Experiência Profissional
Coordenador Geral de Integração e Controle Técnico
/
0
Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional
09/2023 -
Atual
Atua como Coordenador Geral (FCE 1.13) e Analista de Infraestrutura na Coordenação Geral de Integração e Controle Técnico, área que integra a Secretaria Executiva do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, trabalhando com as atividades de: controle técnico dos processos que culminam em atos assinados pelo Secretário Executivo; assessoria nos colegiados de alto nível; gestão das Representações Regionais nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul; e na supervisão ministerial sobre as 6 entidades vinculadas ao Ministério, sendo estas autarquias, autarquia especial e empresa pública (nessa última desenvolveu um modelo de acompanhamento da pactuação e cumprimento de metas pelas entidades vinculadas e de relatório das ações de supervisão realizadas pelas áreas do Ministério sobre as entidades vinculadas, de maneira a se ter uma visão gerencial tanto do órgão supervisor, como dos órgãos supervisionados).
Subsecretário
/
DAS 101.5
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
09/2021 -
01/2023
Atuou como Subsecretário (DAS 101.5) e Analista de Infraestrutura na Subsecretaria de Unidades Vinculadas, no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, atuando na interface da gestão e articulação interinstitucional entre o Ministério e as 27 Unidades Vinculadas, incluindo as modalidades de Unidades de Pesquisa, Organizações Sociais, Empresas Públicas, Fundações Públicas, Autarquias e Agências Públicas. Nesta atuação, trabalhou na recuperação da capacidade de gestão tanto interna à Subsecretaria e, principalmente, na recuperação da capacidade de gestão externa, a partir da relação direta com os 27 dirigentes das Unidades Vinculadas.
Assessor
/
102.4
Ministério do Desenvolvimento Regional
08/2019 -
09/2021
Atuou como Assessor (FCPE 102.4) e Analista de Infraestrutura no Gabinete do Ministro do Desenvolvimento Regional, nas ações que abrangem todas as políticas públicas sob responsabilidade da pasta, além de envolver as atividades administrativas, de comunicação, de cerimonial, parlamentares, federativas, de ouvidoria, de corregedoria, de controle interno, jurídicas e de articulação interinstitucional, dentre outras atividades. Foi Representante Suplente do Ministério junto ao Conselho Administrativo da Superintendência da Zona Franca de Manaus - SUFRAMA. Nesta atuação, trabalhou no desenvolvimento de um banco de dados e no gerenciamento dos empreendimentos totais do Ministério, dos eventos cíclicos, das representações institucionais e das cooperações no Ministério, aplicando os conceitos de gestão científica e promovendo a interface de informações de maneira a subsidiar a tomada de decisões.
Professor Universitário
/
PROFESSOR VISITANTE
Centro Universitário Unieuro
02/2019 -
02/2021
Atuou como Professor de Graduação do Curso de Engenharia Civil, ministrando as disciplinas de Saneamento Básico, Hidrologia, Hidráulica, Fundamentos da Engenharia e Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio e Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas.
Assistente
/
102.2
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
04/2018 -
08/2019
Atuou como Assistente (FCPE 102.2) e Analista de Infraestrutura na Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, em atividades na análise, aprovação e acompanhamento de projetos de financiamento externo, com garantia da União, de órgãos públicos brasileiros (nas três esferas de governo) com organismos internacionais, como o BIRD, BID, FONPLATA, CAF, NDB, por exemplo. Também promoveu a articulação interinstitucional entre o órgão de atuação e organismos financeiros internacionais, entes nacionais e entes subnacionais.
