Sobre
Ádila Márcia Antunes da Silva da Rosa é Mestre em Gestão Universitária (UFSC/2017), Especialista em Gestão Pública (IFSC/2012), Bacharel em Direito, graduada em Ciências Jurídicas e Sociais (PUCRS/2005). Atualmente é Chefe do Serviço de Ouvidoria do Ministério dos Portos e Aeroportos (2023 - atual). Foi Chefe do Serviço de Atendimento da Ouvidoria do Ministério da Infraestrutura (2022 - 2023). Foi Ouvidora Geral e Autoridade de monitoramento da LAI do IFSC (2020 - 2022). Atuou na Comissão de Ética do IFSC (2020-2021). Atuou em Comissões de Processo Administrativo Disciplinar do IFSC (2017- 2020), quando lotada na Assessoria de Correição e Transparência do IFSC. Ministra palestras e cursos para capacitação de servidores públicos nas áreas de Gestão Pública, Ética na Administração Pública, Gestão de Ouvidoria, tratamento de denúncias, Gestão da Integridade. Possuí habilidade e domínio na gestão dos sistemas Fala.BR, e-PAD, e-Aud e Super.GOV.BR.
Experiência Profissional
Assistente em Administração
/
Chefe do Serviço de Ouvidoria
Ministério dos Portos e Aeroportos (MPOR)
08/2023 -
Atual
Atualmente é Chefe do serviço de Ouvidoria do Ministério dos Porto e Aeroportos (2023 - atual). Gerencia os canais de atendimento ao público do MPOR como gestora da plataforma Fala.BR e Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), promovendo o atendimento ao cidadão baseado na empatia, buscando a resolutividade das demandas com a utilização da linguagem cidadã e da acessibilidade. o trabalho é pautado na Lei de acesso à informação (LAI), Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e na Legislação que protege o usuário do serviço público. Colabora com a gestão de enquetes junto ao conselho de Usuários, colabora na revisão da carta de serviços do MPOR, elabora conteúdos técnicos normativos para aprimoramento da gestão em Ouvidoria. Atua na resolução pacífica de conflitos e ministra cursos e capacitações para servidores e colaboradores que atuam junto ao atendimento ao usuário do serviço público.
Assistente em Administração
/
Chefe do Serviço de Atendimento
Ministério da Infraestrutura (MINFRA)
04/2022 -
07/2023
Exerceu as funções de Chefe de atendimento da Ouvidoria Geral do Ministério da Infraestrutura e Ministério dos Transportes (2022 - 2023). Gerenciava os canais de atendimento ao público do MINFRA como gestora da plataforma Fala.BR e Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), promovendo o atendimento ao cidadão baseado na empatia, buscando a resolutividade das demandas com a utilização da linguagem cidadã e da acessibilidade. o trabalho é pautado na Lei de acesso à informação (LAI), Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e na Legislação que protege o usuário do serviço público. Colabora com a gestão de enquetes junto ao conselho de Usuários, colabora na revisão da carta de serviços do MINFRA, elabora conteúdos técnicos normativos para aprimoramento da gestão em Ouvidoria. Atua na resolução pacífica de conflitos e ministra cursos e capacitações para servidores e colaboradores que atuam junto ao atendimento ao usuário do serviço público.
Assistente em Administração
/
FUNCAO GRATIFICADA
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
01/2009 -
04/2022
Foi Ouvidora Geral e Autoridade de monitoramento da LAI no IFSC de fevereiro de 2020 até abril de 2022. Fez parte dos grupos de trabalho sobre LGPD e da elaboração do Plano de Integridade Institucional (2020 a 2022). De 2017 a 2020 atuou junto à Assessoria de Correição e transparência do IFSC desempenhando as atividades de gestão correcional, apoio e orientação as Comissões Disciplinares. De 2017 a 2019 foi Coordenadora do Programa MedioTec. De 2012 a 2017 exerceu a função de Chefe do Departamento de Contratos da Pró-reitoria de Administração do IFSC. Presidiu a Comissão Permanente de RDC (Portarias nº 1385/2014, 671/2014, 1940/2013 e 677/2013); atuou nas Comissões de elaboração de editais e execução de Licitações do IFSC como Presidente e Pregoeira. Em 28/05/2013 foi nomeada membro da Comissão local do PDI (Portaria n° 801/2013) e Membro da Comissão Temática do PPI (Portaria n° 1383/2013). Foi nomeada gestora de licitações Suplente (Portaria nº 342/2012), Em 05/08/2011 foi nomeada para constituir a Comissão Eleitoral do Campus Florianópolis - Continente do IFSC (Portaria n° 29/2011). Em 12/02/2010 foi designada para exercer a função de Coordenadora de Compras do Campus Florianópolis-Continente do IFSC (Portaria n°. 113/2010). Em 26/05/2009 foi nomeada como membro da equipe de apoio da Comissão de Pregão do Campus Florianópolis-Continente do IFSC (Portaria n° 486/2009). Em 20/08/2009 foi nomeada Pregoeira da Comissão de Pregão do Campus Florianópolis-Continente do IFSC (Portaria n°728/2009). Em 29/12/2008 foi nomeada para o cargo de Assistente em Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina - CEFET/SC (Portaria n°1249/2008).
Assistente em Administração (contratação)
Polícia Rodoviária Federal
04/2004 -
12/2008
9ª Superintendência da Polícia Rodoviária Federal, 9ªSRPRF/RS-MJ, Brasil.
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Terceirizada, Carga horária: 40h
Exercia a função de Assessoramento do Gabinete na 9ª Superintendência da Polícia Rodoviária Federal - 9ªSRPRF/RS-MJ, atuando na análise e instrução dos processos administrativos.
