobilização, desenho de estratégias de longo prazo.
Experiência Profissional
Diretora
Fundação Lemann
01/2024 -
Atual
Gestão da equipe de relações governamentais e advocacy, responsável por toda a elaboração
e implementação das estratégias de incidência junto a governos estaduais, municipais e federal, bem como com Congresso Nacional, em prol do avanço de agendas estratégicas para a organização nos temas de educação e lideranças. Elaboração e monitoramento das estratégias de relacionamento e engajamento de atores prioritários e gestão de parceiros institucionais.
Gerente
Fundação Lemann
03/2022 -
12/2023
Articulação e fortalecimento das organizações do ecossistema da Fundação Lemann; desenho e estruturação de estratégias de longo prazo e viabilização das condições para entrega dos resultados em escala; captação e manutenção de relacionamento com parceiros e coinvestidores; gestão de portfólio de projetos, orçamento e equipe; representação institucional como porta-voz da organização nos temas relacionados à gestão de lideranças
no setor público.
Coordenadora
Fundação Lemann
09/2018 -
02/2022
Gestão e articulação de parcerias com governos, gestão de equipe, acompanhamento e monitoramento de impacto, gestão de contratos e fornecedores, organização de eventos
e reuniões, coordenação da secretaria executiva do Movimento Pessoas à Frente, gestão orçamentária e elaboração de relatórios, amplo trabalho de advocacy e mobilização e de diferentes setores, incluindo parlamentares, sindicatos, gestores públicos, organizações do
terceiro setor e academia.
Gerente do Programa Juntos
Comunitas
04/2013 -
08/2017
Articulação da rede de parceiros, gestão de equipe e de projetos em parceria com governos, especialmente em estados e municípios; gestão de contratos e fornecedores; apoio à captação de recursos; produção de materiais institucionais e relatórios; organização de eventos e reuniões.
Analista de Projetos
CIEDS - Projeto Mulher Atuação
08/2011 -
03/2013
Apoio à realização de oficinas de formação e de processos participativos e comunitários,
gestão, planejamento e acompanhamento de projeto, monitoramento e articulação dos
beneficiários, mapeamento e animação de rede, organização de eventos.
Assistente de Projetos
Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial
05/2010 -
11/2011
Gestão e acompanhamento de projeto Círculos de Leitura, apoio à captação de recursos, elaboração de relatórios, coordenação de grupos de discussão, redação e revisão dos textos de apoio, mediação com as escolas e multiplicadores do projeto
Estação Ciência da USP ¿ Projeto Clicar
04/2009 -
07/2011
Planejamento e realização de atividades e oficinas educativas com crianças e adolescentes
em situação de rua.
Estagiária
Instituto de Saúde Sec Estadual de São Paulo
04/2008 -
03/2009
Levantamento bibliográfico, produção de resenhas e resumos para subsidiar pesquisa sobre o direito à saúde sexual e reprodutiva das e dos adolescentes no Brasil, a fim apoiar a elaboração de políticas públicas na área, sob a orientação da Profa. Dra. Kátia Cibelle Machado Pirotta.
Cursos
SEMINÁRIO SOBRE A AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DAS COTAS NO SERVIÇO PÚBLICO (LEI Nº 12.990/2014L)
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
05/2023 - 05/2023
Concluído
- Carga Horária: 4 Hrs
PALESTRA: USOS POTENCIAIS DE DADOS ADMINISTRATIVOS E SURVEYS COM SERVIDORES PÚBLICOS PARA O APRIMOR
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
11/2022 - 11/2022
Concluído
- Carga Horária: 2 Hrs
SEMANA DE INOVAÇÃO 2021
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
11/2021 - 11/2021
Concluído
- Carga Horária: 30 Hrs
FRONTEND COM DANIEL GERSON: INOVAÇÃO EM GESTÃO DE PESSOAS
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
02/2021 - 02/2021
Concluído
- Carga Horária: 1 Hr
As informações deste currículo são autodeclaratórias, sendo responsabilidade exclusiva de quem as declara comprovar a veracidade e a autenticidade. Tenho ciência de que a prestação de informações falsas ou diversas das que deviam ser escritas são passíveis de responsabilização administrativa, cível e criminal.
Currículo gerado pelo Sistema Perfil Profissional - Sougov.br em 05/12/2025 às 07:13
Data da última atualização: 03/11/2025 às 16:04