ANA PAULA TORRES

SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL EFETIVO (P. EXECUTIVO) Cargo Público Efetivo: Função/DAS: FUNCÃO COMISSIONADA EXECUTIVA - ASSISTENTE Órgão de Exercício: PRESIDENCIA DA REPUBLICA Jornada: 40 Estabilidade: Programa de Gestão: Não participa de Programa de Gestão
Foto pessoal

Conhecimentos Técnicos

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, GESTÃO PÚBLICA, E GESTÃO DE PROJETOS NO SETOR PÚBLICO

GESTÃO ESTRATÉGICA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Competências Soft Skills

COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA

ENGAJAMENTO DE PESSOAS E EQUIPES

GERAÇÃO DE VALOR PARA OS USUÁRIOS

GESTÃO PARA RESULTADOS

ORIENTAÇÃO POR VALORES ÉTICOS

VISÃO SISTÊMICA

Idiomas

 

INGLES

Compreensão
Intermediário
Escrita
Básico
Fala
Básico
Leitura
Intermediário

 

ESPANHOL

Compreensão
Intermediário
Escrita
Básico
Fala
Nenhum
Leitura
Intermediário

 

Áreas de Interesse

ADMINISTRAÇÃO

GESTÃO ESTRATÉGICA

PROJETOS

ícone do sobre Sobre

Doutorado e Mestrado em Educação Escolar; Especialização em Planejamento e Gestão Municipal e graduação em Administração Pública. Experiência nas áreas de administração pública, gestão orçamentária e financeira, financiamento da educação e planejamento estratégico. Integra a carreira de Especialista em Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Como Assessora Técnica para Assuntos de Gestão Estratégica e Governança atuou na implementação do plano estratégico, monitoramento de indicadores e acompanhamento do escritório de processos e projetos. Na Coordenação de Operacionalização do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação exerceu atividades de assessoramento em financiamento educacional, análise e proposição de projetos de lei, decretos e elaboração de notas técnicas e pareceres. Na Subchefia Adjunta de Políticas Sociais da CC/PR atuou no monitoramento de projetos prioritários do Governo Federal.

 

ícone de formação Formação

DOUTORADO - EDUCAÇÃO ESCOLAR
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA-UNESP
2016 - 2020 - Concluído
MESTRADO - EDUCAÇÃO ESCOLAR
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA-UNESP
2002 - 2005 - Concluído
ESPECIALIZAÇÃO - ESPECIALIZAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO MUNICIPAL
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA-UNESP
1998 - 2000 - Concluído
GRADUAÇÃO - BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS - UNESP - CAMPUS DE ARARAQUARA
1993 - 1996 - Concluído
 