Coordenador das Unidades de Pesquisa
/
101.3
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
11/2016 -
03/2018
Atuou como Coordenador das Unidades de Pesquisa e Analista de Infraestrutura na Secretaria Executiva do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC, em todas as atividades de gestão da articulação interinstitucional entre o MCTIC e as 16 Unidades de Pesquisa a ele vinculadas. Dentre as atividades exercidas destaca-se a celebração e avaliação dos Termos de Compromisso de Gestão (principal objeto que regulamenta a relação existente entre estas instituições e que possui como referência, indicadores de desempenho), bem como na celebração de Termos de Execução Descentralizada e no acompanhamento da gestão orçamentária e financeira das Unidades de Pesquisa. Nesta ocupação, foi o responsável pela completa organização da área, com recuperação e estruturação do conhecimento que foi perdido ao longo do templo, divisão de tarefas e construção e manutenção de um ambiente colaborativo entre a equipe e também entre as Unidades de Pesquisa. Destaca-se a inda a articulação e consolidação da participação das 16 Unidades de Pesquisa tanto na Chamada dos Diálogos Setoriais Brasil-União Europeia ocorrida em 2017, como também no Censo de Serviços Públicos.
Analista de Infraestrutura
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
04/2016 -
11/2016
Atuou como Analista de Infraestrutura na Secretaria do Programa de Aceleração do Crescimento do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, em atividades subsidiárias da gestão da carteira de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC (elaboração e gestão de banco de dados, relatórios e assemelhados, atendimento a demandas internas e externas por informações).
Assessor Técnico
/
102.3
Ministério das Cidades
09/2013 -
04/2016
Atuou como Assessor Técnico (DAS 102.3) e Analista de Infraestrutura na Assessoria do Secretário Nacional e no Departamento de Apoio à Gestão Municipal e Territorial, da Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos do Ministério das Cidades no assessoramento direto ao Secretário Nacional. Atuou também em todos os assuntos relacionados às políticas públicas sob responsabilidade da Secretaria Nacional, bem como em atividades de gestão orçamentária e financeira, de elaboração de relatórios de gestão e assemelhados, de atendimento a demandas internas e externas por informações, além da concepção e execução das políticas públicas sob responsabilidade da Secretaria Nacional. Também atuou na articulação interinstitucional entre a Secretaria Nacional e os demais órgãos internos e externos ao Ministério, visando à gestão e alinhamento de expectativas em torno do mesmo objetivo.
Analista de Infra-estrutura
Ministério das Cidades
01/2013 -
09/2013
Atuou como Analista de Infraestrutura no Escritório de Gerenciamento de Projetos - Secretaria Executiva do Ministério das Cidades, nas atividades de Planejamento Estratégico, de Gerenciamento de Projetos, de Gerenciamento de Processos e de implantação da metodologia ágil de gerenciamento de projetos (SCRUM).
Analista de Infra-estrutura
Ministério das Cidades
10/2010 -
12/2012
Atuou como Analista de Infraestrutura no Departamento de Articulação Institucional - Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, na equipe técnica responsável pela elaboração do Plano Nacional de Saneamento Básico; na análise e elaboração de pareceres e relatórios técnicos; em representações institucionais, com participação em conselhos nacionais, câmaras técnicas, comitês, comissões, e grupos de trabalho; na organização e na participação institucional em eventos nacionais e internacionais, dentre outras atividades inerentes ao cargo de Analista de Infraestrutura. Nesta atuação também esteve dedicado à articulação e à filiação da Secretaria Nacional de Saneamento no Conselho Mundial da Água, bem como representou aquela Secretaria no 6º Fórum Mundial da Água em Marselha-França e também participou de uma missão internacional na Bolívia, como continuidade dos esforços para se efetivar o Acordo Tripartite Brasil-Espanha-Bolívia, em benefício da Bolívia.
Coordenador
Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica
04/2008 -
09/2010
Atuou na coordenação (responsável integral pela gestão) de área de prestação de serviços em Instituição de Ensino e de Pesquisa Tecnológica, composta pelos Núcleos de Tecnologias Sustentáveis e Núcleo de Design e Meio Ambiente e também na coordenação dos responsáveis por projetos e serviços prestados pela instituição a clientes externos, desde o contato inicial, elaboração e emissão de propostas, planejamento, controle e execução e finalização junto ao cliente, nas áreas de consultoria, de projetos e de pesquisa aplicada. Esta instituição possuía certificação ISO 27.001, para sistema de gestão da segurança da informação.