Estagiária
DETRAN-RS
11/2000 -
04/2004
Prestava serviços junto a Assessoria Jurídica, Coordenadoria de Leilões e Conselho Estadual de Trânsito - Cetran/RS, analisando processos administrativos e judiciais, que envolviam multas trânsito e a propriedade de veículos. Realizava pesquisa de jurisprudência, trabalho de Foro e prestava informações à Procuradoria Geral do Estado - PGE; pesquisas nos sistemas informatizados do DETRAN-RS, elaboração de memorandos, ofícios, pareceres e informações ao Poder Judiciário.
Cursos
RELAÇÕES INTERPESSOAIS E FEEDBACK
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
11/2023 - 11/2023
Concluído
COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA: BASES E APLICAÇÕES NA ERA DO TRABALHO REMOTO
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
09/2023 - 09/2023
Concluído
GOVERNANÇA, COMPLIANCE E INTEGRIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: NOVIDADES, DESAFIOS E TENDÊNCIAS.
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
08/2023 - 09/2023
Concluído
O FUTURO DO TRABALHO: SOFT SKILLS E BEM-ESTAR
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
08/2023 - 08/2023
Concluído
1ª SEMANA DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS GOV.BR
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
05/2022 - 05/2022
Concluído
FUNDAMENTOS DA INTEGRIDADE PÚBLICA: PREVENINDO A CORRUPÇÃO
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
03/2022 - 03/2022
Concluído
ATIVIDADE CORRECIONAL - VISÃO GERAL
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
08/2021 - 08/2021
Concluído
Atividade Correcional - Visão Geral
FUNDAÇÃO ESCOLA NACIONAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
08/2021 - 08/2021
Concluído
Provas no Processo Administrativo Disciplinar
FUNDAÇÃO ESCOLA NACIONAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
08/2021 - 08/2021
Concluído
PROVAS NO PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
08/2021 - 08/2021
Concluído
TRATAMENTO DE DENÚNCIAS EM OUVIDORIA
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
06/2021 - 06/2021
Concluído
ACESSO À INFORMAÇÃO
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
06/2021 - 06/2021
Concluído
GESTÃO EM OUVIDORIA
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
06/2021 - 06/2021
Concluído
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SERVIÇOS COMO BASE PARA GESTÃO E MELHORIA DE SERVIÇOS PÚBLICOS
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
06/2021 - 06/2021
Concluído
DEFESA DO USUÁRIO E SIMPLIFICAÇÃO
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
06/2021 - 06/2021
Concluído
INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETOS
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
06/2021 - 06/2021
Concluído
CONTROLE SOCIAL
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
06/2021 - 06/2021
Concluído
ATUAÇÃO GERENCIAL DAS OUVIDORIAS PARA MELHORIA DA GESTÃO PÚBLICA
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
06/2021 - 06/2021
Concluído
Curso Online de Capacitação para Mediadores de Conflitos em Ouvidoria
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE OUVIDORES/ OMBUDSMAN - ABO
05/2021 - 05/2021
Concluído
GESTÃO E APURAÇÃO DA ÉTICA PÚBLICA - BÁSICO
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
11/2020 - 11/2020
Concluído
Gestão e Apuração da Ética Pública - Básico
FUNDAÇÃO ESCOLA NACIONAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
11/2020 - 11/2020
Concluído
Gestão e Apuração da Ética Pública - Avançado
FUNDAÇÃO ESCOLA NACIONAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
09/2020 - 09/2020
Concluído
GESTÃO E APURAÇÃO DA ÉTICA PÚBLICA - AVANÇADO
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
09/2020 - 09/2020
Concluído
ACESSO À INFORMAÇÃO
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
08/2020 - 09/2020
Concluído
RESOLUÇÃO DE CONFLITOS APLICADA AO CONTEXTO DAS OUVIDORIAS
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
07/2020 - 08/2020
Concluído
ÉTICA E SERVIÇO PÚBLICO
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
07/2020 - 08/2020
Concluído
Ética e Serviço Público
FUNDAÇÃO ESCOLA NACIONAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
07/2020 - 07/2020
Concluído
GESTÃO EM OUVIDORIA
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
06/2020 - 07/2020
Concluído
TRATAMENTO DE DENÚNCIAS EM OUVIDORIA
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
06/2020 - 07/2020
Concluído
Curso Técnico de Mediação de Conflitos
CENTRO BRASIL DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM - CEBRAMAR
07/2019 - 08/2019
Concluído
Gestão de Ouvidoria e Carta de Serviços Públicos
CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO - CGU
05/2019 - 05/2019
Concluído
GESTÃO DE PROCESSO COM FOCO EM INOVAÇÃO
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
09/2018 - 09/2018
Concluído
GESTÃO DE CONTRATOS DE SERVIÇOS E SUPRIMENTOS
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
05/2012 - 05/2012
Concluído
FORMAÇÃO DE PREGOEIROS: PREGÃO ELETRÔNICO
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
11/2005 - 11/2005
Concluído
LICITAÇÕES E CONTRATOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
10/2005 - 10/2005
Concluído
ELABORAÇÃO DE EDITAIS PARA AQUISIÇÕES NO SETOR PÚBLICO
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ENAP
10/2005 - 10/2005
Concluído
As informações deste currículo são autodeclaratórias, sendo responsabilidade exclusiva de quem as declara comprovar a veracidade e a autenticidade. Tenho ciência de que a prestação de informações falsas ou diversas das que deviam ser escritas são passíveis de responsabilização administrativa, cível e criminal.
Currículo gerado pelo Sistema Perfil Profissional - Sougov.br em 19/12/2024 às 22:42
Data da última atualização: 24/07/2024 às 14:12