ícone de experiência profissional Experiência Profissional

Subchefia de Articulação e Monitoramento (SAM) / CARGO COMISSIONADO DE ASSISTENCIA
Presidência da República
07/2021 - Atual
Monitorar a execução dos projetos prioritários do Governo Federal nas áreas de educação, saúde e assistência social; Participar de reuniões técnicas de articulação e acompanhamento dos programas e projetos de destaque com órgãos setoriais; Elaborar relatórios gerenciais, respostas técnicas, textos para mensagem presidencial e planilhas de controle do desempenho de projetos; Acompanhar a execução orçamentária e financeira dos projetos prioritários do Governo federal da área social via SIOP; Realizar análises, pareceres técnicos e apresentação da situação dos projetos para subsidiar a tomada de decisão da subchefia adjunta; Organizar apresentações, atualizar informações dos projetos prioritários no sistema Governa da Casa Civil.
Especialista em Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais / Servidor
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
08/2020 - 07/2021
Elaborar minutas do projeto de lei para regulamentação do novo Fundo e do Sistema de Informações sobre os orçamentos públicos em educação - Siope; Revisar normativos, manuais de operacionalização do Fundo e cursos de EAD; Elaborar respostas técnicas para órgãos de controle e atendimento aos entes federados; Monitorar indicadores de financiamento da educação, elaborar textos para relatório de gestão e planilhas de controle; Assessorar coordenadores nos assuntos inerentes à área de atuação.
Especialista em Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais / Assessora Técnica para Assuntos de Planejamento Estratégico e Governança
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
07/2012 - 10/2018
Assessorar dirigentes da autarquia nas atividades de planejamento estratégico institucional, gestão de projetos e desenvolvimento organizacional; Orientar unidades administrativas sobre metodologias aplicadas ao desdobramento da estratégia e ao monitoramento de objetivos, indicadores e metas; Elaborar manuais, relatórios técnicos, de gestão e de acompanhamento do desempenho de metas institucionais; Acompanhar e apurar o desempenho dos indicadores estratégicos para pagamento da gratificação institucional dos servidores da autarquia; Elaborar termos de referência para contratação de serviços de consultoria especializada nas áreas de projetos e processos; projetos de cooperação técnica internacional com Unesco e MEC; Analisar e emitir parecer técnico dos produtos de consultoria nas áreas de gestão de processos, projetos e estratégia; Coordenar atividades de capacitação de servidores sobre temáticas afetas ao planejamento estratégico (desdobramento da estratégia, criação de indicadores e metas, elaboração de projetos, mapeamento de processos das unidades), controle interno e governança.
Coordenação-Geral de Operacionalização do Fundeb / Especialista em Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
04/2008 - 06/2012
Elaborar notas técnicas, pareceres, despachos e orientações sobre a operacionalização do Fundeb aos entes federados e órgãos de fiscalização e controle; Realizar capacitação e apoio técnico aos entes federados e às instâncias de controle social responsáveis pelo acompanhamento, fiscalização e controle dos recursos do Fundeb; Encaminhar denúncias de irregularidades aos órgãos responsáveis pela apuração; Acompanhar a execução orçamentária e financeira da complementação da União aos entes federados; Redigir textos técnicos sobre a execução financeira do Fundo para integrar relatórios institucionais e de gestão; Realizar análises técnicas e planilhas de controle sobre a aplicação de recursos do Fundo em observância as normas vigentes da educação brasileira.
Secretaria de Infraestrutura Hídrica/Departamento de Recursos Hídricos
Ministério da Integração Nacional
02/2007 - 04/2008
Apoiar e assessorar atividade de análise e controle de procedimentos relativos a processos, convênios e acordos de cooperação técnica; Elaborar relatórios técnicos de acompanhamento e monitoramento físico e financeiro de obras de infraestrutura hídrica do PAC, projetos e ações do Ministério; Avaliar indicadores de desempenho de gestão e de programas; Auxiliar a elaboração de proposta de PPA (inclusão de ações e programas), LDO, LOA/OGU; Acompanhar execução orçamentária e avaliação por meio dos sistemas estruturantes do Governo Federal.
Secretaria de Administração e Recursos Humanos / Diretora de Departamento
Prefeitura Municipal de Indaiatuba / SP
11/2005 - 12/2006
Coordenar atividades do programa de modernização administrativa (área de compras municipais e controle interno); Assessorar o Secretário em assuntos inerentes à área de atuação; Planejar atividades de controle interno para acompanhamento do fluxo de documentos, processos e despesas (pessoal, custeio e investimentos); Analisar e propor reprogramação /suplementação orçamentária e financeira da Secretaria; Organizar e elaborar relatórios gerenciais e planilhas de controle de despesas e contratos da Secretaria; Realizar estudos para contratação de serviços de consultoria especializada para diagnóstico da revisão do Plano de Carreira do funcionalismo municipal; Elaborar minutas de documentos, normativos e manuais.
Coordenadoria de Entidades Descentralizadas e de Contratações Eletrônicas / Assistente Técnico da Fazenda Estadual III
Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo
05/2004 - 11/2005
Exercer atividades de controle interno, administrativas e de fiscalização financeira de entidades descentralizadas estaduais - autarquias, fundações e empresas públicas; Elaborar relatórios técnicos e gerenciais para liberação de recursos pelo DFE; Analisar os limites financeiros mensais das entidades; Participar de reuniões técnicas para discutir projetos prioritários das entidades do Estado; Elaborar proposta de alteração orçamentária; Organizar e acompanhar o fluxo de caixa e vencimentos das entidades descentralizadas; Realizar análise técnica de processos de reajuste salarial, concurso público e de concessão de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) a empresas públicas.
Faculdade de Ciências e Letras, Departamento de Administração Pública / Professor Visitante
Universidade Estadual Paulista - UNESP
03/2003 - 07/2003
Docente colaborador para ministrar a disciplina ¿Teoria e Política da Administração Pública na América Latina e no Brasil¿ aos alunos do 3º (diurno) e 4º ano (noturno) do Curso de Administração Pública.
Núcleo de Gestão Pública - Consultoria de Projetos / Analista de Planejamento e Controle / Consultora
Instituto Uniemp, Fórum Universidade Empresa
02/2001 - 05/2003
Coordenar os trabalhos de análise, organização, redação de relatórios de avaliação externa do Programa Estadual de Qualificação Profissional nos Estados de Mato Grosso do Sul - PEQ/MS e São Paulo - PEQ/SP. Exercer atividades de planejamento, gerenciamento e controle financeiro de projetos; Elaborar fluxo de caixa mensal dos projetos de avaliação e prestação de contas; Organizar propostas financeiras para captação de projetos; Coordenar a elaboração de cursos de gestão pública para Estados e Municípios; Apoiar atividades administrativas do Núcleo de pesquisas de avaliação de programas e supervisão de projetos.
Assistente de Planejamento e Controle II
Comissão de Serviços Públicos de Energia/SP
08/1998 - 02/2001
Assessorar diretor em assuntos inerentes à área de atuação; Gerenciar contratos e fluxo de pagamentos de serviços; Coordenar a execução orçamentária e financeira da Autarquia como gestora financeira do Sistema Siafem (lançamentos contábeis de receitas e despesas, processamento de pagamentos); Elaborar minutas de documentos, normativos e manuais técnicos; Elaborar a prestação de contas anual a órgãos de controle interno e externo.
Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Biblioteca / Auxiliar de Bibliotecário
Universidade Estadual Paulista - UNESP
02/1994 - 08/1998
Exercer rotinas administrativas (auxílio a pesquisa, empréstimo de material, orientação para consulta de livros e periódicos, aquisição de material e documentação); Organizar acervo e realizar atendimento ao usuário.
 