Professor titular
/
CELETISTA
Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica
02/2006 -
09/2010
Atuou em Instituição de Ensino e de Pesquisa Tecnológica como Professor de Pós-Graduação nos cursos de Meio ambiente com Ênfase na Indústria e MBA em Gerenciamento de Projetos, nas disciplinas de Avaliação de ¿Impacto Ambiental¿, ¿Fundamentos do Saneamento Ambiental¿ e ¿Gestão Ambiental¿ e também como Professor de Graduação no curso de Engenharia de Produção Elétrica nas disciplinas de Mecânica e de Resistência dos Materiais. Esta instituição possuía certificação ISO 27.001, para sistema de gestão da segurança da informação.
Analista de Nível Superior
Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica
01/2006 -
03/2008
Atuou em Instituição de Ensino e de Pesquisa Tecnológica na coordenação e na execução de projetos para tratamento e potabilização das águas superficiais do Rio Negro e Rio Solimões, para pós-tratamento de esgotos utilizando filtro raiz em áreas alagáveis e para tratamento e reutilização de resíduos oleosos de termelétricas, desde a concepção até a execução final. Uma tecnologia para captação e tratamento de águas pluviais foi patenteada com os direitos patrimoniais para a instituição, mantendo-se os direitos autorais. Atuou também em outros projetos e serviços prestados pela instituição a clientes internos e externos, desde o contato inicial, a elaboração e a emissão de propostas, o planejamento, o controle, a execução e a finalização junto ao cliente. Esta instituição possuía certificação ISO 27.001, para sistema de gestão da segurança da informação.
Engenheiro Civil
Prefeitura Municipal de Bueno Brandão
03/2005 -
11/2005
Atuou como engenheiro Civil na elaboração de orçamento de obras utilizando o programa TCPO (orçamento detalhado e por estimativa); na elaboração de projetos e de desenhos técnicos; em vistorias, avaliações, laudos e pareceres técnicos; na assistência, assessoria e consultoria para implantação de loteamentos; na confecção de relatórios diversos; bem como na avaliação de projetos civis apresentados ao poder público para aprovação.
Engenheiro Civil
MS Fróes Arquitetura e Urbanismo
09/2003 -
03/2005
Participou da elaboração de propostas técnicas, sendo responsável pelo levantamento de informações, análise e elaboração do diagnóstico de saneamento, da qualidade dos cursos d¿água e dos tipos de efluentes existentes em área de favelas e de invasão sob processo de urbanização na cidade de São Paulo-SP e Campinas-SP.
Pesquisador Bolsista
Universidade Estadual de Campinas
12/2003 -
09/2004
Atuou na concepção; projeto; acompanhamento da implantação; operação e finalização, incluindo documentação técnica no desenvolvimento de equipamentos e tecnologia para tratamento e reuso de efluentes de lavadores de veículos. A tecnologia foi patenteada pela empresa financiadora pelo projeto de pesquisa.
Estagiário de Mestrado em Saneamento e Amb.
Tecnosan Engenharia S/C
10/2002 -
09/2003
Atuou como membro da equipe técnica multidisciplinar elaboradora do EIA/RIMA da Operação Urbana Consorciada Água Espraiada na cidade de São Paulo-SP como Engenheiro Civil Especialista em Saneamento; na elaboração de propostas técnicas; com participação na elaboração de projetos de redes de esgoto sanitário utilizando o programa SANCAD; na análise e elaboração de artigos e de relatórios diversos sobre saneamento.
Técnico Industrial
Companhia Energética de Minas Gerais S/A
07/1997 -
07/2001
Atuou no gerenciamento de usina hidrelétrica de grande porte (Usina Hidrelétrica de Igarapava); na coordenação de manutenção em equipamentos principais e auxiliares do sistema interligado e auxiliares; na execução de ensaios e manutenção em equipamentos do sistema elétrico interligado; na concepção, execução e manutenção de projetos elétricos de comando e controle; na emissão de relatórios diversos; na execução de ensaios e comissionamento dos equipamentos da Usina Hidrelétrica de Igarapava.
