ANA LUIZA PUPE DE BRITO JANSEN

Cargo Público Efetivo: Função/DAS: CARGO COMISSIONADO EXECUTIVO - COORDENADOR(A) GERAL Órgão de Exercício: MIN DO DESENV AGR E AGRIC FAMILIAR Jornada: 40 Estabilidade:
Foto pessoal

Conhecimentos Técnicos

SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES/SEI ícone de ferramenta

TRANSFEREGOV ícone de ferramenta

TERMO DE EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA: VISÃO GERAL E ATOS PREPARATÓRIOS

POLÍTICAS DE SUPERAÇÃO DE POBREZA RURAL

GERÊNCIA FINANCEIRA DE PROJETOS INTERNACIONAIS

SISTEMA DE INFORMAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS/SIOR ícone de ferramenta

TRANSFERÊNCIAS DISCRICIONÁRIAS DA UNIÃO

POLÍTICAS PÚBLICAS

GESTÃO DE PROJETOS

GESTÃO FINANCEIRA

SIAFI GERENCIAL ícone de ferramenta

GESTÃO ADMINISTRATIVA

Competências Soft Skills

AUTOCONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL

COMUNICAÇÃO

COORDENAÇÃO E COLABORAÇÃO EM REDE

ENGAJAMENTO DE PESSOAS E EQUIPES

FOCO NOS RESULTADOS PARA OS CIDADÃOS

GESTÃO PARA RESULTADOS

MENTALIDADE DIGITAL

ORIENTAÇÃO POR VALORES ÉTICOS

TRABALHO EM EQUIPE

VISÃO DE FUTURO

VISÃO SISTÊMICA

Idiomas

 

ESPANHOL

Compreensão
Avançado
Escrita
Intermediário
Fala
Básico
Leitura
Avançado

 

INGLES

Compreensão
Avançado
Escrita
Avançado
Fala
Intermediário
Leitura
Avançado

 

ícone do sobre Sobre

Ana Luíza Pupe é advogada, formada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília e Pós-Graduada em Direito Público pelo Instituto Sui Juris. Iniciou sua vida profissional na iniciativa provada atuando como advogada associada e sócia de um grande escritório de advocacia de Brasília, Posteriormente adentrou na temática do desenvolvimento rural sustentável e Agricultura Familiar por meio nas experiências com Projetos de superação de pobreza e redução das desigualdades no campo em experiências no MMA, MAPA e, atualmente, no MDA, sendo uma grande entusiasta do desenvolvimento produtivo e econômico para emancipação dos produtores que vivem em estado de vulnerabilidade social.

 

ícone de formação Formação

ESPECIALIZAÇÃO - PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO, ESTADO E CONSTITUIÇÃO.
SUI JURIS
2009 - 2010 - Concluído
GRADUAÇÃO - CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS - DIREITO
UNICEUB - EDUCAÇÃO SUPERIOR
2005 - 2009 - Concluído
 