ícone de cursos e certificações Cursos

CURSO PREMIUM DE LIDERANÇA PÚBLICA
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
10/2024 - 10/2024
Concluído
SEMANA DE INOVAÇÃO 2023
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
11/2023 - 11/2023
Concluído
INTRODUÇÃO À LEI BRASILEIRA DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
01/2023 - 01/2023
Concluído
6ª SEMANA DE INOVAÇÃO
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
10/2020 - 11/2020
Concluído
ANÁLISE EX ANTE DE POLÍTICAS PÚBLICAS
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
01/2019 - 02/2019
Concluído
FEDERALISMO E FEDERALISMO FISCAL NO BRASIL
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
11/2018 - 01/2019
Concluído
CONTROLES INSTITUCIONAL E SOCIAL DOS GASTOS PÚBLICOS
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
11/2018 - 11/2018
Concluído
SEMINÁRIO: GESTÃO DA INFORMAÇÃO E MONITORAMENTO DE POLÍTICAS SOCIAIS
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
12/2012 - 12/2012
Concluído
FUNDAMENTOS EM GERÊNCIA DE PROJETOS - TURMA 4.5/2009
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
10/2009 - 10/2009
Concluído
LEGISLAÇÃO APLICADA À LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS - LEIS 8666/93 E 10520/02
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
08/2007 - 08/2007
Concluído
LEGISLAÇÃO APLICADA À LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS - LEIS 8666/93 E 10520/02
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
08/2007 - 08/2007
Concluído
ORÇAMENTO PÚBLICO: ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
04/2007 - 05/2007
Concluído
 
 

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Currículo gerado pelo Sistema Perfil Profissional - Sougov.br em 18/12/2024 às 12:49
Data da última atualização: 25/11/2024 às 19:39