Eletricista de Manutenção
Companhia Energética de Minas Gerais S/A
09/1990 -
07/2001
Atuou no gerenciamento de usina hidrelétrica de grande porte (Usina Hidrelétrica de Igarapava); na coordenação de manutenção em equipamentos principais e auxiliares do sistema interligado e auxiliares; na execução de ensaios e manutenção em equipamentos do sistema elétrico interligado; na concepção, execução e manutenção de projetos elétricos de comando e controle; na emissão de relatórios diversos; na execução de ensaios e comissionamento dos equipamentos da Usina Hidrelétrica de Igarapava.
Cursos
NOVO MARCO REGULATÓRIO DO SANEAMENTO BÁSICO
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
04/2025 - 04/2025
Concluído
ACESSO A RECURSOS DO SANEAMENTO: MECANISMOS PAC - FINANCIAMENTO/CURSO 4
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
02/2025 - 03/2025
Concluído
CICLO DE PALESTRAS EM INFRAESTRUTURA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
10/2023 - 10/2023
Concluído
POLÍTICAS PÚBLICAS INTERFEDERATIVAS E SISTEMAS NACIONAIS
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
09/2023 - 09/2023
Concluído
SCALING UP: SUCESSOS LOCAIS E DESAFIOS NACIONAIS
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
09/2023 - 09/2023
Concluído
LICENÇA CAPACITAÇÃO - CERTIFICAÇÃO AVANÇADA EM FEDERALISMO E POLÍTICAS PÚBLICAS: ENTENDENDO OS GOVE
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
08/2023 - 09/2023
Concluído
FRONTEIRAS E TENDÊNCIAS: NOVOS RUMOS - O FUTURO DO FEDERALISMO COOPERATIVO BRASILEIRO: PRINCIPAIS D
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
08/2023 - 09/2023
Concluído
TRADUZINDO O MUNICÍPIO PARA GESTORES FEDERAIS: DESAFIOS, PROBLEMAS E A REALIDADE DAS CAPACIDADES ES
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
08/2023 - 09/2023
Concluído
ODS NA PRÁTICA: AGENDA 2030 COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
08/2023 - 08/2023
Concluído
A ALTA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA FRANÇA
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
04/2023 - 05/2023
Concluído
PROPÓSITO E QUALIDADE DE VIDA: DESCOBERTAS PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
02/2023 - 03/2023
Concluído
ENQUADRAMENTO DE CORPOS DÁGUA
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
02/2023 - 03/2023
Concluído
TERMO DE EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA: VISÃO GERAL E ATOS PREPARATÓRIOS
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
01/2023 - 01/2023
Concluído
FUNDAMENTOS DA INTEGRIDADE PÚBLICA: PREVENINDO A CORRUPÇÃO
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
01/2023 - 01/2023
Concluído
FUNDAMENTOS DA LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
01/2023 - 01/2023
Concluído
O BRASIL E A OCDE: NOÇÕES BÁSICAS
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
01/2023 - 01/2023
Concluído
ENTENDENDO A PARCERIA SETOR PÚBLICO E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
11/2022 - 11/2022
Concluído
PROGRAMA DE FORMAÇÃO TÉCNICA PARA GESTORES DO MCTI
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
08/2022 - 11/2022
Concluído
PALESTRA - PRIVATIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS DE IMPLEMENTAÇÃO
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
03/2018 - 03/2018
Concluído
GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA (35H)
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
05/2014 - 05/2014
Concluído
OFICINA DO PPA 2012-2015
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
05/2011 - 05/2011
Concluído
FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS
FUNDAÇÃO CENTRO DE ANÁLISE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
00/2007 - 00/2007
Concluído
As informações deste currículo são autodeclaratórias, sendo responsabilidade exclusiva de quem as declara comprovar a veracidade e a autenticidade. Tenho ciência de que a prestação de informações falsas ou diversas das que deviam ser escritas são passíveis de responsabilização administrativa, cível e criminal.
Currículo gerado pelo Sistema Perfil Profissional - Sougov.br em 18/05/2025 às 01:06
Data da última atualização: 16/05/2025 às 16:56