ícone de experiência profissional Experiência Profissional

Coordenadora Geral / CARGO COMISSIONADO EXECUTIVO
Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar
00/0000 - Atual
Coordenação, gerenciamento e monitoramento das políticas públicas de inclusão produtiva, superação da pobreza rural e infraestrutura. Coordenação e gerência financeira do Projeto Dom Helder Câmara. Articulação com demais órgão da Administração Pública e organismos internacionais para participação da agricultura familiar nas políticas públicas existentes. Gestão e acompanhamento na celebração, análise, execução e prestação de contas de convênios, contratos de repasse e termos de fomento para fomento à infraestrutura rural. Gestão e acompanhamento de processos no sistema SEI, análise e elaboração de parecer em Projetos de Lei referentes aos temas de competência da Coordenação-Geral. Apoio e assessoria ao Gabinete do Departamento de Estruturação Produtiva.
Diretora Substituta / CARGO COMISSIONADO EXECUTIVO
Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar
02/2023 - Atual
Coordenadora Geral / CARGO COMISSIONADO EXECUTIVO
Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar
01/2023 - Atual
Coordenação, gerenciamento e monitoramento das políticas públicas de inclusão produtiva, superação da pobreza rural e infraestrutura. Coordenação e gerência financeira do Projeto Dom Helder Câmara. Articulação com demais órgão da Administração Pública e organismos internacionais para participação da agricultura familiar nas políticas públicas existentes. Gestão e acompanhamento na celebração, análise, execução e prestação de contas de convênios, contratos de repasse e termos de fomento para fomento à infraestrutura rural. Gestão e acompanhamento de processos no sistema SEI, análise e elaboração de parecer em Projetos de Lei referentes aos temas de competência da Coordenação-Geral. Apoio e assessoria ao Gabinete do Departamento de Desenvolvimento Territorial e Socioambiental.
Diretora Substituta / CARGO COMISSIONADO EXECUTIVO
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
07/2022 - 01/2023
Desenvolvimento de atividades relacionadas ao da organização de sistemas produtivos de forma sustentável, à inclusão produtiva e à agricultura urbana e periurbana. Proposição e avaliação das políticas públicas e os projetos de participação da agricultura familiar nas cadeias de produção de biocombustíveis e energia renováveis e de arranjos da bioeconomia vinculados ao agroextrativismo e à sociobiodiversidade. Gesão do programa do Selo Biocombustível Social. Implementação de ações, projetos e programas destinados a incrementar a produção agropecuária dos assentamentos da reforma agrária e dos povos indígenas, de quilombolas e das comunidades tradicionais. Gestão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar.
Coordenadora Geral / CARGO COMISSIONADO EXECUTIVO
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
11/2021 - 01/2023
Coordenação, gerenciamento e monitoramento das políticas públicas de inclusão produtiva. Coordenação e gerência financeira do Projeto Dom Helder Câmara. Articulação com demais órgão da Administração Pública e organismos internacionais para participação da agricultura familiar nas políticas públicas existentes. Gestão e acompanhamento na celebração, análise, execução e prestação de contas de convênios, contratos de repasse e termos de fomento para fomento à infraestrutura rural. Gestão e acompanhamento de processos no sistema SEI, análise e elaboração de parecer em Projetos de Lei referentes aos temas de competência da Coordenação-Geral. Apoio e assessoria ao Gabinete do Departamento de Estruturação Produtiva.
Coordenadora Geral / CARGO COMISSIONADO EXECUTIVO
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
07/2019 - 11/2021
Coordenação, gerenciamento e monitoramento das políticas públicas de estruturação da produção familiar e inclusão produtiva. Coordenar e gerenciar o Cadastro da Agricultura Familiar e a Declaração de Aptidão ao PRONAF. Coordenação e gerência financeira do Projeto Dom Helder Câmara. Articulação com demais órgão da Administração Pública e organismos internacionais para participação da agricultura familiar nas políticas públicas existentes. Gestão e acompanhamento de processos no sistema SEI, análise e elaboração de parecer em Projetos de Lei referentes aos temas de competência da Coordenação-Geral. Apoio e assessoria ao Gabinete do Departamento de Estruturação Produtiva.
Coordenadora / CARGO COMISSIONADO EXECUTIVO
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
02/2019 - 07/2019
Análise de contratos e convênios Administrativos. Análise de prestação de contas. Gestão e acompanhamento de processos eletrônicos no Sistema SEI. Análise e elaboração de parecer de Projetos de Lei. Articulação com outros Órgãos da Administração Pública para captação de recursos para projetos da Secretaria de Agricultura Familiar. Assessoria do Diretor do Departamento de Estruturação Produtiva.
Chefe de Gabinete / DAS 101.4
Ministério do Meio Ambiente
08/2018 - 01/2019
assistir à Secretária nos assuntos de competência da Secretaria; gerir, dirigir, orientar e supervisionar as atividades de secretaria e apoio do Gabinete; organizar os despachos de processos, documentos e expedientes da Secretaria, a serem submetidos ao Secretário, bem como dar prosseguimento aos assuntos tratados no Gabinete; proceder à prévia articulação com as demais unidades integrantes da estrutura do Ministério e entidades a ele vinculadas, sempre que necessário; zelar pela divulgação e pelo cumprimento das orientações emanadas da Secretária; supervisionar a organização de agenda da Secretária, no País e no exterior, coordenar a pauta de trabalho e prestar assistência em seus despachos e reuniões; propor a concessão de diárias e passagens de servidores, de contratados temporariamente ou de colaboradores eventuais, no âmbito do Gabinete, em viagem nacional.
Chefe de Gabinete / CARGO COMISSIONADO EXECUTIVO
Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
08/2018 - 01/2019
assistir à Secretária nos assuntos de competência da Secretaria; gerir, dirigir, orientar e supervisionar as atividades de secretaria e apoio do Gabinete; organizar os despachos de processos, documentos e expedientes da Secretaria, a serem submetidos ao Secretário, bem como dar prosseguimento aos assuntos tratados no Gabinete; proceder à prévia articulação com as demais unidades integrantes da estrutura do Ministério e entidades a ele vinculadas, sempre que necessário; zelar pela divulgação e pelo cumprimento das orientações emanadas da Secretária; supervisionar a organização de agenda da Secretária, no País e no exterior, coordenar a pauta de trabalho e prestar assistência em seus despachos e reuniões; propor a concessão de diárias e passagens de servidores, de contratados temporariamente ou de colaboradores eventuais, no âmbito do Gabinete, em viagem nacional.
Coordenadora de Cursos
IHDEIA Instituto Honori Dux de Estudos Intelig
04/2012 - 08/2017
Responsável pela elaboração dos planos de curso do Instituto, todos na área jurídica, convite e elaboração de contrato com professores, alunos e parceiros. Coordenação de todos os cursos. Obs: Exercício cumulativo com o escritório.
Sócia
TODDE Advogados e Consultores Associados
07/2010 - 08/2017
Advogada integrante da sociedade. Coordenadora do contencioso administrativo, supervisão de advogados e estagiários. Realização de audiências, sustentações orais perante o TJDFT, STJ e STF, despachos com juízes e desembargadores. Acompanhamentos de processos administrativos. Elaboração de petições iniciais, contestações, recursos, mandado de segurança e manifestações processuais diversas. Consultoria em análise de contratos e convênios da Administração Pública.
Advogada Sênior
TODDE Advogados e Consultores Associados
03/2011 - 04/2015
Advogada, responsável por todos os processos do escritório. Atuante na área cível e trabalhista. Acompanhamento dos processos e responsável pelas providências processuais cabíveis. Realização de audiências, sustentações orais perante o TJDFT, STJ e STF, despachos com juízes e desembargadores. Elaboração de petições iniciais, contestações, recursos, mandado de segurança e manifestações processuais diversas.
Advogada
Livino, Gomes e Todde Advogados Associados
07/2010 - 03/2011
Advogada Junior responsável pelo contencioso cível e trabalhista do escritório sob supervisão de superior. Acompanhamento de todos os processos cíveis e responsável pelas providências processuais cabíveis. Elaboração de petições iniciais, contestações, recursos, mandado de segurança e manifestações processuais diversas.
Caixa Econômica Federal - CEF
03/2008 - 12/2009
Elaboração de contestações, manifestações e recursos para a defesa processual da CEF. Atendimento direto aos autores de processos contra a CEF no Projeto de Conciliação Prévia da CAIXA. Acompanhamentos processuais e jurisprudenciais sobre temas relevantes à defesa da instituição bancária.
Estagiária
TJDFT
01/2006 - 03/2007
Atendimento ao público no Juizado Especial Cível de Brasília no setor de Redução a Termo; Elaboração das peças processuais iniciais cabíveis nos Juizados (cobrança, indenizações, reparação de danos; obrigação de fazer, etc.).
 

ícone de cursos e certificações Cursos

SUPERANDO MITOS SOBRE MULHERES NA LIDERANÇA
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
06/2024 - 06/2024
Concluído - Carga Horária: 3 Hrs
Transferências Discricionárias da União: Execução
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
10/2022 - 10/2022
Concluído - Carga Horária: 14 Hrs
Fundamentos de Transferências Voluntárias
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
07/2022 - 07/2022
Concluído - Carga Horária: 14 Hrs
Gestão de Projetos
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
03/2021 - 03/2021
Concluído - Carga Horária: 10 Hrs
LIDERANÇA FEMININA: ESTRATÉGIAS PARA O FORTALECIMENTO DE COMPETÊNCIAS
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
10/2018 - 10/2018
Concluído - Carga Horária: 24 Hrs
Operador de Micro-Computador
CONSULTORIA EM INFORMÁTICA
02/2006 - 10/2006
Concluído - Carga Horária: 60 Hrs
Inglês avançado ¿ leitura, conversação e escrita
WIZARD BRASIL
02/2001 - 06/2004
Concluído - Carga Horária: 140 Hrs
 
 

ícone de email Contato

Telefone: 00061-981725892

Email Institucional: ANA.PUPE@MDA.GOV.BR

 
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Currículo gerado pelo Sistema Perfil Profissional - Sougov.br em 25/12/2025 às 14:30
Data da última atualização: 14/04/2025 às 17:15